sábado, 20 de novembro de 2010

A zona velha de Leiria


Gosto muito de passear pela zona velha de Leiria: a Praça Rodrigues Lobo, a Rua D. Dinis, a Rua Direita e o seu emaranhado de ruelas estreitas que vão até ao Castelo, tudo tem ainda um traço medieval que nos encanta. Pena é que tantos prédios senhoriais lindíssimos estejam em ruínas, desabitados, decrépitos. Mas quando aparecem umas casinhas reparadas, repintadas e adornadas como se de casinhas de bonecas se tratasse, sente-se como que um estremeção de vida que me toca muito.

Foi o que senti quando, ontem, ao atravessar do Largo do Jardim para a Rua D. Dinis pelo portão do (ex)Banco de Portugal, entrevi a casinha que até há pouco tempo albergou a vetusta Livraria Martins.

Vejam!





Não resisto a guardar aqui memória do lindo portão de ferro do edifício do Banco de Portugal que dá acesso àquela rua que liga a Sé à Praça Rodrigues Lobo.





Quem não morar em Leiria, bem pode vir respirar o tempo em que o Eça e depois o Torga por aqui andaram.

Quem cá mora, detenha-se a passear por aí e a respirar este ar medievo! Sempre poupam umas horas na seca do ginásio...


4 comentários:

  1. Linda a nossa Leiria, malgré tout... :-))
    Também tenho essa da passagem ao lado do Banco de Portugal...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amiga, deste-me uma óptima dica para eu aproveitar logo que a oportunidade se apresente já que os próximos tempos vão ser bem preenchidos devido à quadra Natalícia.
    Penso que é das poucas cidades Portuguesas que conheço só de passagem e mesmo assim só a estrada que nos levava de Lisboa a Coimbra. Como deves imaginar via-se o Castelo e dizia-se: estamos em Leiria, está ali o seu castelo altaneiro.
    Pronto... fica para o próximo passeio lá mais para a Primavera.

    Jokas

    ResponderEliminar
  3. Fazes bem, Tite! O castelo é mesmo altaneiro - acho que é mesmo o mais bonito de todos!
    Thank you, Steve. You should come and see by yourself.

    ResponderEliminar