quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Acontece...


Quando oiço falar no jornalista Carlos Pinto Coelho, lembro-me sempre de, pelo menos, duas coisas: do excelente programa cultural Acontece que passou diariamente durante anos na RTP 2 e da forma brutal como o ex-ministro Nuno Morais Sarmento, em 2003, acabou com o programa por questões financeiras dizendo que "O Acontece não está, sequer, entre os mais vistos" (...) ficaria mais barato pagar uma volta ao mundo a cada um dos espectadores do Acontece do que produzir o programa." ; e da formidável  imitação que o Herman José fazia dele. 

Sucumbiu, ontem, aos 66 anos de idade, a um ataque cardíaco. Lamento. Lamentamos todos. Era uma pessoa de valor, muito culta, muito interessada e versátil e, para os tempos que correm, ainda era novo e tinha muito para dar, como se costuma dizer. O coração não se compadece com idade, nem com valor, quando resolve parar. Acontece ...

Em jeito de homenagem, deixo este vídeo que tem muito a ver com o que atrás deixo escrito.



7 comentários:

  1. Concordo contigo.
    E, quando soube, fiquei com o coração apertadinho...

    ResponderEliminar
  2. Fiquei siderada quando ontem cheguei do ensaio já tarde, liguei o computador e vi a notícia do FB de um amigo!
    Acho que o Herman esteve à altura desta homenagem, misturando os registos!

    ResponderEliminar
  3. Além dessas recordações que a Carol menciona, sempre que ouve falar no Carlos Pinto Coelho, eu acrescento mais esta, passada em Janeiro de 2099. Nessa ocasião participei pela primeira vez no ACONTECE – Passatempo com Prémio, do blogue SORUMBÁTICO, onde aparecia uma fotografia dele, “uma imagem carregada de símbolos e significados”, que nós teríamos que comentar. E não é que ganhei? Sorte de principiante dirá, pois é..., acontece.

    http://sorumbatico.blogspot.com/2009/01/acontece-passatempo-com-prmio.html#comments

    ResponderEliminar
  4. Lapso meu ao indicar a data que é bem Janeiro 2009.

    ResponderEliminar
  5. Que sorte, Rui! Eu participei várias vezes com frases para ganhar 200 livros - lembra-se desse concurso dentro do Acontece? - e nunca ganhei nada. Não faz mal, mas participei e, de cada vez que o fazia, ficava muito contente só por escrever as frases. Enfim!
    Também me lembro sempre dele por ter tido lugar de destaque no "Bilhete de Identidade" da Filomena Mónica.

    ResponderEliminar
  6. Não era em vão que este "Carlos" se dedicava a assuntos de cultura, sabia do ofício.
    Não estava ao alcance de todas as inteligências, por isso o Morais Sarmento, não foi capaz de alcançar até onde ia a grandeza do programa.
    Há ministros assim, ACONTECE!

    ResponderEliminar