sábado, 18 de dezembro de 2010




A propósito da tão noticiada crise e daquela bela frase do presidente da República "Envergonha-nos a todos saber que há portugueses com fome", o jornalista, escritor e historiador João Ferreira escreveu (mais) uma crónica bem crítica que termina de uma forma muito original e muito verdadeira que diz assim: "Os portugueses precisam de reabilitar uma palavra antiga que atitudes e preconceitos tornaram politicamente incorrecta: caridade. Todos, indivíduos e instituições, têm obrigação de ajudar, a começar pelos que mais podem. E não vale a pena vir agora dizer que a culpa é do Sócrates ou do Cavaco: também é dos camaradas do Chico Lopes que fizeram as nacionalizações em 1975 e do Salazar que condenou Portugal ao atraso e do D. João V que gastou o ouro do Brasil em conventos e palácios e do D. Manuel que expulsou os judeus e desperdiçou os lucros das especiarias..."

E, já agora, aproveito para dizer que li o livro do mesmo João Ferreira "Histórias Rocambolescas da História de Portugal" que achei muito interessante e que recomendo a quem se interessa pelas coisas da História de Portugal


2 comentários:

  1. E, se o Senhor Presidente da República abdicasse pelo menos de uma das suas reformas?
    E a mulher dele fizesse o mesmo?
    E os tubarões que por aí proliferam seguissem o ex.?
    Teriamos um Portugal mais solidário!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois é! O João é capaz de ter razão... Mas o Sr presidente se calhar não ia nisso... É mais fácil mandar "papaias" para os outros.

    ResponderEliminar