segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Romãs

Uma noite destas fomos a um jantar cuja decoração das mesas era feita por um conjunto de três romãs enormes e vermelhas no meio das quais havia uma vela sobre uns raminhos de oliveira. Nada mais simples não fora a beleza e a conspicuidade dos frutos. Sei é que, no fim do jantar, o meu marido lembrou-se de perguntar à organizadora do jantar se podíamos “roubar” uma romã. Que sim, que não havia problema. Logo cada convidado começou de trazer as belas das romãs, tão atraentes elas eram! O pior foi quando uma das responsáveis pela decoração deu conta e tratou de dizer que as romãs não eram para trazer. Tarde de mais! Grande parte, incluindo eu!, tinha já zarpado com o seu exemplar na carteira...

De facto, país de culturas mediterrânicas que somos, farto em sumarentas laranjas e tangerinas, doces pêras e maçãs, gordas uvas e frescos melões e melancias que trincamos com deleite, nem nos lembramos das romãs com as suas tonalidades outonais entre o amarelo, o castanho e o vermelho, cheias de pequeninas bagas de sangue que, segundo os Antigos, têm poderes afrodisíacos (a romãzeira foi uma árvore consagrada a Afrodite, deusa da fecundidade e do amor). Eram também colocadas, como oferendas sagradas, nos túmulos dos faraós. Ao longo dos séculos e das civilizações, a romã vai-se “carregando” de simbolismo que lhe dá um toque de sobrenatural.

Em alguns países, incluindo o nosso, há o costume de comer romãs no Dia de Reis. Diz a tradição que este fruto atrai a prosperidade e a abundância.

Para além de tudo isto, parece que se trata de um alimento de baixo teor calórico (o que o deve fazer entrar na moda tal como aconteceu à melancia...) e, melhor ainda, tem qualidades que dizem combater as doenças das coronárias e o envelhecimento!

Toca a dar atenção às romãs! Podemos apreciá-las em sumo, simples ou com açúcar, na decoração de bolos, em assados de carne, eu sei lá!


( uma romãzeira da minha rua...)

(...carregadinha de romãs, já abertas, para a passarada se deliciar)



(O resultado do "roubo" descarado - a vermelha brilhante,claro!)

6 comentários:

  1. No pátio da minha bisavó, mãe do meu avô paterno, havia uma romãzeira que depois passou a fazer parte do pátio da casa dos meus pais, ficava ao lado da cisterna...
    Tudo isso desapareceu mas a minha recordação das romãs descascadas bago a bago, colocadas num prato com açúcar e comidas com uma colher de chá para durarem mais não desapareceu!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Este ano plantei duas romanseiras no jardim, assim como um diospireiro. Adoro os frutos de ambos!Vamos ver como se portam na próxima época!
    E essa foto da "natureza morta", tão viva e tão bela:))
    (obrigada pela visita, o Mounty adorou...)

    ResponderEliminar
  3. Tive uma no meu quintal que dava umas flores lindas de ver mas os frutos nunca chegavam a vingar. Insatisfeito e inconformado, fui obter o conselho de um especialista que me sugeriu que a castigasse. Assim procedi. Durante o verão nunca lhe dei água, só para ela aprender. Passou-se mais um ano e a coisa repetiu-se. Promessas, que não passaram disso mesmo, promessas. Farto de me iludir decidi cortar o mal pela raiz. Onde outrora existia uma vaidosa e pedante romãzeira encontra-se um prevenido diospireiro. Agora o meu único receio é que Afrodite me tome de ponta. :)

    ResponderEliminar
  4. Uma das minhas frutas favoritas, desde pequenino! Quanto a atrair a prosperidade e a abundância, não percebo o que é que o corte no meu salário poderá ter a ver com a grande quantidade que já comi este ano!... Quanto às coronárias e envelhecimento, espero que seja verdade! Mas todo o ritual de retirar as bagas, o pormenor, o sabor... Enfim, quando se gosta, como eu, não dá trabalho!
    PS: Peço desculpa de não ter falado da Afrodite, "mas quando me lembrei já tinha a carta fechada"!

    ResponderEliminar
  5. Quando se chega a uma certa idade, e a saudade começa a apertar, tudo serve para ver se resulta! Mesmo que o resultado seja zero, ou não passe de mera sugestão!
    Dá-lhe bagos de romã, e vais ver o lindo enterro!
    Os azulinhos ainda não chegaram a Leiria?

    ResponderEliminar
  6. Estou a ver que a referência a Afrodite caiu no goto dos meus amigos homens... Oxalá a deusa não se mostre temperamental para o nosso amigo Rui...
    Ó Gato Preto, quem são os azulinhos?! São do meu querido Belenenses ou do FCP?

    ResponderEliminar