segunda-feira, 6 de abril de 2015

Faltar, eu? Nunca!

Fui sempre daquelas professoras «chatas» que raramente faltavam às aulas. Exemplo que recebi de minha mãe – também ela professora – que nunca falhava às suas meninas e de meu pai que não me lembro de ver a gozar férias… (o pior – ou melhor, não sei! – é que as minhas filhas vão pelo mesmo…)

Mas dizia eu que muito raramente dava um «feriado» aos alunos. E eles, coitados, queixavam-se amargamente porque era sempre a única ou das poucas professoras que não lhes davam uma folga para a brincadeira – isto antes de se inventarem as benditas aulas de substituição.

«Ó setôra! Quando é que dá um feriadinho?» E eu respondia-lhes «quando fizer anos» para os despachar. «E quando é que faz anos?» «Oh, lá para Abril…»

O pior é que eles não deixaram cair a ideia e tanto fizeram que me “forçaram” a manter a palavra e a faltar no dia dos meus anos…

Aconteceu durante alguns anos mais porque eu tinha a sorte de acompanhar as turmas por mais do que um ano letivo. E mais não aconteceu porque muitas vezes o meu dia de anos calhava nas férias da Páscoa.

Seria hoje dia de dar «feriado» aos meus alunos se ainda estivesse na escola e não fosse 2ª feira de pascoela…

………..

E vejam lá como eu sou famosa que até Mr Google me mandou os parabéns!! Querem ver?




39 comentários:

  1. Então parabéns e um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Parabéns amiga. Que conte muitos com saúde e alegria. Meu marido fez ontem 72.
    Meu pai também fazia anos em Abril. Gente de Abril é boa gente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, amiga! Gente de abril é gente do Carneiro....

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Já somos duas ! :)
    Não fui professora, mas faltava ao trabalho no dia do meus anos o que nem sempre era bem compreendido :)
    Parabéns a nós!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos gratos de Carneiro para Carneiro...

      Parabéns a nós!!!

      Eliminar
  4. Também nunca meti atestado médico por nada.

    Sobram dedos de uma só mão...mas paguei caro.

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhámos muito com isso!!! A inveja dos outros... Mas de consciência limpa!!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. :))

    também não gostava muito de professoras que raramente faltavam...

    e parabéns, Graça.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante a forma de nos dares a saber a data do teu aniversário, Graça! Achei muito bem que tenhas cumprido a promessa de dar folga aos teus alunos neste dia!!
    Então muito Parabéns e que contes muitos, com saúde e essa tua contagiante alegria!

    Beijinhos e podes crer que também- enquanto por cá andar - faltar aqui neste Dia? Nunca!!

    .

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns, Graça!!! Que o dia tenha sido optimo e que este novo ano te traga muitas alegrias e muita saúde.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, Graça!! Many happy returns of the day!!

    Pelo que acabei de ler as pessoas do teu signo são: corajosas, combativas, tem a capacidade de impor a disciplina!!!; podem ser impacientes e temperamentais e são fisicamente harmoniosas e sexualmente atraentes!!... e outras coisas mais. : ))
    Reconheces algumas destas características?! : ))

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Graça sendo assim Muitos Parabéns !!! ... depois no almoço, atrasados, dou-tos de viva voz !
    Em relação à tua postura nas aulas, uma hereditariedade. Sou e estou 100% de acordo. Perdemos o norte e andamos à procura de remédios que não existem. Se voltarmos a ensinar, como se ensinava, respeitando-nos mutuamente, professores e alunos, garanto que andaríamos para a frente !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andaremos, pois então!! Nada de perder a esperança. Mas os alunos atualmente são muuuuuuuito diferentes: muito mimados pelos pais e pelos psicólogos...

      Então até ao nosso almoço!!

      Eliminar
  10. Muitos Parabéns Graça!
    Pois eu, até hoje, apenas faltei uma vez no dia dos meus anos. Só que não sou professora e por isso não há alunos a pedir para eu faltar mais vezes... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena, Luísa!! Eles estavam sempre desertinhos que nós faltássemos...

      Eliminar
  11. Graça
    Parabéns, por mais um ano que passa
    E que passe muito bem
    Tem tantos de graça
    Quantos os anos a Graça tem

    (gostou?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito, Rogerito!
      Está, de facto, muito bonito!

      Beijinho!

      Eliminar
  12. Somos " carneiro " , salvo seja , parabéns.
    Também no aspecto de faltas, pertenci ao seu club e bem arrependida estou....adiante.
    Engraçado , era os alunos saberem do trauma que tenho com a neve e quando queriam um feriado começavam " amanhã vai nevar " Ai vai ...logo se vê.
    Quem leccionou 12º de Biologia , de acesso a Medicina e outras , com o programa que começou por ser de loucos em 1980 , sabe que não se podia faltar para cumprir o programa. Não havia compensações no caso de não cumprimento.,..era mesmo um stress, nem quero lembrar-me, o que vale era a genica que tinha , falava que se ouvia no meio da cerca, fui operada por duas vezes às cordas vocais , nas férias grandes e sempre a trabalhar....para um dia , da boca de um idiota que nunca fez nada que se visse , um aldrabão , ouvir..." descontaram para ter reforma , mas não essa reforma " ...
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantas parvoíces que «colegas» nossos disseram pela boca fora - agora estão a amargá-las! O pior é que paga o justo pelo pecador...

      Beijinhos, menina Carneiro...

      Eliminar
  13. Parabéns Graça, muitas felicidades, tudo de bom, hoje e sempre.

    Beijinho com carinho

    ResponderEliminar
  14. Que bela forma de comemorar anunciando.
    Pelo texto se adivinha uma relação prof-alunos de encantamento.
    Bj de parabéns e felicidades por muitos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tive sempre a sorte de estabelecer uma relação pedagógica excelente com os meus alunos! Foi muito bom.

      Muito obrigada.

      Eliminar
  15. Muitos parabéns e felicidades!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. E aqui ficam também os meus sinceros parabéns, desejando um ano bem passado até ao Abril 2016 :-))))

    ResponderEliminar
  17. Ah, também tu fazes parte do rebanho de carneiros?
    Pois "menina" Graça folgo em sabê-lo e também em afirmar que logo logo também eu serei alvo de palmas e parebéns.
    Os mesmos, aliás, que aqui te deixo (com imaginação poderás ouvir a música) as minhas felicitações, acompanhadas de um beijo envolto em miríades de sorrisos!
    E como sempre digo, voltaremos ao assunto dentro de 365 dias! (ou serão 366?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque será que Carneiro atrai Carneiro?! :)

      Beijinhos arianos...

      Eliminar
  18. Embora atrasado, aqui vão os meus parabéns à aniversariante Graça. Que conte muitos com saúde e com essa bela disposição que lhe é peculiar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As palavras amáveis nunca chegam atrasadas... Muito obrigada!

      Eliminar
  19. :)) ... Era assim que deveria ser nos dias de hoje, Graça ! ... Tenho um neto que está sempre a ter "feriados", só porque faltam 2 admnistrativos e mandam as crianças para casa.
    Isto, para "mostrarem" que têm pouco pessoal ! ... e enquanto se der cobertura a estas situações, não sairemos da cepa torta ! :(

    Claro que já te dei os meus PARABÉNS no dia ! :)))

    Bjs !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto é que as escolas estão mesmo com muita falta de pessoal e de professores e isso tem vindo a notar-se no aumento da indisciplina e da violência nas escolas...

      Muito obrigada por mais este desejo de parabéns!

      Eliminar
  20. Isto é que é atraso, hein: uma semana depois, seguem os meus parabéns! Com votos que a data se repita por muitos anos e bons... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar