domingo, 16 de setembro de 2012

Não há coincidências...

Não, não há coincidências! Nós é que, sub- ou inconscientemente, as forçamos.


Ouvi falar no Tocandar – grupo e percussão da Marinha Grande – quando o meu colega R. da Escola Secundária Calazans Duarte daquela cidade apresentou o respetivo projeto numa pós-graduação em Administração Escolar que fizemos pelo ISCSP, há uns anos, quando nasceu a (triste) ideia de recuperar a (triste) figura do diretor nas escolas. Tratou-se de um projeto criado por professores e que tinha por finalidade dar um objetivo de vida a alunos desmotivados e desinteressados pelos estudos. 




Em todo este tempo, desde há uns vinte anos – o tempo do cratense (ou cratino?) “eduquês” – houve muitos e muitos professores que foram verdadeiros pedagogos, psicólogos, sociólogos, e sei lá que mais, empenhados em educar os seus alunos nos mais francos valores da cidadania, como foi o caso dos que criaram este projeto de que falo hoje. E se aqui afirmo isto é porque este senhor ministro (C)rato pensa, tal como se pensava nos anos 50/60, que os professores servem apenas para transmitir – repito: transmitir e não fazer aprender – a forma de fazer raízes quadradas, de resolver equações e de preparar os alunos para realizar os exames que ele agora reabilitou a partir dos 10 anos para ver se os professores “deram o programa” e se os alunos o sabem papaguear.

Ora ontem, depois de participarmos na manifestação popular aqui em Leiria, fomos até à Marinha Grande, ver o movimento, que seria – como foi – bastante mais participado.



Quando a multidão começou a juntar-se, ouvimos o som de tambores a aproximar-se e eis que chega o completo e jovem grupo de percussão em grande sintonia a animar os manifestantes. No jardim da concentração, fizeram uma pequena mas bem viva atuação tendo depois seguido rufando os seus tambores numa volta pelas ruas da cidade com os todos os populares atrás gritando as suas palavras de ordem e empunhando os seus criativos cartazes.

Senti-me bem próxima daqueles jovens que atuavam em grupo porque, de certo modo, conhecia a sua história e também porque me revi no trabalho desenvolvido pelos professores que os apoiaram e, certamente continuam a apoiar.


Porém, o que me enterneceu mesmo foi ver – sentir – uma jovem avó, toda de escuro vestida, chegar-se junto do músico da gaita-de-foles, ali mesmo pertinho de mim, e, com o ar mais ternurento que se possa imaginar, meter-lhe a mão no bolso de trás, dizendo: «Toma, tens aqui X euros da avozinha.» E eu, que sou também uma piegas daquelas que o senhor primeiro tão bem identificou… não pude calar o meu comentário mais espontâneo e mais sincero: «Que lindo!»

A avó olhou-me de relance e aí eu, ato contínuo, (re)conheci a minha/nossa amiga Flor de Jasmim.


(O tocador da gaita-de-foles à direita na foto)

14 comentários:

  1. Gostei de saber que a manifestação de Leiria foi participada e a da Marinha Grande ainda mais! Temos povo nas ruas a protestar e isso é bom! :)

    Mas isso não impede que nos comovamos com vovós ternurentas, não é verdade? :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar

  2. Bonito!...

    Os mais velhos são ainda aqueles que tentam minimizar os estragos que este desastrado governo vem impondo às famílias.
    O pior é que o "pé de meia" dos que ainda o têm não dura sempre.


    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Amiga Graça, é este povo unido em torno de um ideal que me faz reacender a esperança.
    Um ideal que só o povo compreende.


    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que coincidência bonita!
    Este grupo faz-me lembrar os "Toca Rufar" da margem sul, se não estou em erro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Atitudes assim mexem muito com nosso astral, ainda que a contextualidade dos fatos distanciam-se do humano.
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  6. Oi! Graça.São actuações sempre entusiasmantes.
    Na minha terra são os "Toca a Rufar"
    http://www.youtube.com/watch?v=5Wph_iQ8FG4

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Graça
    A Concentração na Mª Grande foi práticamente organizada atravez do facebbok por uma jovem de 29 anos. Não estava nada previsto, nem sequer a manif e a participação dos Tocandar (o grupo é muito mais numeroso)Acabou por acontecer tudo de improviso e correu bem.
    Quanto à história que conta como comprende não comento, apenas não lhe "perdoo", não se ter dado a "conhecer".
    Beijo
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  8. Reencontros, ao rufar
    de quem sabe animar

    E é ânimo, ânimo o que mais nos falta...

    ResponderEliminar
  9. Graça
    Estou comovida!
    Ao ler as tuas palavras e a ver aqui a foto do meu neto, não consegui segurar as lágrimas!

    Quando coloquei os euros no bolso do meu neto recordo perfeitamente de ouvir uma senhora dizer "que lindo", eu olhei e vi essa senhora que sorriu para mim, um rosto não estranho, que me levou a pensar "conheço esta cara mas não sei de onde". Desculpa mas não te reconheci, são algumas vezes que isto acontece.
    Quanto aos Tocándar eles são muitos, muitos mesmo, mas como disse o Rodrigo não estava previsto, esse o motivo da ausência da maioria dos elementos do grupo!
    Obrigada Graça por este miminho!

    Beijinho e uma flor

    P.S. Diz lá se o meu menino não é lindo :)

    ResponderEliminar
  10. Que história bonita... E que bom que ainda nos acontecem histórias destas :)

    ResponderEliminar
  11. Graça, querida amiga
    Fiquei muito feliz com as tuas palavras de alento. Há que ir em frente, não é mesmo? O conforto dos amigos ajuda muito…
    Lamento muito que tenhas sido obrigada a pôr o gatão a dormir. Aconteceu-me isso uma vez com um cão; felizmente eu estava de férias nos States… e a minha filha, coitada, é que tratou disso.
    O último cãozinho que tive morreu no dia 25 de Março passado. Foi um desgosto enorme. Fui almoçar a casa da minha filha e quando regressei encontrei-o morto. Ele sofria do coração. Custou-me muito, era como um bebé para mim; aliás, muitas vezes chamava-o de “bebé” e ele percebia que era carinho, fazia uns olhos tão meigos!
    Mudemos de assunto.

    A manifestação de ontem deve ter causado "alguma" apreensão aos visados...Já hoje recebi um email, que reencaminhei largamente, falando numa provável manif para 5 de Outubro. Tenhamos fé de que tudo isto surta efeito.

    Achei um encanto essa "cena" com a Flor de Jasmim. Avó é assim mesmo :)

    Uma boa semana para ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Sim... é uma ternura aquela avó! A minha mãezinha querida...
    Os netos são a sua vida!
    O tocador da gaita-de-foles,éo meu sobrinho mais velho. O primeiro sobrinho...
    Nunca esquecerei as lágrimas de alegria que me correram há 15 anos atrás,aquando do seu nascimento.
    Neste momento,os sobrinhos são três e são a vida da nossa linda flor de Jasmim.
    Obrigado pelo seu bonito texto e,sobretudo,pela foto do meu sobrinho.
    1 beijinho muito especial

    ResponderEliminar