sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Gosto e Não Gosto





Havia uma rubrica na antiga revista de sábado do Diário de Notícias, a DNA, - revista aliás muito boa! - em que o editor convidava figuras públicas a dizerem dos seus gostos e "não gostos" conforme lhes vinha à cabeça. Sempre tive vontade de fazer isto comigo e, agora, que tenho o tempo menos ocupado, resolvi fazê-lo. Deixo aqui as minhas preferências correndo mesmo o risco de ser julgada por algumas delas e...

... convido os meus amigos a fazerem o mesmo ou parecido anotando rapidamente as coisas de  que gostam e não gostam e registando-as  aqui. Se assim o entenderem, naturalmente!


Gosto


de rir, de gatos, de café com leite, do mar, de rosas, dos Beatles, do arco-íris, de bolos de chantilly, do Verão, de ler, de bifes, de bailado clássico, de poemas de amor, de falar da escola, de viajar, do Natal, de Álvaro de Campo, de homens altos e morenos, de inglês, dos Diamantes, de praia, de fazer compras, de olhos esverdeados, de Sintra, de saias curtas, de pessoas sensíveis, de mulheres muito bonitas, de chocolate, de casacos de malha, da História de Portugal, de azul, de pessoas generosas, de ser do Carneiro, de dar prendas, de laranjas (...)


Não gosto


de azeitonas, de fado, de ratos, da Sic, de alemães, de ser contrariada, de pessoas arrogantes, de chuva, de banda desenhada, de morar na Estação, de vinho, de economia, de acender a lareira, do Cavaco, de limpar o pó, de cobras, de violência, de teatro de vanguarda, de ir a picnics, de pessoas sempre de óculos escuros, de matemática, dos domingos à tarde, de conversas de mulheres, do “antigamente é que era bom”, do Benfica, de descascar batatas, de criancinhas espertalhonas, das pessoas que dão conselhos, do Facebook, de jogos, da hipocrisia, de falar ao telefone, de vestir de preto, de trovoada (...)




9 comentários:

  1. Gosto: de viajar, de olhar pessoas diversas (mirar-lhes as mãos e os olhos), mulheres inteligentes, do Sol, das árvores e das flores, dos melros a cantar depois da chuva, de cães obedientes e gatos ensonados, da água doce e salgada, de barcos, de navegar na Net, de música, de ler, de fruta (figos pingo de mel pêssegos maracotão uvas D. Maria ameixas Rainha Cláudia), de peixe fresco, de comida acabada de fazer, de um bom vinho, de uma boa companhia, de um sorriso, do meu espaço, de estar reformado, de sonhar, de mim.

    Não gosto: dos “Bimbos” da Costa, do jornalismo actual, da hipocrisia, da corrupção, do estado da Justiça, da Classe Política, de gente arrogante, de arrumadores de carros, de grande parte da Arte Moderna, do consumismo, do “Espírito Natalício” em Dezembro, de ver o dinheiro dos meus impostos mal gasto.

    ResponderEliminar
  2. Vou ter que pensar muito para poder aqui voltar!
    É que há coisas de que gosto umas vezes e outras não!
    Tenho dias... :-)
    Sabes que sou Peixes e umas vezes ganha o peixe que está para cima, outras o que está para baixo...

    Até logo...

    ResponderEliminar
  3. Isto sabes, tem dias!
    Há dias que não gosto de nada, embirro com o que me aparece à frente, menos com as minhas meninas.
    GOSTO

    Da minha mulher, há muitos anos, e, continuo a gostar, sem estar a fazer favor nenhum porque ela não lê isto!...
    Gosto de estar com a minha família, (mulher filha e netas), e na minha casa.
    Gosto da minha terra, da casa onde nasci.
    Gosto de animais, cães, gatos, cavalos, por aí fora...
    Gosto de pessoas de bem!
    Gosto de quase toda a música, mas especialmente aquela que lhe dou uns toques, e não meto nojo aos outros.
    Gosto de mulheres bonitas, de preferência inteligentes.
    Gosto de ler, de desporto, especialmente futebol, de preferência liga inglesa, ou espanhola.
    Adoeço com os falhanços do SPORTING, acho que já passa o amor clubista, é doença!
    Gosto de cozinha portuguesa!
    Adoro um bom bacalhau, ou um bom peixe assado no forno, um cozido ou um bom bife da vazia à portuguesa, sou um bom garfo, é raro não gostar da comida.
    Gosto da Primavera e do Verão, gosto de tempo solarengo e de calor. A chuva e o frio entristece-me, sem crer estar a dar ares de bonzinho, penso que infelizmente há muita gente que mora nas ruas, em casebres ou em barracas, e estão molhados com frio e com fome. Com o bom tempo tudo se passa melhor, o Outono e o Inverno têm os seus encantos mas têm esses inconvenientes que me fazem gostar menos.
    Gosto de África!
    Gosto do Mar!
    Gosto de automóveis!
    Gosto de viajar!
    Gosto de cinema americano!
    Gosto de fotografia, e de fotografar!
    Fica por aqui!

    Não gosto
    Do Benfica, nem de nenhum outro clube português que não seja o Sporting.
    Não gosto de gente má!
    Detesto mentiras, aldrabices, trapaceiros, vigaristas, e o sistema Judicial Português.
    Não gosto dos políticos Europeus, especialmente os portugueses.
    Não gosto de filmes, tipo latinhas voadoras, filmes do fantástico, isso comigo morre de fome.
    Não gosto de gastar dinheiro mal gasto.
    Não gosto que me enganem, se dou por isso é um problema, fico doente!
    Não gosto de pessoas mal educadas, tenham elas a idade que tiverem.
    Não gosto de saber que nas escolas se perdeu o respeito aos professores.
    Não gosto, de bêbados, nem de drogados.
    Não gosto de polícias que fazem vista grossa aos bandidos, que sabem onde eles estão e não os vão buscar, porque têm medo, por outro lado, abusam da autoridade se apanham um cidadão comum impoluto, que estacionou mal, ou fez qualquer pequena infracção. Esse vai logo dentro.
    Não gosto que me telefonem para casa, fora de horas, a impingir produtos sejam eles quais forem.
    Não gosto deste regime, também não gostei do Estado Novo, se calhar sem regime nenhum era melhor, ficava tudo gordo!...
    Isto já vai extenso, ficamos assim!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carol:
    Vim aqui dar uma "espreitadinha" e obrigaste-me logo a pensar.És "mazona", mas a brincadeira é engraçada.
    Entre outros, cá vão alguns dos meus gostos e "desgostos"...
    GOSTO:
    . beijinhos, abracinhos e prrtttts do meu neto
    . crianças;
    . sorrisos;
    . conviver;
    . estar só;
    . flores;
    . mimos na alma;
    . ouvir o silêncio;
    . andar a pé;
    . cheiro da terra molhada;
    . ouvir as ondas a desfazerem-se na areia;
    . da palavra "amanhã";
    . da palavra "Verde" de "VER(DA)DE, porque a VER(DA)DE é VER(da)DE;
    . da VIDA, com tudo o que tem de bom e mau.

    NÃO GOSTO:
    . Mentira;
    . hipocrisia;
    . presunção;
    . atropelos ao próximo;
    . cunhas a não ser nos sapatos.

    ResponderEliminar
  5. Hoje é dia do peixe ter a cabeça para baixo mas cá vai;

    Gosto:
    .Água, vinho, cerveja, leite frio, chá, café e chocolate quentes;
    .Mar, rios, ribeiros, lagos, lagoas e fontes;
    .Praias enormes e desertas;
    .Planície alentejana e das serranias do norte;
    .Deambular pelo País, meter-me por caminhos secundários e descobrir coisas incríveis;
    .Pôr-do-sol no mar;
    .Estar sozinha e acompanhada;
    .Rir e fazer rir;
    .Homens e mulheres altos e baixos, magros e gordos, inteligentes ou não,bonitos ou feios, pretos, brancos e amarelos desde que simpáticos, solidários e com sentido de humor;
    .Conversar e ouvir conversar;
    .Ler poesia e prosa;
    .Cinema, teatro, música;
    .Cantar, canto num coro;
    .Portugal, de ser portuguesa e da nossa língua;
    ."Blogar" e "facebookar";
    .Guarda-loiça que era da minha mãe;
    .Gatos, sobretudo das minhas três gatas, e de cães;
    .Fotografia e fotografar;
    .Ouvir a chuva a cair quando estou na cama;
    .Deitar tarde e levantar tarde;
    .E etc...

    Até logo!
    Depois passarei para dizer do que não gosto...

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de:
    . oportunistas, vira-casacas, hipócritas, vaidosos, petulantes, convencidos, mentirosos;
    . ver o Sporting perder;
    . de concursos;
    . de ouvir a mesma coisa montes de vezes;
    . de fazer compras;
    . daquelas "cenas" de fada do lar;
    . de dias cinzentos e frios;
    . de ter que andar à chuva;
    . de vento;
    . de sopa de grão;
    . da maioria dos programas da televisão;
    . de gente que se queixa de tudo e por nada;
    . dos pessimistas;
    . de lixo fora dos contentores;
    . da actual situação do país;
    . dos que se armam em salvadores da Pátria e são os maiores culpados da situação em que estamos;
    . de cobras, aranhas, aranhões e moscas;
    . de ter os pés frios;
    . de gente que só sabe falar de si e que tem uma opinião formada sobre tudo;
    . e etc.......

    Nota:
    Só por seres tu é que respondi a este desafio porque não gosto nada de falar de mim! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada, meus queridos Amigos! Eu também não gosto nada de falar de mim, mas, às vezes, até é bom. Depois de ler os vossos gostos e "desgostos" acabei por concluir que até nem somos muito diferentes. Que bom!
    Vamos esperar pelas confidências de outros amigos.

    ResponderEliminar
  8. À força do vapor, cá estou eu a tentar responder a uma questão tão completa.
    É que, ao tentarmos fazer um resumo daquilo que gostamos e do que não gostamos, pensamos logo. Eu sou quem sou, porque sou como sou, cheio de defeitos...e de algumas virtudes (ou vaidades?).

    Se andamos a expor-nos no nosso blogue, é claro que temos de perder o medo, de escrever sem receio da crítica, que pensem mal de nós, que nos classifiquem de superficial, de pretensioso,
    de mau feitio, resmungão, sei lá que mais.

    Já estou como a "Rosa dos Ventos", que dividiu a sua participação em duas fases. Para arranjar fôlego presumo eu.
    Por meu turno,...
    - Por onde começar?
    De modo que deixo aqui uma síntese daquilo que me ocorre de momento:
    Gosto: da família, claro os netos vêm logo baila (já são 3, a Mafalda com 15 anos, o Guilherme com 12,a Carolina com 3), de olhar o horizonte e ver o Vale do Lis, a sra. do Monte, a Serra da Maúnça, de olhar o mar do Pedrógão, de Leiria, de Viseu, daquela descida íngreme até ao Rio Vouga (quem desce a partir de Ribafeita-Viseu, de bicicleta, sem ter a certeza de que os travões estão em pleno funcionamento), das recordações dos meus tempos românticos do radio amadorismo (desde os anos 70 e tal, equipamentos a válvulas, concursos via rádio, a que se seguiam almoçaradas de convívio, dos diplomas que recebi de todo o mundo, dos primeiros contactos via 20 metros, com o Pacífico, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas e mais ilhas, receber depois pelo P.O.Box o respectivo cartão de QSL a confirmar o contacto...pára aí que nunca mais te calas...),
    - onde é que eu vou?
    fotografia, milhares e milhares, em papel, agora no computador e em discos externos, vamos lá a ver se sobrevivem!,
    - e mais?
    Informática, internet, páginas e páginas web, desde os anos 90 e tal, já nem seu sei onde estão algumas, dou com elas de vez em quando, nos motores de busca.
    - Que mais?
    Talvez se vá descobrindo mais dos meus gostos pela leitura do meu blogue, talvez!

    Do que não gosto:
    - Prepotência
    - Ganância
    - Egoísmo
    - Falta de sentido de humor
    - Violência
    - Falta de espírito de comunidade, de entreajuda
    - Globalização sem rumo
    ...
    E de tanta coisa mais!...

    Porque será que fiquei com a sensação de ter ficado muito aquém do que seria desejável para inventariar os meus gostos e desgostos?!...

    Boas Festas, que o Mundo inteiro se torne mais Solidário, que nos abracemos firmemente à Paz!

    ResponderEliminar
  9. Muitíssimo obrigada, António, pelo seu generoso contributo. É agradável saber que nos vêm à mente muito mais coisas de que gostamos do que coisas de que não gostamos. Somos uns optimistas! Que bom!
    Beijinho e Muito Boas Festas. Que esse seu voto final se vá cumprindo.

    ResponderEliminar