sexta-feira, 24 de abril de 2015

O primeiro 24 de Abril

(Do DN 150 anos)
Lembro-me sempre muito do primeiro 24 de Abril depois daquele 25 de Abril que para sempre haveria de mudar as nossas vidas.

A excitação vinha do facto de irmos participar, pela primeira vez, numas eleições livres! Pacoviamente habituados que estávamos a comprar uma roupinha nova para os eventos especiais – exames no liceu, idas a espetáculos de algum nível, visitas ou passeios distintos – lá fui comprar uma camisa nova (adoro comprar camisas para os homens! Influências de meu pai que era o que noutros tempos se chamava «chefe de escritório» e mudava de camisa, especialmente no verão, duas vezes por dia) para o meu jovem marido. Comprei-lhe uma camisa de cambraia azul escura com raminhos castanho-dourado, com aqueles colarinhos de tamanho exagerado dos anos 70, de boa qualidade e melhor preço, na melhor loja de Leiria – nessa época vivíamos melhor que hoje, se bem que ainda não «acima das nossas possibilidades» - e, chegada a casa, avisei com o meu melhor tom de ironia, que tinha sido aquela daquela qualidade porque, se no dia seguinte as eleições fossem ganhas pelo PC, poderíamos ter de usar farda à MAO…

No dia das eleições (para a Constituinte), as pessoas postaram-se nos locais de voto manhã cedo e formaram bicha para votarem. Foi lindo de se ver o entusiasmo, a alegria, a excitação ali na Junta de Freguesia de Marrazes onde votamos.

As filas serpenteavam pelo adro da escola e eu, grávida da minha filha mais velha, de blusa vermelha como convinha debaixo da túnica larga amarelo sol, alegremente negava a quem me convidava a passar à frente na bicha para não ter de esperar de pé. Aos 27 anos, era o meu primeiro voto e tinha de o aproveitar, de o fruir bem. É por isso que quase se me arreganham as unhas dos pés quando me dizem «Votar, eu? Para eles se irem encher para lá?!» e outros impropérios revoltantes.

Sabem lá eles – ou apenas não querem saber – o que custou ganharmos o direito a votar! E outros de igual e até maior importância!!

Por isso – e apesar de tudo – 25 de Abril SEMPRE!!


15 comentários:

  1. Gracinhamiga

    Parece que foi ontem - e já passaram passaram 38 - trinta e oito! - anos... Eu já estava cá, depois de oito anos de Angola, e com que emoção fui pela primeira vez na vida votar em Liberdade e Democracia.

    Muito obrigado pelo relembrar o que aconteceu; mas há muitos adultos a caminhar para velhos que nem querem pensar no 25 barra quatro, como dizem - que insulto!

    Há que lembrar aos jovens o que aconteceu: a passagem da ditadura para a democracia. Muitos nem sabem o que foi o 25 de Abril...

    Qjs

    ResponderEliminar
  2. ~~
    ~~~~ O que custou! O que esperámos!

    Amordaçados, prontos para o calabouço ao menor deslize ou delação...
    Só quem vivenciou a ditadura consegue dar o devido valor à Liberdade.
    ~~~~Bj~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro de ter comprado "roupa nova" mas das filas, da alegria, da festa, lembro... E, do texto, só excluiria o "apesar de tudo", a preceder o 25 de ABRIL, SEMPRE. Se alguma coisa há a lamentar é a traição aos princípios humanistas que sustentaram a revolução.


    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No nosso peito não há «apesar de tudo», mas tem havido tantos pelo meio! Tantos desencantos, tantas contrariedades, tantas deceções, tantas pedras no caminho....

      Beijinho, Lídia!

      Eliminar
  4. Amiga Graça, não votei nas primeiras eleições pois tinha 17 anos, morava em Camarate na altura e lembro-me da fila imensa de votantes.
    Uma época de sonhos e excitação, oposta completamente à realidade actual.
    25 de Abril sempre !

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. 25 de Abril SEMPRE !!! Estamos de acordo.

    ResponderEliminar
  6. A Lídia lembrou os traidores, falou por mim
    ia a dizer qualquer coisa assim

    ResponderEliminar
  7. Desejar que a felicidade esteja por aí.

    MANUEL

    ResponderEliminar
  8. OI GRAÇA!
    O DIREITO DO POVO AO VOTO DIRETO E LIVRE, TEM DE SER SAGRADO.
    ADOREI TEU TEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Só quem o viveu , não é ?
    Talvez por isso a desilusão às vezes é maior.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  10. 25 de Abril, hoje e SEMPRE!
    Excelente texto.

    Beijinho e até amanhãaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  11. Também me lembro muito bem das filas e da felicidade que todos tinham por estar ir votar.
    Eu nunca faltei e devo dizer que adoro fazê-lo, sinto-me mesmo feliz por poder votar-
    bjs Graça e bom almoço

    ResponderEliminar