sexta-feira, 20 de maio de 2011

Feira quinhentista





Integrada nos festejos da cidade - o Dia da Cidade de Leiria celebra-se a 22 de Maio - A Câmara Municipal de Leiria vai promover, entre os dias 21 de Maio e 1 de Junho uma recriação histórica subordinada ao tema: "Na Corte D’ El Rei D. João III" . Esta iniciativa destina-se a cerca de 6.700 alunos do pré-escolar e de todas as escolas públicas do 1º ciclo do concelho de Leiria. O objectivo é dar a conhecer às crianças do concelho o Castelo de Leiria e a história local, através da realização de atividades lúdicas que promovam o conhecimento da história e da identidade de Leiria.

A grande aventura dos marinheiros portugueses nos mares desconhecidos" é o tema da iniciativa destinada aos alunos dos jardins-de-infância, que terá lugar nos dias 23 e 24 de Maio, no Teatro José Lúcio da Silva.


Em relação aos alunos do 1º ciclo, terão oportunidade de assistir a quatro peças de teatro, no Castelo de Leiria, que estarão em exibição nos dias 25, 26, 27, 30 e 31 de Maio e a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. Para o público em geral, está programada a realização de uma Feira Quinhentista no centro histórico, no próximo sábado, dia 21, entre as 15 e as 24 horas. No domingo, dia 22, a iniciativa prossegue com outra recriação histórica, entre as 15 e as 20 horas, alusiva ao mesmo período. Nos dias 28 e 29 de Maio, está prevista a realização de uma Feira Quinhentista, mas desta vez no Castelo de Leiria, das 15 às 24 horas. No total, estão envolvidos 200 actores, animadores e músicos.
 
 
Recordo, a propósito, uma outra recriação histórica, naturalmente de menor monta e com menor impacto, realiazada na "minha" Escola, no ano de 1995, que teve como tema "Uma viagem à Corte d'el rei D. João II", no âmbito das comemorações dos 500 anos da morte do chamado Príncipe Perfeito. A ideia saiu das cabeças de três colegas (incansáveis, extramamente criativas e dinâmicas) que conseguiram pôr toda a Escola em movimento. Foi o trabalho de um ano lectivo inteiro que culminou com a realização de um desfile histórico pelas ruas da cidade, uma feira medieval no espaço da escola e um banquete na Corte que teve lugar no feérico Castelo de Leiria. Todo o guarda-roupa foi executado na escola, bem como todos os cenários e jogos medievais, com o envolvimento de professores e  alunos, auxiliares de acção educativa e pais. Contámos, naturalmente com as ajudas da Comissão dos Descobrimentos, da Câmara, da Junta de Freguesia, do Governo Civil e de muitas outras instituições públicas e privadas.
 
Foi um evento inesquecível para todos os que nele participaram, especialmente para os alunos. Tenho a certeza que os que frequentaram a Escola nesse ano e fizeram parte do(s) elenco(s) não o vão esquecer nunca!
 
Deixo aqui algumas (poucas)  fotografias que guardei.
 
 
(Saída do cortejo da Escola com
D. João II a cavalo)


(Inauguração do painel dos Descobrimentos na Escola)


(Recebendo produtos para a feira)


(Pequenas vendedeiras de hortaliças)

 
(Vendedeiras de doces e mel)


(O boticário)

 
(A Corte reunida no Castelo preparada para o banquete.
Repare-se no Bôbo!)

 
(Damas da Corte no banquete
(elementos do Conselho Directivo...)

 
(Nobreza, Clero e "burguesia do séc XX" no banquete...)


7 comentários:

  1. É bom de ver com que empenho e dedicação a grande maioria dos professores deste país trabalha em prol do desenvolvimento cultural dos alunos e das comunidades envolventes, dando corpo a iniciativas como estas, que acrescem ao vasto rol de funções que desempenham.
    Acredito, ou melhor, sei que na sua prática diária, no contacto com as crianças, estes profissionais "esquecem" o quanto têm sido perseguidos e castigados pelas políticas vigentes, preocupados em fazer, em cada momento o seu melhor, pois têm consciência que do sucesso do seu trabalho depende o futuro do país.

    Deixo a minha admiração e o meu obrigado.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Uma iniciativa que ajuda os alunos a vivenciar e a aprender a nossa história.
    Assim aprenderão a amar o castelo que é um simbolo da nossa cidade.
    Mesmo maltratados os professores conseguem fazer estes milagres.

    ResponderEliminar
  3. Até tolero a nobreza... só não posso é com o Nobre e outros ilustres troca-tintas.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Querida Carol, a nossa Feira Quinhentista, é no próximo dim de semana. Hoje em dia, parecem cogumelos... ;)
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. é uma das melhores formas para as crianças conhecerem a nossa história.

    beijinho Carol

    ResponderEliminar
  6. Acho importantíssimas estas iniciativas para as crianças. É como teatralizar a história, e portanto torná-la mais lúdica e próxima!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Amigos, pelas vossas palavras de agrado. Sei que alguns de vós também são professores e sabem do que falamos: muito gosto, muito trabalho, muito entusiasmo, muito profissionalismo, muita dedicação. E que se "tramem" as políticas e os "maltratos". Penso e sempre pensei que quem traabalha por gosto e sabe o que faz não se deixa abater pelas políticas modernas nem pelos "maltratos". Nem se põe a trabalhar para a avaliação...

    Manuela, que tudo corra bem lá na vossa Feira. De facto, estão muito na moda.

    Amigo Rui, pois. Eu, Nobre, só mesmo o fiambre...

    ResponderEliminar