segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Elvis Presley



Foi no dia 16 de Agosto de 1977, faz hoje 33 anos, que morreu o Rei do Rock – Evis Presley. Tinha 42 anos de idade. Morreu de ataque cardíaco provocado pelo uso excessivo de fortes medicamentos que tomava certamente para combater a enorme depressão em que vivia desde a morte da mãe, o divórcio de Priscilla e pelo facto de a sua música ter sido, de alguma forma ultrapassada pela dos Beatles.

Dono de uma voz poderosa e de uma bela presença, começou a sua carreira musical na primeira metade dos anos 50 do século passado, tendo a sua música sido altamente influenciada pelos ritmos dos blues e pelo soul. Lançou uma forma de dançar, com constantes movimentos circulares de ancas, que em muito escandalizou os “pais” da época, mas que muito agradava às numerosíssimas fãs. Foi acarinhado por cantores de nomeada como Frank Sinatra e Sammy Davis Jr e Hollywood também aproveitou os seus dotes para rodar imensos filmes com Elvis nos anos 60.


Dei conta deste portento do rock and roll e encantei-me com as suas canções nos finais dos anos 50, quando já estava aí no 2º/3º ano do liceu na Escola Académica. Não posso é deixar de recordar a minha colega e grande amiga de adolescência, a Paula Marrazes, (sei lá por onde andará?) que se apaixonou, no verdadeiro sentido da palavra, pelo Elvis Presley! Lá atraente era ele! E sexy! – (só que naquele tempo não se usava essa palavra!)


A primeira das suas canções que retive foi:  It's now or never, uma poderosa e romântica versão de O sole mio!
Vamos recordar:



Mas a minha preferida é mesmo Are you lonesome tonight?




7 comentários:

  1. Mal empregada morte!
    Era um artista ímpar, ainda hoje se não fosse a morte prematura e tivesse levado uma vida limpa, se calhar ainda faria as delícias de muitos admiradores!
    Outros da idade dele ainda mexem!
    Maldito manager, que na ganancia de ganhar um milhão de dólares por cada filme "fatela" e, que ao Elvis não davam nenhum gozo fazer, nunca o deixou sair dos EUA, para realizar digressões mundiais como ele tanto desejava. Todas estas coisas juntas, tiveram como resultado final a morte precoce, de um fora de série!
    Não concordo que o Elvis tenha sido ultrapassado pelos BEATLES, são duas correntes completamente diferentes, os BEATLES, chamaram-lhe sempre KING, e lá vem ele em destaque na capa do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, (aqui não consigo colocar a foto mas tu podes), onde todas as figuras que eles mais admiravam estavam representadas.
    Qualquer dia não escapo ao comentário:
    -Este maduro, gosta de tudo quanto toca a música!
    Puro engano, sou muito exigente nas minhas escolhas, e curiosamente aprendi a gostar do Elvis, uns anos após a morte dele. Reconhecer-lhe a afinação, o timbre, a criatividade, a classe do músico, e a diferença, que me passaram um bocado ao lado enquanto andei entretido com outras músicas, embora conhecesse a obra.

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei do Elvis!
    Obrigada pela lembrança e pela música, sobretudo a 1ª!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, Gato Preto: foi mesmo o KING do rock! Muito bom! E muito obrigada SEMPRE pelos teus comentários!

    ResponderEliminar
  4. Mas que presságio o teres tido uma grande amiga de apelido Marrazes!!! As palavras colam-se-nos, por vezes, para a vida inteira...

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente, na altura não era muito fã do Elvis; era mais do Paul Anka e do Pat Boone (não sei se o nome se escrevia assim, já lá vão mais de três meses, não?), embora também gostasse muito das canções que escolheste. Também eu tive uma colega, Isabel (não me lembro agora do apelido), que era completamente doida por ele. A primeira tatuagem que vi foi a que ela fez com um canivete, no braço, com o nome "Elvis", de que nós vimos fazer algumas partes (até me arrepio a recordar...); por outro lado, fiquei a saber, e nunca mais esqueci, que fazia anos a 8 de Janeiro, porque ele fazia colecção de peluches e ela mandava-lhe sempre um no aniversário. Só as grandes fãs fazem destas coisas.
    Ele foi de facto um "King" e "prontos".

    ResponderEliminar
  6. Oh! amiga esqueceu-me de te dizer que ele também faz anos a 8 de Janeiro, tal como...

    ResponderEliminar
  7. Tantas provocações.... O amigo inspector é mesmo malvadozinho com essa dos Marrazes: achas que foi premonitório?.....
    Quanto ao facto de o Elvis fazer anos a 8 de Janeiro, amigo Gato Preto, seu malvadozinho... não esqueci nunca que o meu primeiro "querido", teu amigo e familiar, também faz anos a 8 de Janeiro...
    Querida chefe, essa tua amiga ainda era mais "maluca" que a minha amiga! Até recebia peluches!

    ResponderEliminar