sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Abertos ao domingo à tarde





Já tinha visto num título do jornal logo de manhã e depois, quando lá cheguei para as compras da semana, estava anunciado por todos os lados: “Este domingo estamos abertos à tarde.” Entretanto, recebi uma mensagem no telemóvel a dizer: “Este domingo aproveite 10% de desconto em cartão em todo os produtos.” Manobras do marketing!

E, quando cheguei à caixa para pagar as compras, disse à empregada em tom de alguma cumplicidade: “Então lá vos obrigaram a trabalhar ao domingo à tarde...” Com a civilidade que é apanágio dos empregados daquela grande superfície (agora diz-se colaboradores, mas eu não gosto desta nova denominação para os trabalhadores por conta de outrém) a senhora abriu os olhos em ar de grande espanto e admiração e, delicadamente, respondeu-me: “Sabe que é a primeira pessoa que nos diz isso?... É que toda a gente concorda com esta nova medida...”

Contam-se pelos dedos as vezes que fui ao supermercado aos domingos e agora, aos domingo à tarde, ainda menos. É a minha forma de reagir contra. Posso parecer antiquada, mas se houvesse muita gente a pensar assim, podia ser que houvesse mais consideração pelos funcionários dos supermercados. Claro que eles têm na mesma os seus dias de folga, mas é ao domingo que os filhos estão também em casa e eu continuo a advogar que as famílias continuam a precisar de ter os seus tempos comuns de natural convívio, descanso, diversão, aprendizagem, discussão de assuntos, refeições em conjunto, toda uma miríade de procedimentos que fazem a diferença na preparação para a educação e para a cidadania dos mais novos.

2 comentários:

  1. Creio que sabes que não faço compras em grandes superfícies.
    Aqui não as há e tenho mesmo ao pé da porta um bom comércio local que não é o teu caso...
    Mas não concordo com os horários que estão a implementar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Também entendo ser uma violência!
    Quando me lembro (tipo horror) quando tinha que ir trabalhar aos Sábados de manhã até à uma hora da tarde, e o que foi quando se conquistou esse privilégio de não ter esse pesadelo. Quanto irá custar a estes trabalhadores terem que levar com o fim de semana todo a trabalhar.
    Os patrões vão fazer tudo para que essas pequenas benesses que tivemos sejam pagas com língua de palmo!

    ResponderEliminar