sábado, 17 de novembro de 2012

António Lobo Antunes

Não é a primeira vez que aqui afirmo que a Livraria Arquivo, cá em Leiria, tem sido, ao longo dos últimos anos, um verdadeiro polo de divulgação cultural convidando os melhores autores portugueses para virem apresentar os seus livros e conversarem com o público que ali acorre, para os ouvir, ao fim da tarde.


Ontem foi a vez do escritor António Lobo Antunes que veio falar do seu último livro “Não é meia noite quem quer”, o mais autobiográfico dos seus livros, nas palavras do autor.

Obriguei-me a ir, que agora estou cada vez mais preguiçosa para sair ao fim da tarde que já é noite, e apesar da chuva e do vento. Além de que sabemos como Lobo Antunes não gosta de entrevistas e nem sempre se mostra bem-disposto. Conhecemos bem o seu ar macambúzio, o seu falar sonolento das entrevistas que passam na televisão. Mas como ele é um enorme senhor da escrita que eu até gosto de ler, lá fui.

Sala habitual à cunha, a sala de trabalho adjacente à cunha, gente pelas escadas abaixo. As condições físicas e sonoras não são as melhores para estas “Conversas” que se habitualmente fazem na Arquivo e, do lugar onde me sentei com uma amiga, apenas conseguia ver o editor, amigo de longa data do escritor, que o trouxe “pelos cabelos”. 

A conversa começou, “a frio” – estas pessoas-artistas nestas situações, por muito experimentadas que sejam nestas coisas, devem sentir-se um pouco como animais de exposição nos circos, sei lá – naquele tom de voz baixo e roufenho que lhe é habitual iniciando de chofre a falar (com alguma petulância, diga-se) de como começou a escrever e de como se tornou famoso e de como teve de aprender a lidar com a fama que é uma chatice. E eu que até sou lisboeta de nascimento e de alma e coração, pensei muito baixinho para comigo: «Lá vem este lisboeta armado em bom a falar de alto para provincianos… Um snob!» Mais um pouco e saía, como faço nos casamentos pela Igreja quando o padre começa a perorar sobre a obediência que a mulher deve ao homem e outros dislates obsoletos. 

Mas não sei que clic se sentiu no ar que fez com que a conversa infletisse para o lado da amizade e da cumplicidade que se desenvolveram entre o autor e outro grande vulto das nossas letras que foi o José Cardoso Pires e aí o «snob» amoleceu, humanizou-se e falou, falou, falou de tudo. Da beleza imensa da nossa língua, de como gosta de ser português e de estar em Portugal – até “citou” o Tony Carreira que, quando lhe perguntaram porque não escolhia ser francês, disse que gostava mais de ser português que são ali só dez milhões… Falou de como se sofre para escrever, do ato de criação literária (que é do que eu mais gosto de ouvir os escritores a falarem). Falou de como viveu a sua infância; da dureza da educação que os pais lhe impuseram e aos seus cinco irmãos; de como a mãe, coitada, com 25 anos e cinco anos de casamento já tinha cinco filhos enquanto pai ia e vinha da Alemanha; da sua avó alemã que falava português com um horrível sotaque alemão; de como amou sempre o Benfica; de como se reaproximou e reapaixonou da ex-mulher, mãe das filhas quando esta descobriu que lhe restavam apenas três meses de vida… De como aprecia as pessoas e gosta das sessões de autógrafos na Feira do Livro. Mas o belo, o importante foram as histórias que contou a propósito de, as conclusões humaníssimas e de grande sabedoria que deixou no ar, as frases poéticas que lhe saíram a par das expressões apaixonadas ou vernáculas com que entusiasmou o público. A certa altura o José Francisco, o editor que o trouxe, “este aqui” – como ele dizia com o olhar cheio de ternura – queria terminar a Conversa, mas Lobo Antunes, muito para além da sua máscara, não parava. 

Penso que estaria ali a falar de tudo até às três da manhã – e eu lá ficaria a ouvi-lo até às três da manhã. Aquele extraordinário snob…

16 comentários:

  1. Adorei o relato que permitiu "conhecer" melhor esse escritor.

    ResponderEliminar
  2. A mim, depois da agressão gratuita que lhe sofri e de tudo quanto sei dele, teriam que me pagar e muitissimo bem para ir ouvi-lo.

    Embora reconheça que a essa criatura por vezes lhe dá para tentar parecer ser pessoa.

    E quanto a lê-lo , já me sobraram os três livros que li.

    Beijinhos, Gracinha

    ResponderEliminar
  3. Acho que fizeste muito bem em ir, nada de ser preguiçosa, mesmo que o lugar onde ficaste não fosse o desejado!
    Adorei ler o texto, fizeste um relato que me deu a sensação de estar presente.
    Resto de bom fim de semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Ora bolas! Deixei passar este acontecimento. Recebi um e-mail há dias, mas convenci-me que era hoje, o dia em que tínhamos cá este provável futuro português, Nobel da Literatura.
    Até tinha aproveitado a oportunidade de andar pelo LeiriaShopping (levámos as nossas duas netas a lanchar, ao mesmo tempo que a mais velha foi comprar um telemóvel que o dela tinha dado o berro(??!!)) e lá comprei o "Não é meia noite quem quer" mais barato 10% do que o preço de capa. Daqui a uns dias há-de aparecer com outro desconto na FNAC, muito provavelmente.

    Eu tenho uma relação de simpatia/remunguice com o ALA (acho que agora já raramente se usam as abreviaturas) mas tenho os livros quase todos. Faltam-me alguns porque não é economicamente viável comprar todos os livros de que se gosta ou cujo autor apreciamos.

    Bem, vou-me ficar com a reportagem que fiz há dois anos, também na Arquivo. É, de facto, dos poucos sítios em Leiria, onde ainda se pode ter esse prazer, de ouvir e falar com bons escritores.
    Já leu o ADEUS que o A Lobo Antunes escreveu há dias, salvo erro na Visão? Que chato, a ameaçar que este vai ser o seu último livro, que agora só se vai dar ao trabalho de juntar umas crónicas para as coligir num livro, talvez lhe chame o IV livro de crónicas, sei lá!
    Espero bem que lhe passe essa maluqueira da cabeça!

    Vamos lá a ver em quanto tempo vou conseguir ler este livro.

    ResponderEliminar
  5. Há muitas maneiras de um sonâmbulo, letrado e charmoso, adormecer uma plateia. Uma, que me ocorre, nem é snob... chama-se converta da treta. É uma conversa tão convulsiva, que até parece viva...

    ResponderEliminar
  6. as conversas são assim...

    ainda bem que existem "clicks". :)

    abraço Graça

    ResponderEliminar
  7. Acho que o teu texto retrata muitíssimo bem a conversa. Das duas vezes que assisti, em directo, na Arquivo, a conversas do Lobo Antunes, fiquei encantado. Pelos vistos, atentas algumas opiniões, tive sorte em encontrá-lo bem humorado...

    ResponderEliminar
  8. Há poucos anos recomendaram-me “Os Cus de Judas”. Nunca tinha lido nada dele. Detestei profundamente as metáforas que usou. Não acabei o livro. E nunca mais lhe dei outra oportunidade... Talvez um dia.

    ResponderEliminar
  9. Dele só leio com gosto as crónicas mas este último quero ver se o compro!
    Também tinha agendado ir mas pôs-se aquele vendaval e eu com ensaio do coro não poderia ficar a ouvi-lo muito tempo...
    Pensei que irias e que nos farias a "reportagem" e não me enganei!
    Excelente relato...o homem é mesmo snob mas é um dos vultos importantes da nossa literatura por isso pode dar-se a esse luxo!:-))
    Tenho pena de ainda não ter ido além das crónicas...

    Abraço

    ResponderEliminar


  10. Pois eu, gosto de o ler e de o ouvir. Não lhe perdoo, no entanto, que, sendo ele uma voz com poder de intervenção, NÃO FALE, NÃO GRITE.

    Afinal é sempre um candidato ao Nobel da Literatura.

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
  11. Adoro o escritor, mas amo e admiro profundamente a sensibilidade deste Homem. Obrigada por teres partilhado, beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Não é a primeira vez, nem será provavelmente a última, que ele fala do sofrimento quando escreve e "lhe caem em cima". Salvaguardando as devidas distâncias, o mesmo se passa com um cavador, um desportista, ou com qualquer outro dedicado e honesto trabalhador. Para muitos o simples ato de viver também não é fácil...
    Concordo com a Graça, ele é mesmo um "extraordinário snob..."

    ResponderEliminar
  13. Benditos são estes "clics", que nos permitem, de vez em vez, descobrir as pessoas por trás de suas carapaças.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

  14. Polémicas à parte, insisto em tê-lo na estante dos melhores.
    Acredito que um destes dias, ao passar junto dela possa surpreendê-lo à conversa com Saramago, Gonçalo M.Tavares, Virgílio Ferreira, Torga ou mesmo Alves Redol.

    ;)

    ResponderEliminar