sexta-feira, 17 de abril de 2015

Santuário do Senhor Jesus da Pedra




Impressionava-me quando em finais dos anos 60 comecei a lá passar de comboio nas minhas primeiras visitas à família cá do namorado em Leiria. Ali, no meio da planície, fora da vila de Óbidos, a caminho das Caldas da Rainha, erguia-se uma espécie de mosteiro hexagonal grandioso e belo, pelo menos diferente. Só agora tive oportunidade de lá entrar e de o visitar por dentro.

Lamento estar tão degradado, tão mal cuidado, a precisar de ser pintado por fora e que lhe substituam os os vidros partidos nas janelas superiores. 

Existem diversas lendas na região que justificam a construção do Santuário. Possuem em comum a ação milagrosa de uma antiga cruz de pedra com a imagem esculpida de Cristo crucificado, hoje exposta no altar-mor da igreja. A mais popular esclarece que na década de 1730, vivendo a região uma prolongada seca, com grandes prejuízos para a agricultura, um lavrador foi chamado pela imagem, que se encontrava escondida num combro por entre silvados, em terreno da Colegiada de Santa Maria de Óbidos, junto à estrada que ligava esta vila às Caldas da Rainha. A imagem "clamou-lhe" veneração, o que o lavrador cumpriu juntamente com alguns outros populares, tendo vindo a chover.

A tradição narra que aquela pequena escultura ali havia sido colocada pela própria rainha D. Leonor, para indicar o caminho das águas curativas da Caldas, tendo-se tornado objecto de veneração à época, mas tendo depois caído no esquecimento. Com a sua redescoberta pelo lavrador e o "milagre" subsequente, a imagem voltou a ser objecto de devoção popular, tendo sido erigida uma capela de madeira para albergar a imagem.

A "estranha" imagem de pedra de Cristo Crucificado esteve até à inauguração do Santuário recolhida numa pequena ermida junto à estrada para Caldas da Rainha onde era objecto de grande devoção, nomeadamente do Rei D. João V que inicia os seus tratamentos no Hospital Termal Rainha D. Leonor, passando a visitar frequentemente a imagem do Senhor Jesus da Pedra, pela qual tinha grande veneração, ofertando-lhe avultadas esmolas.

(Informações retiradas de :














11 comentários:

  1. Mil vezes lhe passei à porta,
    obrigado
    por me permitir ter espreitado

    ResponderEliminar
  2. Que lindo momento de introspecção, Graça!
    Obrigada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço, senão de nome. Apesar da degradação exterior, por dentro é bem bonito.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Também vi esse edifício no meu da planície que me impressionou, habitualmente os santuários são construídos no cimo das colinas, e gostei da explicação!
    feliz fim de semana Graça
    Angela

    ResponderEliminar
  5. ~ Também desejo que o IGESPAR classifique o Santuário, concedendo-lhe a devida atenção, pois bem merece.
    ~ Além do culto, devia ser um local de refrigério para as pessoas que viajavam nas carruagens que vinham de Lisboa.

    ~~~~~~Bj~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  6. N-ao conheço o interior , o que é pena .
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço, mas gostei de ver o seu interior, parece cuidado e tem um altar muito bonito, ao contrário da igreja cá da terra que está cuidada, mas tem um altar tão sem jeito.
    Bom fim de semana Graça.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não conheço. Gostei da reportagem, Graça. Obrigada.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Também não conheço e gostei muito da informação.Obrigada.
    xx

    ResponderEliminar
  10. Também eu, quantas vezes por lá passei e ... nunca lá entrei ! :(

    :))

    ResponderEliminar
  11. Tenho ideia de o ver ao longe...Não lhe conhecia nem o nome, nem a história.

    ResponderEliminar