terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Solstício de Inverno



(Sol através de uma pedra do Stonehenge)

 
O Solstício de Inverno este ano ocorre no dia de hoje, 21 de Dezembro, pelas 23.38. Trata-se do momento em que a Terra está mais inclinada em relação ao Sol e, por isso, recebe menos luz. Marca, no hemisfério norte, o início do Inverno e hoje, dia 21, temos o dia mais curto do ano e portanto a noite mais longa. Que bom para quem gosta de dormir!

A partir de hoje dá-se a viragem do domínio da noite, começando os dias a ser progressivamente mais longos até ao Solstício do Verão, em 21 de Junho.

Na maioria das civilizações antigas, o Solstício de Inverno marcava o momento em que o astro-rei iniciava um novo ciclo sobre a terra derramando a luz portadora da esperança, símbolos de renovação, oportunidade de ampliação da luz interior de cada ser.

As celebrações do Solstício de Inverno assumiam grande importância na vida das comunidades. Constituindo-se como momentos agregadores de grande alegria e de transmissão de conhecimento. Eram , de igual modo, momentos propícios à reflexão ancestral e, por intermédio desta, determinantes na escolha dos objectivos para o novo ciclo que se iniciava. – Quem não estabelece, ainda hoje, novos objectivos no início de cada ano?

Eram, pois, ocasiões de partilha de sabedoria nas quais se manifestava a força resultante da comunidade e em que se festejava com muita beleza.

Não foi por acaso que a data da festa do nascimento de Cristo foi escolhida para esta altura tão próxima do início de um novo ciclo de vida.

(A partir de um belo texto do meu amigo FS)



(Stonehenge)



(Celebração do Solstício de Inverno junto ao Stonehenge)

4 comentários:

  1. Que bom!
    Vou dormir mais um pouco para chegar fresca ao jantar xanax! :-))

    ResponderEliminar
  2. A noite mais longa, esta, que antecede o regresso da minha filha de Erasmus. A partir de amanhã os dias passarão a ser maiores, pelo menos cá por casa. :)

    ResponderEliminar
  3. É interessantíssimo como o homem, apesar de todas as conquistas tecnológicas e de todos os desvarios, continua a reger-se, às vezes sem ter consciência disso, pelos eternos ciclos da natureza...
    BOas Festas:)))

    ResponderEliminar
  4. Acabou a contagem decrescente, Amigo Rui!
    It´s the final countdown!...
    Let the sunshine in!

    Bom Natal!

    ResponderEliminar