sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A (mão) esquerda

Um dia desta semana celebrou-se o Dia dos Canhotos. Nunca tal tinha ouvido, mas fui informar-me e fiquei a saber que foi no dia 13 de Agosto de 1992 que o clube britânico Left-Handers lançou o Dia Internacional dos Canhotos como forma de protesto contra a discriminação que sofrem os esquerdinos no mundo dos que usam essencialmente a mão direita.



Face a estes Dias de, para quando o Dia do Maneta, do Perneta, do Obstipado, do Borbulhento e sei lá do que mais?…

Nada tenho – nem nunca tive – contra as pessoas que usam o lado esquerdo nos seus movimentos habituais por oposição à maioria que usa o lado direito. O meu neto mais novo, que ainda só tem três anos, usa a mão esquerda para comer, para apanhar as coisas, para desenhar, mas dá pontapés na bola com o pé direito. Lembro, porém, com alguma amargura como, no tempo em que eu era aluna, os pobres canhotos eram forçados pelos pais e pelos professores a usarem a mão direita na completa ignorância (aliás como faziam com os disléxicos) de que o problema não estava na mão, mas no cérebro. Se bem que a questão não se ativesse apenas no desconhecimento científico mas muito mais na cegueira religiosa que fazia o povinho acreditar que a mão direita tinha a ver com Deus enquanto a esquerda tinha a ver com o Diabo. Em muitas línguas a palavra «esquerda» vem diretamente do latim em que se dizia «sinistra».

A minha filha mais velha, que ainda está na faixa dos trinta, aprendeu uma lengalenga no jardim-de-infância que dizia assim:

«Esta é a mão direita
A esquerda é esta mão
Com esta digo sim
Com esta digo não
Levanto a direita ao céu
Apanho a esquerda ao chão
Agora que já as conheço
Já não faço confusão»


Ora num país secularmente e pateticamente católico, com trezentos anos de Inquisição a pesarem na sua História e mais 48 de catolicismo obtuso e fascizante em que nos pintaram um deus vingativo e mau criado à imagem dos seus criadores ciosos de dominarem o povo pela ignorância, pelo medo e pelo castigo, quem fosse contra os ditames paroquiais seria punido seguindo o caminho sinistro, da esquerda, do Inferno.

Acredite-se ou não, essa inculcação de anos e anos ainda se mantém em muitas e muitas cabeças por esse país fora, continua como uma nódoa que não sai nem por nada do tecido. Por isso durante trinta anos foi-se votando em gentinha como o atual inquilino de Belém, por isso não descansaram enquanto não puseram esse tipo de gentinha em todos os lugares de governação.

É preciso dizer mais?

17 comentários:

  1. ~
    Não precisas dizer mais nada.

    ~ Está ~ P E R F E I T O ! ~

    ~ ~ ~ Ótima a tua opinião. ~

    ~ ~ ~ Um texto impecável. ~

    ~ ~ ~ ~ A b r a ç o. ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  2. Também nunca tinha ouvido e lembrei-me logo do único canhoto da família, o meu rapaz mais velho que era tal e qual como o teu neto mais novo! :)
    E olha que era um excelente jogador que continuou a jogar até depois de entrar na faculdade!
    Felizmente que nunca foi contrariado nessa sua opção esquerdina! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não fazia ideia dessa conotação religiosa ao facto de se ser canhoto. Mas concordo contigo, uma coisa é ser-se católico (não sou, mas não tenho nada contra), outra pateticamente católico ou beato... :P

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Foi noutro blogue que tomei conhecimento do dia do canhoto! Imaginem… dia do canhoto! : ))
    Os meus dois filhos são esquerdinas. Desconhia a explicação religiosa. Santa ignorância! : )
    Os pais dos meus filhos não são esquerdinas embora eu, quando estou cansada de escrever com a direita, comece a escrever com a esquerda mas mais devagar e já com uma caligrafia pouco uniforme. Para o meu filho tive que lhe comprar uma luva de baseball para a mão esquerda, já para a minha filha não foi necessário. Ele também chuta a bola com o pé esquerdo. Ambos manuseam a faca com a direita. A tesoura com a esquerda, portanto uma tesoura para esquerdinas. Não deixa de ser interessante as suas preferências.

    ResponderEliminar
  5. Esquerda ou direita
    É uma forma de marchar
    Para a frente e por diante
    Mas nunca de recuar
    Ou de andar para traz.
    Com a direita se escreve
    E com a esquerda também.
    Parece que andam à vez
    Para viver como convém
    Uns constroem a paz
    Outros destroem o bem

    Muitas mentes obtusas
    Se servem destas versões
    Para nos acorrentarem
    Às suas opiniões
    Depois tudo nos roubam
    Até aos últimos tostões

    Qual dos dois serve melhor
    Para tamanhas confusões????

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ler este seu texto , aliás como todos. Desconhecia o dia dos canhotos...
    Sabe , como professora que fui , sempre prestei uma atenção especial aos canhotos e constatei , isto durante quase 40 anos , que são muito inteligentes e com capacidades muito acima. Terei errado ?
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Ao reler o meu comentário até parece que os meus filhos têm pais diferentes. : ) Aqui o termo “pais” refere-se a “pai e mãe”. : ))

    ResponderEliminar
  8. Também já fui esquerdino. Por necessidade.
    Andava na Escola Primária, de S. Miguel, em Viseu, anos 55/6. Na zona do Jardim das Mães, ali ao Rossio (Viseu), num célebre dia, na brincadeira do "castelo é nosso", lá desloquei o braço direito, penso que foi por ter sido apeado à força do castelo, que era um pedregulho que lá havia.
    Não faltei às aulas e aprendi a escrever e a desenhar com a mão esquerda. Lembro-me de ter desenhado uma cerejeira com cerejas maduras...
    Claro, foi sol de pouca dura...

    ResponderEliminar
  9. Como não concordar contigo?

    Mas aqui há anos acabou por encerrar, pois não tinha clientes, uma loja destinada a pessoas esquerdinas....o que não se compreende, até porque há queixas sobre discriminação!

    Originalidades portuguesas...

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Esquerdinos:
    - Grandes figuras Internacionais
    são esquerdinos;
    - Futebolistas, são muitos com o
    excelente pé esquerdo;
    - Na minha primária, quando a
    professora fazia a pergunta,
    por segundos imaginava como
    jogaria uma pedra: Era com a
    direita...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Não sabia do dia dos esquerdinos. Na minha família não há canhotos mas tb. não tenho nada contra. Mas que o mundo está feito para os dextros é uma verdade.

    ResponderEliminar
  12. Dos quatro cá de casa só um não é canhoto (quem será?) mas nenhum votou nessa gente.
    "Vade retro!"

    ResponderEliminar
  13. Graças a Deus que meus pais eram fora do contexto. Lembro deles a dizerem como "apresentaram-me" os lápis para pintar: simplesmente, colocaram na mesa, à minha frente, e disseram: "pega". Peguei com a direita, pronto. (Apesar de ser esquerdina quanto aos membros inferiores.)

    ResponderEliminar
  14. Não gosto de fazer críticas políticas. Estou de acordo e sempre fui contra quem "instuticionalizou" que os destros eram os que escreviam com a direita. Somente no italiano e no latim !
    Musicalmente se assim fosse, teríamos perdido muitos e grandes compositores e músicos, o McCartney seria um deles !

    ResponderEliminar
  15. Excelente texto Graça, estou plenamente de acordo!
    Fizeste-me recuar no meu tempo de primaria, onde tinha como parceira de carteira a minha vizinha e melhor amiga, recordo bem que chorei(como se doesse a mim) as réguadas que a professora lhe dava para a obrigar a escrever com a mão direita.

    Com a esquerda não me ajeito, mas precisava para os dias em que as tendinites do meu direito não me largam.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  16. Um grande obrigada a todos pelos simpáticos comentários; mas um agradecimento especial ao Luís Coelho pelos versos. Terão sido escritos à esquerda?!...

    ResponderEliminar
  17. Desde que descobri o Dia Internacional do Orgasmo, já nada me surpreende...

    ResponderEliminar