sábado, 15 de setembro de 2012

Nunca pensei!

Tinha vinte e poucos anos quando andei pelas minhas primeiras manifestações. Em Maio de 74, na 5 de Outubro, frente ao Ministério da Educação, a gritar pelo fim do Exame de Estado... Depois seguiram-se outras, muitas. Greves, manifestações e assim... Porém, desde, vá lá, os anos 90, "ganhei juízo" e deixei-me de essas coisas. E, por isso, nunca pensei que, depois de aposentada e de ter esta idade que já vai sendo alguma, tivesse de voltar a estas lides. Nunca pensei ter de voltar a sair à rua para gritar pelos meus/nossos direitos, para gritar pela democracia que está a ficar obscurecida, ofuscada pela ação de um punhado de meninos da mamã, de licenciadinhos de aviário, escuteirinhos hitlerianos.

E lá estive, à hora e no local aprazados, nesta cidade do Lis onde vivo e que, por cultura (ou por inânia, vacuidade ou atraso) ou por vergonha e medo não toma atitudes, não dá a cara. Para ser Leiria, até que se juntou um bom grupo de manifestantes. Não posso, porém, deixar de registar que grande parte das pessoas que ali acorreram eram pessoas mais próximas da minha faixa etária, aquelas que ainda se lembram do 24 de Abril e que não o querem de volta e, por outro lado, jovens mesmo muito jovens. Onde estava a chamada meia-idade? Onde estava a força dos trabalhadores desempregados? Onde estavam os professores sem horários?

Depois senti alguma vergonha ao ouvir os números de manifestantes nas outras cidades congéneres e concluir que esta, Leiria, foi das que menos gente reuniu. Cerca de três mil contra os 20 mil da congénere (político-partidária) Viseu ou de Coimbra.


(As primeiras pessoas que se juntaram)





Interessante mesmo, foi ver os cartazes caseiros mas bastante originais de que muitos dos manifestantes se fizeram acompanhar.

(Na Marinha Grande)

(Na Marinha Grande)


18 comentários:

  1. Graça
    Dada as 2 horas de diferença ainda programei ir a Leiria e depois à Marinha Grande. Não foi pssível estive na Marinha. Os numeros são o que são.3000 pessoas em Leiria até me perece bom.
    Beijo
    Rodrigo

    ResponderEliminar

  2. Braga em cheio, às 15h, com mais de 30 graus.
    Momento emocionante: o "Grândola" bem afinado, a soar nas ruas da cidade como em 74/75.

    O sentimento que expressa quanto ao ter de voltar à rua, senti-o de igual modo.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Muita gente nas ruas, só espero que termine como começou: pacífico.

    ResponderEliminar
  4. Pois se até eu fui à manifestação e nunca fui muito dada a estes juntórios....mas não vai dar nada...até o "Nhonhas" , que se pôs ao fresco com vencimento europeu já veio dizer que é preciso cumprir o plano de austeridade...M.A.A.

    ResponderEliminar
  5. Em alguns locais houve um número muito significativo de manifestantes.
    A nível nacional pode considerar-se um êxito enorme.

    Mas isto é como tudo. Os filmes com grande êxito são, por vezes, os que estão menos tempo em cartaz.

    A Graça colocou algumas questões pertinentes.
    Esta por exemplo:
    "Onde estava a chamada meia-idade? Onde estava a força dos trabalhadores desempregados? Onde estavam os professores sem horários?"

    E que resposta dar a esta situação?

    Leiria é, nesse aspecto uma cidade estranha. Por vezes parece passar ao lado da vida.
    Há muito faz de conta e são bastantes os que assobiam para o lado à espera que alguém resolva o problema por eles.

    That´s life.

    ResponderEliminar
  6. Graça como já disse o Rodrigo não foi possivel irmos a Leiria como estava previsto, estivemos na Marinha Grande, vi lá estes cartazes, nós tivemos muita gente, não pensei que iria encontrar tanta.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. Gracinha
    Para Leiria até que nem foi mau!
    Já sabemos o que a casa gasta mas houve gente de Ourém que foi a Leiria!
    Pus no FB algumas fotos!
    Adorei voltar a gritar " O Povo Unido Jamais Será Vencido"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. É bom saber que o povo português está saindo nas ruas para protestar; sempre digo que "só o povo unido" de mãos dadas ¨tem força" e que Deus ouça os gritos de todos vocês .
    Viva Portugal!
    Torço muito para que superem essa crise e que se salvem ...
    Parabéns pela coragem! É nessas horas que a "presença de cada "um faz a diferença. É forte o Poder do povo, podes crer, tenho "pouca idade(trinta e quatro), mas já saí muito pra protestar contra a corrupção, e "por melhores salários p os professores e tal...
    bEIJOS um bom domingo Pazzzz

    ResponderEliminar
  9. É em alturas como esta que gosto de morar em Lisboa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Estive ouvindo as notícias e lendo os jornais deste domingo. Embora tivessem sido muitos os manifestantes que descordaram com as medidas anunciadas pelo governo, o coelho despreza as manifestações e é pena, já que o país cada dia que passa se afunda mais e mais, com estas políticas que já provaram não resultarem. Agora só a tropa saindo à rua é que as coisas se irão compor, veremos o que dirá o cavaco depois da reunião.
    Abraço amigo deste aentejano descontente com as políticas governamentais.

    ResponderEliminar
  11. Sensacional esse levante! Infelizmente, o povo não sabe a força que tem. Criatividade dos cartazes nota mil! Desejo melhores dias!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  12. Um mar de gente, um grande rio varrendo Portugal de lés-a-lés...

    ResponderEliminar
  13. Gracinha,

    "petit à petir l'oiseau fait son nid".

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Foi um grande dia de luta. Mesmo poucos nalguns locais, mas as pessoas vão acordando...

    ResponderEliminar
  15. Desde o 1º de Maio de anos idos que não se via uma manifestação assim. Eu que não sou muito de ajuntamentos desloquei-me ao Porto (estou na aldeia) para manifestar o meu desagrado.

    Terá valido a pena? Estou convencida que sim.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Leiria é, provavelmente, a cidade do país que conheço pior, apesar de ai ter vivido três meses, repartidos com idas bisemanais a Santarém.
    No entanto, mesmo conhecendo apenas superficialmente, até me parece que não foi muito mau...

    ResponderEliminar
  17. É que não foi mesmo nada mau, para Leiria! É que Leiria é mesmo uma cidade de gente estranha...

    Obrigada, queridas amigas do Brasil, pelo vosso apoio! Isto ontem foi mesmo um rio que se deslocou pelos país, como disse o Rogerito. Nunca pensei! Estamos mesmo a acordar e eles que se cuidem...

    Leo, também tremi de emoção ao ouvir o grito: «O povo unido jamais será vencido!» Foi uma emoção antiga, um apelo ao mais íntimos da nossa veia revolucionária!

    P'ra frente é que é o caminho!

    ResponderEliminar
  18. Graça, eu diria, que no decorrer da marcha pela Avenida Heróis de Angola, rotunda do emigrante, e volta até à Praça da República, estariam muito mais. Pareceu-me um mar de gente, comparado com o que já vi em Leiria.
    Alvitrei 10.000 pessoas, mas talvez não tenha chegado a tanto.

    Aliás, quando em frente da Cx G Depósitos estava pouca gente, é verdade.

    Mas fiquei com a ideia de que havia muitos jovens. Pode ser que se convençam de vez que são eles que têm que desbravar novos caminhos e não limitarem-se a seguir as pisadas da geração dos pais ...

    Abraço

    ResponderEliminar