segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Porto

«O portuense é o homem mais dedicado, mais serviçal, mais bom homem. Sòmente há três coisas de que êle não gosta – e nesse ponto é maus brincar com êle. Não gosta de Lisboa. Não gosta da polícia. Não gosta da autoridade. Da autoridade vinga-se, desprezando-a. Da polícia vinga-se, resistindo-lhe. De Lisboa vinga-se, recebendo os lisboetas com a mais amável hospitalidade e com a mais obsequiosa bizarria.»

(Ramalho Ortigão, in “As Praias de Portugal”, Livraria Clássica Editora, Lisboa, 1943)


E recebe os lisboetas e os outros todos assim...

(imagem da net)











(Foto de Francisco Mendes)


(Foto de Francisco Mendes)


(Foto de Francisco Mendes)







19 comentários:

  1. Não encaixo muito bem nesse perfil, Graça. Não só adoro Lisboa, como também não sou serviçal. Provavelmente, porque já saí do Porto há muito tempo ( embora, nos últimos meses reparta a minha vida entre Lisboa e Porto)perdi essas características :-)
    Obrigado pela bela homenagem que prestas àquela que, apesar de tudo, será sempre "a minha cidade"
    E, quando quiseres visitar o Poro, já sabes: às sextas feira há sempre um post no CR.

    ResponderEliminar
  2. Onde está a placa que indica o caminho para Lisboa? :-) :-)

    ResponderEliminar
  3. Um excelente passeio, está visto! Por mim só subsitutía a francesinha, que não aprecio, por umas tripas ou pitéu do género... E começava pela Lello, está claro!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Carlos, o texto foi escrito no século XIX...

    ResponderEliminar
  5. Observador, não seja mauzinho... O Porto é/está uma cidade LINDA!!!

    ResponderEliminar
  6. Rui, mais o Palácio da Bolsa e mais muito mais coisas lindas e boas ...

    Isto é apenas um «cheirinho» do Porto...

    ResponderEliminar
  7. O Porto e a Cidade têm uma personalidade distinta.
    Quem percorre as ruas nota no ar uma espessura diferente, um linguajar sem subterfúgios, uma cultura e uma tradição que é orgulho das suas gentes.

    Boa reportagem, Graça Sampaio.

    ResponderEliminar
  8. O Porto é um espectáculo mas eu não gosto de francesinhas!
    Merece bem uma estadia por lá!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Quem sabe, ainda um dia visitarei as origens de meus avós... Um sonho! Lindas fotos! Motivadoras!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Andei por aqui muito recentemente.
    E, mais uma vez, adorei.
    Bibó Puorto!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Na semana passada calcorreei os locais que tão bem retratou.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Que linda cidade! E lá está o famoso Majestic Café do qual já tinha ouvido falar mas que nunca tinha visto em foto.

    ResponderEliminar
  13. ~
    ~ ~ A mimha irmã tirou lá o curso de medicina, apaixonou-se
    completamente pelo Porto e por um colega portuense...

    ~ ~ A miha fiha que passa temporadas com a tia,
    também adora o Porto e sobretudo, as suas gentes, que
    identificando-a como visitante, tratam-na com a maior
    delicadeza e simpatia.

    ~ ~ Eu passo pelo Porto sempre a correr, em vésperas
    de efemérides familiares e só posso dizer que a
    cidade exerce um fascínio cativante sobre mim.

    ~ ~ ~ Excelente a tua seleção de fotografias com que
    ilustraste mais um post de qualidade estética cultural.

    ~ ~ ~ ~ ~ A b r a ç o. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  14. Aprendi a gostar do Porto, mas ainda acho a cidade muito escura em tempo de chuva...

    Boa reportagem, Graça !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Também aprendi a gostar do Porto. Quando, nos anos 50 - 60 o atravessava em direção a Barcelos, a terra do meu pai ou a Guimarães, onde vivia um ramos da família da minha mãe, era feio, escuro, granítico. De há uns anos para cá tem-se transformado e tornou-se uma verdadeira capital europeia.

    ResponderEliminar
  16. Tenho andado ocupadíssimo (e vou continuar nos próximos dias), dei agora uma olhadela fugidia por alguns post, ... e o que eu tenho andado a perder !!! :)))

    Obrigado, Graça ! rsrs ... Já sabem qual é a minha opinião ! :)))

    Um beijinho tripeiro ! :)))
    .

    ResponderEliminar