quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Cansaço



Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar,
É um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo...

Não, cansaço não é...
É eu estar existindo
E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Como tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.

Não. Cansaço por quê?
É uma sensação abstrata
Da vida concreta —
Qualquer coisa como um grito
Por dar,
Qualquer coisa como uma angústia
Por sofrer,
Ou por sofrer completamente,
Ou por sofrer como...
Sim, ou por sofrer como...
Isso mesmo, como...

Como quê?...

Se soubesse, não haveria em mim este falso cansaço. 
(...)

(Álvaro de Campos)


13 comentários:

  1. Desilusão...
    Será que amanhã vamos ter mais do mesmo?

    ResponderEliminar
  2. Cansaço de viver todos os dias na incerteza e na esperança de amanhã vir um dia melhor.Para já venha o FDS prolongado. Quanto mais não seja, pode ajudar a digerir uma decisão desfavorável do TC

    ResponderEliminar
  3. Boa escolha e sempre atual este poema. O cansaço do existir em todos os dias iguais. Há momentos assim.

    ResponderEliminar
  4. Há dias em que me sinto assim.
    Parece que dói tudo.
    Até a alma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Daqui a pouco nem tenho forças para comentar! :(

    Abraço cansado

    ResponderEliminar
  6. Ao contrário de Pessoa, sei muito bem porque sinto cansaço , por quem sinto repulsa e aquilo que me enfurece!!

    Bom fim de semana prolongado.

    ResponderEliminar
  7. ~
    ~ ~ Álbaro de Campos-- engenheiro naval-- estudante do UK...

    ~ ~ Para Álvaro, o cansaço, o tédio e o aborrecimento, não era um estado de alma ocasional, como acontece com criaturas saudáveis.

    ~ ~ FP criou s personalidade de AC, de modo a fazer dele om desadaptado, em que fazia parte da sua natureza, o sensacinalismo a par do cansaço, do tédio, enfado, náusea, abatimento, revolta, abulia, agústia, torpor.

    ~ ~ Embora, estas características estivessem mais presentes na sua primeira e última fase, FP criou-o como se sofresse da doença que hoje é denominada como Transtorno Bipolar de Humor-- a passagem frequente de estado de euforia, para estado de depressão.

    ~ ~ Relembrei estes conhecimentos, para fazer notar que temos como obrigação prioritária, adaptarmo-nos ao mundo em que vivemos, considerando a transitoriedade de condições adversas ou favoráveis, e a absoluta necessidade de reagir a estados de abatimento.

    ~ ~ ~ Venham boas anedotas! ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ A b r a ç o s ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  8. ~
    ~ Deveria constar sensacionismo-- sensualismo.

    ResponderEliminar
  9. Majo, foi tudo isso e muito mais, o que me encantou quando, em inícios de 70, li o meu primeiro Álvaro de Campos - o meu favorito...

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente parece que não sou apenas eu que sinto este imenso cansaço...

    ResponderEliminar
  11. Álvaro o meu heterónimo preferido !
    Excelente a fotografia também.
    Obrigado Graça, por nos lembrares a qualidade dos nossos poetas !

    ResponderEliminar
  12. ~
    ~ ~ Tenho a sensação que me intrometi demasiado, pelo que,
    peço as minhas desculpas.

    ~ ~ Será cansaço?!!

    ~ ~ Ocasional e não crónico, tenho a certeza.

    ~ ~ São dias menos bons que acontecem.

    ~ ~ ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar