sexta-feira, 10 de abril de 2020

Do(s) Presidente(s) desta República

Sabem os simpáticos leitores que por aqui passam que não fui eleitora de Marcelo Rebelo de Sousa e posso avançar que dificilmente alguma vez o serei. Mas ao ouvir hoje a sua (para mim inesperada) alocução ao país sobre as medidas que recentemente foram anunciadas pelo governo, nomeadamente no que respeita ao 3º período escolar e à libertação de presos das cadeias por razões sanitárias, tive de concordar - comigo própria que é com quem mais discuto desde há algum tempo... - que, de facto, o senhor está a portar-se como um verdadeiro Presidente: com um discurso ponderado, estruturado, seguro e verdadeiramente pedagógico, como apoiante rigoroso e incontornável das pessoas, do governo, do país no seu todo. 

A seu favor tem este Presidente a educação de berço, uma cultura de gerações, grande  poder e experiência de argumentação convicta e muitos anos de pedagogia. 

Não, não penseis nem por um momento que estou a deixar-me convencer... Mas uma ideia latente se repete na minha cabeça: «E, como seria, se tivéssemos ainda o anterior presidente?!»  
  
Seria mauzito, seria bem diferente, seria bem pior...

(E desculpai esta minha mente tantas vezes perversa, mas ... quando nas televisões anunciaram as provações por que muitos idosos estão a passar num lar de Boliqueime... nem queiram saber o que fugidiamente me veio à lembrança... que vergonha...)




15 comentários:

  1. Confesso que sou admirador da postura do sr Presidente, Dr Marcelo Rebelo de Sousa. Um enorme comunicador, um professor universitário com provas dadas, um presidente popular, sem vaidade. Quando necessário tem pulso forte. É sem dúvida o meu presidente
    .
    Votos de uma Páscoa o mais feliz possível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendências políticas são tendências políticas e pronto!

      Boa Páscoa.

      Eliminar
  2. "A seu favor tem este Presidente a educação de berço, uma cultura de gerações, grande poder e experiência de argumentação convicta e muitos anos de pedagogia."

    Qualidades estas - só agora referidas (por ti) - que o nosso PR tem desde sempre...Acho que vais no bom caminho, Gracinha.

    Boa Páscoa e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez te enganes, Janita... Essas qualidades não lhe podem ser negadas, nunca. Mas daí a mudar de carril... será muito difícil...

      Sou do Carneiro... eh eh eh eh...

      Beijinho e Boa Páscoa!

      Eliminar
  3. «Mas ao ouvir hoje a sua (para mim inesperada) alocução ao país sobre as medidas que recentemente foram anunciadas pelo governo, nomeadamente no que respeita ao 3º período escolar e à libertação de presos das cadeias por razões sanitárias, tive de concordar - comigo própria que é com quem mais discuto desde há algum tempo... - que, de facto, o senhor está a portar-se como um verdadeiro» Primeiro Ministro!
    Em vez de um, temos dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não temos. Temos um bom PM e um PR - muito sabido - que está desempenhar bem o seu papel neste momento.

      Eliminar
  4. Não te entendo muito bem, Graça.
    As 'medidas' são do governo!!
    E o Sr Senil -- de culta árvore genealógica -- sempre teve particular jeito para a demagogia.
    Beijinhos socialistas.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Majo. Sei bem que se trata de um «great pretender» muito sabido!

      Quando isto tudo passar, volta ao seu registo de «direita»...

      Beijinhos Pascoais...

      Eliminar
  5. Também não votei em Marcelo e tenho dúvidas se alguma vez nele votarei. Porque ainda não me convenceu, pese embora o seu lado assertivo no actual contexto, como o presidente de todos os portugueses.
    Há, por agora, uma cumplicidade de ideias entre Marcelo e Costa. O que se me afigura como lógico. Seria péssimo se, perante estes tempos pandémicos, cada um puxasse para seu lado.

    Páscoa feliz, dentro do possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo que eu penso, Repórter!

      Passe bem a Páscoa - em casa!

      Eliminar
  6. senti um arrepio quando evocaste o "anterior"...
    mas haverá sobretudo que pensar no "posterior"...

    porque de Marcelo(s) tivemos que baste!

    Boa Páscoa! bem doce...

    beijo

    ResponderEliminar
  7. Entendo o que diz.
    E se tivessemos um Trump? Basonaro? Boris Johnson?

    Caramba! Podiamos estar bem pior, se formos a ver a tendência nacional. Sim, temos um presidente "cosmético" (entre aspas), mas tem uma base no ensino, "berço", conhece de História, economia, política mundial... O que sabem os mencionados? Que bases tiveram? Antes alguém com educação. Fico tão espantada quando vejo os outros que penso... como este palhaço conseguiu chegar aqui? Com um discurso idiota, iverosímil, mentiroso? Fico pasma. Triste. E agora percebi: "e se fosse o anterior presidente"?

    ResponderEliminar