sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Apontamentos sobre umas comemorações do 5 de outubro





     Absolutamente insólito!

         1. Primeiro foi o anúncio de que o 5 de Outubro deixaria de ser feriado a bem da produtividade nacional! Nem Salazar que de republicano nada tinha se atreveu a retirá-lo da lista dos feriados.

              2. Depois foi o anúncio, feito à última da hora para tomar todos de surpresa, de que, pela primeira vez as comemorações não seriam realizadas na Praça do Município onde o povo de Lisboa sempre se reuniu para assistir e aplaudir a festa da República para serem realizadas no espaço bem fechado de um tal Páteo da Galé porque o senhor presidente estava cheio de medo que os cidadãos revoltados e cansados de tantos desmandos que têm sofrido graças a um governo apadrinhado por este senhor presidente lhe estragassem a festinha.

       3.Apesar de estarem a coberto, o aparato policial e as ruas fechadas ao público foram uma demonstração de força ditatorial que é sinal de medo.
  
       4.Lamentavelmente, os lisboetas não tiveram tempo ou não tiveram uma liderança que os mobilizasse para rodearem o dito Pátio para intimidarem – sim, intimidarem – o medo demonstrado pelo senhor presidente.

            5. Os chefes do governo fugiram para uma reunião importantíssima algures na Europa desdenhando das comemorações republicanas ou, melhor, escondendo-se também do povo. 

          6. Como que por ironia do destino, quando o senhor presidente foi simbolicamente proceder ao içar a bandeira, esta subiu de cabeça para em baixo, sabe-se lá sinal de quê!

             7.   Depois aquele discurso absolutamente anódino e fora do contexto imediato da situação do país em que o senhor presidente, acossado que tem sido de todos os lados por tudo o que tem dito nos últimos tempos, resolveu – para dar ideia, só para dar ideia que quer equilibrar os dislates afirmados pelos vários elementos deste governo que nos caiu em cima – dar “graxa” aos professores – que ele sabe bem serem o elo mais fraco logo que lhes tentam polir o ego – falando da importância da educação e de como os professores são importantes… Ah! E dos jovens! Também falou dos jovens! Hipocrisias!

        8. Entretanto, duas mulheres – tinham de ser mulheres! – tiveram a coragem de interromper aquele discurso patético: uma completamente destroçada pela vida decorrente das (des)medidas de um governo que, malgrado ter sido democraticamente eleito, governa contra o próprio povo; a outra, cheia de coragem e de pundonor, cantou alto e com a sua voz clara o Acordai, novo “hino” da multidão dos descontentes, dos desiludidos, dos desesperados que todos os dias cresce em tamanho e em clamor.

















14 comentários:

  1. Mas o dia do(s) animal(is) não foi ontem?

    ResponderEliminar
  2. Nota positiva, a última parte do discurso de António Costa.

    http://www.youtube.com/watch?v=L7ofQYWJvxI

    ResponderEliminar
  3. Para as galés precisam estas criaturas do Governo , Cavaco , especialistas e assessores serem enviados!!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Um dia para não mais esquecer!
    Se uma das senhoras me fez engolir a comida sem vontade, a outra fez-me arrepiar.
    Haja futuro!
    bji

    ResponderEliminar
  5. Acabadinha de chegar...que dia ...que " mestifório" (?) Como diria uma tia minha que já não está cá...que pena tenho de não ter visto em directo...Mulheres com tomates ...
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  6. A bandeira não foi hasteada de pernas para o ar, algum engraçadinho a trocou por outra de fabrico chinês (porque o que está de pernas para o ar é ó símbolo, as cores estão correctas), suponho que para deixar o presidente mais mal visto do que já está... Bom, mas se disso não podemos acusar Cavaco, do seu autismo e desses discursos desfasados da realidade sim... ;)

    Grandes mulheres, sim senhora! Não estive a ver as comemorações (que denunciam bem o medo que reina entre os detentores do poder)mas vi mais tarde... E achei piada que as câmaras de TV fugiram todos para elas, não tendo chegado a ver a cara com que Cavaco ficou... :)))

    Mas sim, Hitler também foi eleito democraticamente, nem por isso deixou de ser o ditador implacável que foi! Para já, estes são mais cobardolas que outra coisa...

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaiao
    Através da RTPi assisti em directo às cerimónias, uma pouca vergonha, escondida num pátio.
    O discruso papético do cavaco fugindo às realidades do país, deixou uma vez mais à prova que o país anda mesmo sem leme.
    As duas senhoras que tivera a coragem de se manifestarem deram cor à cerimónia que terminou logo ali, e o cavo saiu bem acompanhado com medo de levar alguma.
    Viva a República.

    ResponderEliminar
  8. Cara Teté

    "Bom, mas se disso não podemos acusar Cavaco..."

    Não? Então o símbolo está visivelmente invertido e o homem não repara? Nem o António Costa? Nem os outros companheiros de varanda?

    Santa ignorância!
    A deles...

    ResponderEliminar
  9. Claro que tinham de ser mulheres.
    Os homens vendo a Bandeira Nacional ao contrário nem tiveram coragem de a colocar como deveria.
    Assim se voltam as costas à realidade deste país.

    ResponderEliminar

  10. Não foi um dia de festa, um dia do povo...
    É que os políticos são agora representantes de coisa nenhuma.



    Um beijo

    ResponderEliminar
  11. Sinto-me triste Graça, tive orgulho no nosso País, ainda tenho, mas nos politicos sinceramente, dificilmente voltarei acreditar.
    Uma vergonha!
    As mulheres são-no com o M, muitas mais são precisas.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  12. Desde que se chegou à conclusão de que as bestas ( não os burros, que não têm nada com isto)estavam em extinção arranjaram-lhes logo um habitat condigno - Belém e S. Bento.

    E não há acasos? Ontem, foi um acaso de um caso.

    Beijo

    Laura



    ResponderEliminar
  13. Querida Graça, fantástica esta tua análise das (des)comemorações do 5 de Outubro! Tal e qual o que eu penso e pensei.
    Mas medonhas mesmo, são as imagens daquela Mulher (assim mesmo com M maiúsculo)sensivelmente da nossa idade e por isso sem estar de certeza no apogeu das suas forças, mas que mesmo assim foram necessários 5 brutamontes para a mover e levar para longe. Grande Mulher! Pequenos são os homens que atentam contra a integridade física desta senhora. Pequenos são os homens que pretendem calar e fugir do seu povo. Bem o disse Mário Soares: muito mal está o país onde os governantes têm medo do seu povo.
    E a cena da bandeira içada ao contrário, com todos a olhar para ela, impávida e serenamente, demonstra que não sou só eu que tenho Alzeimer! ;)
    Beijinhos e saudades, amiga.

    ResponderEliminar
  14. Foi uma cerimónia triste e envergonhada, não fora a coragem daquelas duas mulheres- uma com a dor na voz, outra com a coragem na voz!
    (desculpa a correcção pois não tem importância, mas a jovem de vermelho cantou a "Firmeza", também do Lopes Graça, e não o "Acordai")
    Abraço

    ResponderEliminar