domingo, 31 de março de 2013

Alentejo


Ainda me lembro da primeira vez que fui ao Alentejo. Foi na primeira metade dos idos de sessenta. O meu pai teve de ir a Aljustrel em trabalho e lá fomos nós, num sábado ou num domingo de muito sol, numa carrinha Volkswagen lá do serviço, daquelas a que agora estupidamente chamam de “pão de forma”, com picnic e tudo, que naquele tempo não abundavam os restaurantes por esses caminhos de Deus, nem o dinheiro…

Foi uma viagem demorada – todas eram, nesse tempo – mas superdivertida como era tudo nesse tempo desde que o meu pai e a minha mãe estivessem bem-dispostos. Retenho, desse passeio, o calor, a quantidade de árvores ao lado das estradas e a planura amarela, uma imensidão amarela que corria dos lados da carrinha com algumas árvores baixas tão quase tão perfeitas como as que o meu professor de Desenho pintava sobre o papel fabiano e que iam rareando à medida que viajávamos para sul.

Tirando o meu primeiro encontro com um sardão bem verde que se bronzeava em plena planície amarela (animal que muito e para sempre me horrorizou, diga-se de passagem) fiquei a amar aquelas paisagens que me pareciam a perder de vista com o seu as suas searas de tom Van Gogh.

Contam-se pelas muitas dezenas as vezes que atravessei o Alentejo, região que sempre nos surpreende com tonalidades diferentes de acordo com a estação do ano. Em Abril começam a aparecer os amarelos misturados com o branco e o lilás, depois pintalga-se com o encarnado das papoilas, no verão todo ele é girassóis e no fim das ceifas regressa ao vermelho barro para depois ficar vestido de outono.

Mas nunca como desta vez o vi verde vivo e vibrante de água. Os campos verdes, verdes (não Minho, que esse é inconfundível) mas verde vivo marejado em água. Deslumbrante como sempre mas numa toada diferente onde, todavia, não faltava a passarada e os ninhos de cegonhas.
















17 comentários:

  1. O Alentejo é um assombro de beleza!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tudo muito bonito, como o Alentejo já nos habituou nesta época do ano, mas as estevas da 5ª fotografia, não sei porquê, mas eu gosto muito da esteva.

    Abraço, boa viagem.

    ResponderEliminar
  3. Lindo!

    E o Alentejo, todo ele e sempre, é uma maravilha!!

    Sabes que a mimnha família é de muito pertinho de Aljustrel.

    Um abraço grato pelas fotos...e pelas palavras, rrss

    ResponderEliminar
  4. De qualquer modo, prefiro as cores habituais do Alentejo na Primavera. Assim, perde a sua policromia tão característica

    ResponderEliminar
  5. adoro o alentejo

    O cheiro do alentejo

    BJinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Teria talvez uns doze anos. Nesse tempo as viagens eram muito cansativas, os carros não tinham ar condicionado, havia que parar para colocar água nos radiadores, eu enjoava imenso. Mas era uma alegria! Ainda não havia portagens... nem auto-estrada.
    :)

    ResponderEliminar

  7. Obrigada pela partilha.
    Conheço as cores e a claridade do Alentejo. Foi o meu destino preferido de férias, muito tempo.
    É uma terra que cativa: o sol, a gastronomia, as searas, os girassóis.

    Para além do Tejo, muito mais que paisagem...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    O Alentejo deixei faz 50 anos, mas essas belas e coloridas paisagens jamais as esqueci.
    Não vivi muitos naos no Alentejo apenas 17 anitos, mas dá para recordar.
    O Alentejo é belo, e cada vez que ouço a música EU NÃO SEI QUE TENHO EM ÉVORA, cantada pela magistral cantora Dulce Pontes, as lágrim as me correm pelas faces.
    Longe do Alentejo continuo sendo um Alentejano especial cidadão do mundo.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  9. A água também chegou ao Alentejo e animou a vegetação. Este ano, os terrenos serão mais generosos por todo o País.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. cara Graça,

    gostei muito dessa evocação da tua primeira ida ao alentejo (que foi, também, aqui, um viajar pelas memórias do sentir).e a 4ª e 5ª foto, lindas! vinda de terras do norte, também gosto muito dessas "planuras" que tão bem descreves. durante anos ia quase todos os fins de semana até um monte no alentejo litoral, agora vou, sempre que posso, à casa de Évora Monte da qual já falei no meu blog.

    espero que tenhas tido uma boa Páscoa.deixo-te um grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ainda hoje falava com o meu marido, pois há muito tempo que não vejo o Alentejo assim. tão molhado :)
    Adoro o Alentejo!

    beijinho


    ResponderEliminar
  12. Como fico feliz com as vossas manifestações sobre o nosso maravilhoso Alentejo.

    Lídia, aos aspetos alentejanos que referiste acrescento as pessoas. Tive muitos amigos/colegas alentejanos na Faculdade e eram incríveis! A minha melhor amiga do tempo de Faculdade é alentejana.

    Também concordo com o Carlos: prefiro o Alentejo em tons de amarelo, lilás e branco.

    Caro Cambeta, essa canção é uma maravilha. Estive para pô-la aqui na versão original pelo saudoso Luís Piçarra. Hei-de pô-la ainda.

    ResponderEliminar