sexta-feira, 4 de junho de 2010

Paul McCartney recebe o Prémio Gershwin para a Música Popular




Toda a gente já sabe, mas eu não posso deixar de comentar aqui mais este prémio atribuído ao ex-Beatle, Paul McCartney, desta vez pela Biblioteca do Congresso Americano, o Prémio Gershwin para Música Popular, que só tinha sido dado antes a Paul Simon e a Stevie Wonder.

Sou uma “BeatleManiac” desde que ouvi o Love Me Do, pela primeira vez, em 63 e, de então para cá, não deixei mais de me interessar muito por tudo o que disse e diz respeito aos Beatles. Concordei a cem por cento (porque não posso dizer a duzentos por cento...) com um programa da MTV que vi há anos que pretendia descobrir qual a melhor banda musical de todos os tempos, tendo concluído a partir de várias votações do público, que os melhores de sempre foram os Beatles (e em 2º lugar os Queen, com o que também concordei, curiosamente!)

No passado dia 2 de Junho, Sir Paul foi galardoado pelo Presidente Obama, no meio de um concerto realizado na Casa Branca.


Várias canções de McCartney foram interpretadas por grandes nomes da música. We Can Work It Out, por Stevie Wonder, chegou a fazer o presidente americano bater palmas. Jack White, Dave Grohl, Elvis Costello, entre outros, também estiveram presentes.

Mas quem surpreendeu mesmo foi Sir Paul. Este teve a audácia de interpretar a clássica canção Michelle em homenagem à primeira-dama, Michelle Obama, e logo após os versos confessou temer ser o primeiro homem a levar um soco do presidente.


 
O momento final também foi mágico. Todos os músicos presentes e a família Obama subiram ao palco para cantar Hey Jude.

3 comentários:

  1. Olá!
    Já ontem estive para vir aqui falar de música, mas o tempo livre, testes para corrigir e tal... Enfim, ficou para hoje!
    Tal como tu, também me revejo em muitos estilos de música e fico estupefacto, sempre que alguém consegue reduzir os seus gostos pessoais apenas a um estilo ou tipo. Eu não sou capaz!
    Resolvi, então, investigar os tipos de música existentes e até eu pasmei com a extensa lista! Sigam estes links:
    Tipos de música:
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_styles_of_music:_A-F
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_styles_of_music:_G-M
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_styles_of_music:_N-R
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_styles_of_music:_S-Z
    É, de facto, inacreditável a variedade de tipos de música existentes, os estados de alma que representam, os movimentos sociais e políticos, etc, etc, etc!!!
    Sim, há quem considere que só a música clássica é, verdadeiramente, Música!
    Mas também há quem considere que só os EUA são a América!...
    E que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem!...
    E que só nós próprios somos donos da verdade!...
    Há opiniões para todos os gostos.
    A Música, essa, está-se borrifando para as opiniões. Vive! Emociona! Representa! Tal como o Sol, é Vida! E é uma das mais belas criações humanas, ao nível da criação da linguagem. Ela é, aliás, a mais viva expressão dessa mesma linguagem! Emociona! Delicia! Entristece! Alegra! … O Ser Humano está todo lá!!! Reduzi-la apenas a um tipo, mais ou menos erudito, é reduzir o próprio Ser Humano a uma ínfima parte das suas emoções.
    Sim, é verdade, há seres humanos e Seres Humanos. Felizmente, a Música, de todos os géneros, mais ou menos erudita, mais ou menos técnica e difícil, mais ou menos emotiva e mesmo tendo em conta alguns usos abusivos que dela se fazem, escreve-se sempre com maiúscula. E aceita todos os rótulos e opiniões maiúsculas ou minúsculas. Segura de si, permanece para além dos séculos, adapta-se, Vive e faz Viver!
    Se podíamos viver sem Música?... Poder, podíamos, mas… não era a mesma coisa!

    ResponderEliminar
  2. E foi um prémio bem merecido!
    Na voz não se nota o tempo que passou...
    Eu não sei se era capaz de viver sem música mas o final do comentário do teu amigo Luís está com graça.
    Está com graça, está contigo! :-))

    ResponderEliminar
  3. Bom comentário, Luís! Obrigada. E obrigada também pelos sites. E, já sabes, se te vires atrapalhado com muitos testes para corrigir, manda para cá alguns... ...
    Beijinho

    ResponderEliminar