quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O inventor da roda



Li no Banco corrido que «Pedro Alves, deputado do PSD por Viseu, atribui ao atual Governo o regresso do ensino profissional à escola pública depois de esta o ter abandonado nos anos 80 e 90. Para o deputado, José Augusto Seabra, Roberto Carneiro, David Justino e, já agora, Maria de Lurdes Rodrigues não existiram. Pedro Alves, deputado do PSD por Viseu, sabe de fonte segura que foi Nuno Crato que inventou a roda

Achei graça à ironia, mas não liguei muito! Só quando, ontem, tomei conhecimento de mais uma das tropelias que o ministro (C)rato vai fazer à escola pública e, pior, aos jovens deste país! Para mim que li em 2005 o irritante livro do Eduquês do dr. (C)rato já nada nele me espanta. O que me espanta é que o país, os sindicatos e em especial os professores (que, infelizmente, na sua maioria, são tão elitistas como o senhor ministro que lhes continua a cercear todas as suas possibilidades profissionais sem que eles se queiram dar conta) não se insurjam contra estas barbaridades como tão avidamente se insurgiram em 2008 contra o facto de serem avaliados. Apenas.

O senhor ministro (C)rato deve ter tido uma educação muito traumatizante porque, que se saiba, não foi daqueles que tiveram de “subir na vida a pulso”, nem daqueles que para estudarem tiveram de se esgatanhar a trabalhar, nem daqueles que tiveram de, aos dez anos, escolher a escola técnica porque os pais não podiam mantê-los no liceu e que, por isso não puderam seguir os estudos para os quais tinham apetência e inteligência. Só assim se justificaria tanto azedume e tanta implicância para com a escola para todos que tanto custou a alcançar até a bons ministros da sua área política que o antecederam.
Com toda a demagogia e hipocrisia dos senhores deste governo que muitos neste país fizeram eleger e dos seus apaniguados – vide Ramiro Marques, o seguidor-sombra do senhor ministro que nenhum outro talento tem senão esse, o de ser seguidor na sombra do ministro – vêm agora defender o ensino profissional e as vias profissionalizantes – que foi retomado e reabilitado desde o início dos anos 90, e não antes por questões culturais e nenhuma outra – porque na Holanda assim e porque na Alemanha assado, sem quererem ou saberem explicar a evolução histórico-social desses e de outros países altamente industrializados desde o século XIX, de quem estamos, infelizmente, a anos-luz de distância a todos os níveis! 

E, num golpe de rins, ou de mágica, ou de desprezo puro e simples pelos cidadãos que, mal ou bem, os puseram no comando, o senhor ministro (C)rato vem subliminarmente e com as suas proverbiais falinhas mansas, retomar o ensino profissional de há 50 anos atrás em que os meninos pobrezinhos (alguns! Que muitos nem  chegavam à escola) tinham profissões manuais e os outros, filhos das famílias abastadas ou de famílias mais cultas – que foi o seu caso, filho de professores de matemática e descendente dos Viscondes de não sei quê – iam para o liceu onde se instruíam e educavam as “elites”.


(Do pintor Augusto Gomes)

Agora, os alunos que cheguem ao 6º ano com duas retenções na bagagem – o que é fácil de acontecer com miúdos filhos de famílias disfuncionais, monoparentais e socialmente desfavorecidas (e eu sei do que falo!) – serão obrigados – leram bem: obrigados – a seguir a via profissional tendo de aprender três ofícios a escolher pela escola de acordo com as necessidades económicas da região, como sendo agricultor, eletriscista, canalizador, talhante… (Creio bem que a ideia de seguir estudos em talhante terá vindo daquela entrevista que o senhor Soares dos Santos deu há meses em que se queixava amargamente que, se precisava de contratar um talhante para os seus estabelecimentos – as mercearias doces – tinha de ir buscá-lo à Holanda ou à Polónia…)

Estaria aqui o resto do tempo a insurgir-me contra esta última pérola Cratina, mas melhor, muito melhor do que eu possa dizer, disse o articulista André Macedo hoje no DN numa excelente crónica a que deu o título de O Erro Crato que termina assim:

«Nuno Crato vive preocupado em exibir autoridade. Quer chumbar, punir, travar. Vê a escola como um centro de exclusão, não como espaço de desenvolvimento de competências sociais, culturais e técnicas - com regras, competição e exigência. Não tem um plano educativo desempoeirado: sofre de reumatismo ideológico. Engaveta os alunos. Encolhe o País. Reduz a riqueza. É matemático.»



9 comentários:

  1. Estamos a voltar à divisão entre quem tinha hipótese económica de estudar e quem não tinha, estamos a tratar contextos diferentes de modo igual.

    A classe docente deveria manifestar-se agora tão fervorosamente como se manifestou contra a avaliação porque o futuros das crianças que educam está a ser cortado às cegas!!


    Mas, como sempre, a sumissão reina !

    Um abraço

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  2. ... e, assim cartesianamente sufoca a geração futura... Infelizmente!
    Bj. Célia.

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  3. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Gostaria de comentar, mas não tenho bases para o fazer, nunca tive probelmas de ensino na minha juventude, nem tive com a educação de meus filhos, as minhas filhas estudaram inglês, chinês, coreano e tailandês, como tal nada a comentar.
    Aqui no Oriente o professor é considerado tal como um pai e muito respeitado, não falo na Escola Portuguesa que não conheço.
    Mas sei que as coisas em Portugal andam mal não na Educação, Finananças e tudo o mais.
    As notícias que cá chegam é só falar de assassinatos, roubos etc. etc. infelimente é assim.
    Abraço amigo com votos de óptimo fim de semana, mas antes informarei que a roda já tinha sido inventada no quarto milénio aC.

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  4. Apenas um pormenor, se me é permitido.
    Nuno Crato não é nada assim na vida real.
    Conheço-o há uns anos e tinha-o como um simples cidadão, nada vaidoso, muito menos com tiques ditatoriais.

    A política e sobretudo o poder tem destas coisas.

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  5. O que custa é a passividade de tantos que têm consciência desta hecatombe que ameaça o que de melhor tem a Escola Pública - o ser inclusiva e universal.

    Este caminho leva-nos à pior de todas as formas de empobrecimento. Um país sem um projeto sério e sustentado para a Educação é um país sem futuro.

    Lídia

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  6. O ensino que encaminha para o mundo profissional nunca tinha que passar a uma segunda oportunidade. Hoje vemos advogados a exercer de trolhas, e economistas de varredores, sem com isto querer desprestigiar a nenhuma profissão, mas faltam os verdadeiro profissionais.
    Confirma-o quem estudou no Infante.
    Aquele abraço, grande

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  7. Minha amiga, estamos a assistir impotentes ao retrocesso do nosso país e à destruição de todos os direitos que alcançámos.
    Será que as nossas vozes não se levantam de uma vez e acabam com estes "Cra(e)tinos" .
    Parabéns por esta sua excelente crítica.

    beijinhos

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  8. Não considero má ideia que existam cursos profissionalizantes, especialmente quando os próprios miúdos têm dificuldades de aprendizagem ou desinteresse pelos estudos. O que não se percebe é essa obrigatoriedade de seguir por aí.

    Cretino é o que esse ministro é, que já sobre o curso do amigalhaço Relvas tirado à má fila manteve-se silencioso. Ou há duas bitolas para ele? Cambada... :P

    Beijocas!

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  9. Cambada mesmo, Teté!

    Caro Observador, pode ter muita razão, mas olhe que o homem está um elitista e um arrogante abominável!

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