domingo, 19 de abril de 2015

Andar pelas alturas

Aconteceu mesmo. Na verdadeira ace(p)ção da palavra: ontem andámos mesmo lá pelas alturas. 

Metemos pelo pinhal e fomos dar ao ponto de vigia chamado Ponto Novo e lá tivemos de subir os 58 degraus até ao topo de onde se vislumbra o mar e o pinhal em redor.

(daqui)



(com a neta)


(Há sempre forma de comparar as figurantes com as de outras eras e ver as diferenças...)


(com a sogra; Jan/76)

Diretos a S. Pedro de Muel, passámos pelo Farol e lembrámo-nos de bater à porta. 



Recebeu-nos um simpático faroleiro que se disponibilizou a mostrar-nos o equipamento por dentro. 

E toca de subir mais 153 degraus!







(As lâmpadas)

(Maquinaria francesa)

(De fora)

(Frente ao mar)

(S. Pedro ali em baixo)
(E toca a descer)



35 comentários:

  1. Belo passeio e não ficou cansada nem tonta de tanta volta em caracol?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, Benó!! A menina pensa que eu sou alguma velha de 67 anos'!!!!!! eheheheheheh

      Eliminar
    2. Bem respondido, Graça. Ah! Ah! Ah!

      Eliminar
  2. Lindas fotos de tamanha aventura!
    Parabenizo-os!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Já tou de língua de fora, só de ver tanta escadaria... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Isso é que foi subir e descer escadarias! Mas, tenho a certeza que valeu a pena...pelas belas vistas que desfrutaram e o queimar de calorias!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belíssima as vistas que não se podem registar em fotos normais...

      Beijinho

      Eliminar
  5. Não, não me ausentei. Andei em busca de palavras e ainda não as encontrei.
    Talvez as encontrasse se tivesse subido
    consigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe, Rogerito! "Lavar os olhos" e "levar com o vento das «fuças»" agita a mente.......

      Eliminar
  6. Nao me metia numa dessas!! Nao me incomodo de subir escadarias desde que nao veja as alturas assim... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e andar nos teleféricos dos Picos Da Europa e da Suiça? Bem bom!!!!

      Eliminar
  7. Estou com a Catarina
    Livra!!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  8. ~ Imagino, como a menina passou o domingo com as pernocas bem gina(e)sticadas!!

    ~ ~ Beijinho, desejando mais uma semana de audaciosas aventuras desportivas. ~ ~
    ~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou habituada a andar a pé, embora me recuse a «fazer caminhadas» como agora é moda... Toda a vida andei a pé e de transportes públicos, de modo que não me custa. Até gosto!!

      Eliminar
    2. ~ ~ Imagino... ~ ~
      ~~~~~~~~~~~~~

      Eliminar
  9. Subir 211 degraus e considerando os anos que vão passando, é obra! Parabéns! Este feito é superior à vista que lá do cimo se disfruta. O posto de vigia só o conheço de longe. Fico com a curiosidade de um dia ir até lá junto dele, é que foi construído no ano em que eu nasci. Felizmente que eu ainda posso subir todos esses degraus.
    Os meus cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, caro/a anónimo/a. Há de tentar. Se quiser levamo-lo/a lá! A vista é linda mas difícil de registar em foto.

      Eliminar
  10. Um dia nas alturas, muito bem aproveitado e certamente didáctico para as crianças, que certamente jamais o irão esquecer !

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Um passeio e visita muito bonita.
    Foi coisa que nunca fiz e adorava.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom! Levamos uma banho de natureza - que é uma coisa deliciosa.

      Eliminar
  12. Eis algo que me custa imenso : subir!!

    Se me colocassem lá em ciam, ainda poderia ser , porque era só descer...

    Boas fotos e excelente passeio

    Desejo-te feliz semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, São!
      Por acaso a mim custa-me mais descer - faz-me mais medo....

      Beijinho.

      Eliminar
  13. Tenho um fascínio especial por faróis. O primeiro a que subi foi em Leça, na Praia da Boa Nova, era ainda miúdo. Uma memória que nunca se me apagou e me "obriga" a subir a todos os faróis visitáveis que me aparecem pelo caminho. É duro, mas vale sempre a pena. será que algum dos seus netos vai ficar também rendido aos faróis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles gostaram muito, especialmente ela que é mais velha. Para mim foi a primeira vez que vi um por dentro. Mas também gosto muito de faróis, a fazerem frente ao mar! Um espanto!

      Eliminar
  14. Assim é que é minha amiga, sempre a subir, e com várias gerações :)

    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Uma autêntica aula de STEP!!!
    Também estou muito habituada a grandes passeios e sou como tu a descida das escadarias, para mim, é mais desconfortável do que a subida-
    Excelente fim de semana, bom passeio e bem acompanhada.
    xx

    ResponderEliminar
  16. Boa passeata com exercício físico, ar puro e gozo de vistas.

    ResponderEliminar
  17. Os netinhos devem ter ficado encantados.
    Um abraço

    ResponderEliminar