segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial dos Animais


Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal.  E não é coincidência, pois este santo é o protector dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa.

Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.

A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.







3 comentários:

  1. Pode parecer uma cretinice e até não vir muito a propósito mas acho que as despesas de saúde que as pessoas têm com os seus animais de companhia deviam poder ser declaradas para efeito do IRS.
    Afinal, sobretudo para quem vive só, esse animal é a sua família...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão! Também acho. Mas isso em Portugal seria o fim do mundo! Não há sensibilidade. Pois se até os abandonam por aí sem dó nem piedade!

    ResponderEliminar
  3. O mundo em geral, está fora da razão!
    Dizer que em Portugal isto ou aquilo, é uma amostragem do que se passa por esse mundo fora. Valores éticos isso é lirismo! Quem é que quer saber dos animais, tirando assim um pequeno numero de pessoas, comparado com os que os maltratam, e os têm à mingua de "cama e mesa". É também uma questão de princípios educativos, na província e por esse interior recôndito quem se preocupa se o cão tem fome, se o gato comeu, se tem onde ficar, eles que se amanhem, se houver restos comem, senão passam fome, cão é para guardar a casa, fazer festas? nascem vivem e morrem, pulguentos sarnosos, magros, e nunca levaram um carinho do dono, a quem deram sempre o melhor dos seus sorrisos, do seu amor e ternura, e até dariam a vida por quem nunca lhes deu um afago, quanto mais amor!
    Para mim todos os dias são dia do animal!

    ResponderEliminar