quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Voto de Natal



(Anjinhos em casa da Ana)

Acenda-se de novo o Presépio do Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos meninos!
Como quem na corrida entrega o testemunho,
passo agora o Natal para as mãos dos meus filhos.


E a corrida que siga, o facho não se apague!
Eu aperto no peito uma rosa de cinza.
Dai-me o brando calor da vossa ingenuidade,
para sentir no peito a rosa florida!


Filhos, as vossas mãos! E a solidão estremece,
como a casca do ovo ao latejar-lhe vida…
Mas a noite infinita enfrenta a vida breve:
dentro de mim não sei qual é que se eterniza.


Extinga-se o rumor, dissipem-se os fantasmas!
Ó calor destas mãos nos meus dedos tão frios!
Acende-se de novo o Presépio nas almas.
Acende-se Jesus nos olhos dos meus filhos.

(David Mourão-Ferreira, 1960)

5 comentários:

  1. também, no "pequeno jardim com gatos", decidimos oferecer poesia, este Natal.

    marradinhas da bicharada

    ResponderEliminar
  2. A “estrela” mais brilhante chegou e o nosso presépio já tem outro encanto.

    ResponderEliminar
  3. Já com muito sono mas ainda capaz de apreciar o belo poema de Mourão-Ferreira que não conhecia!

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Amigos, pelas vossas visitas. Ao Rui, os melhores votos de Natal Feliz agora que a "estrela" principal já cá está...

    ResponderEliminar
  5. Bom Natal.
    Aqui com um "cheiro" a Mourão-Ferreira.

    ResponderEliminar