quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Dia da Memória

Ando a ensinar português a uma senhora canadiana que veio, pelo casamento, viver para Leiria. É uma pessoa extremamente doce, delicada, de uma simplicidade, de uma sensibilidade e de uma educação absolutamente admiráveis e irrepreensíveis.

Hoje chegou a minha casa com uma papoila de feltro ao peito com a folha de plátano da bandeira canadiana no centro da papoila. Admirei-lhe a alegre pregadeira que exibia ao que ela me respondeu, muito entusiasmada, que era o símbolo do Dia da Memória (Remembrance Day) que se comemora hoje no Canadá. E que se trata de um dia muito importante no seu país.

Então ofereceu-me uma cópia manuscrita do poema "In Flanders Fields" da autoria de John McCrae, um médico, tenente canadiano que serviu na Primeira Guerra Mundial, na Flandres, onde as papoilas cresciam por todo o lado indiferentes à morte dos soldados. O poema, escrito em 1915, alcançou um estatuto quase mítico no Canadá contemporâneo e tornou-se um dos símbolos mais importantes do país, sendo dito e cantado todos os anos nas televisões e sendo decorado pelos alunos das escolas.

Deixo aqui a cópia do poema tal como me foi oferecida manuscrita pelo autor e como foi publicada na Revista Punch em Dezembro de 1915.

(Prometo traduzir o poema brevemente)

5 comentários:

  1. É um espectáculo a vida de Professor! Dar e receber, sempre. Quanto à memória, apesar do "alemão" que insiste em nos acabar com ela aos poucos, é sabido que POVO SEM MEMÓRIA ESTÁ CONDENADO AO FRACASSO! Os canadianos sabem disso e... não esquecem! Também por isso têm o país que têm. Boas aulas. Deve ser bem interessante esse trabalho, tendo em conta, também, o Perfil da Aluna!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!
    Tenho uma amiga virtual que me visitava mas não tinha blog, quando queria dizer-lhe alguma coisa de especial comunicava por mail e nem sabia onde vivia...
    Finalmente criou um blog e no dia 10 de Novembro explicou o que era o Dia da Memória que seria comemorado a 11 e colocou lá esse poema e assim eu descobri que ela vivia no Canadá!
    E ainda acrescentou que é o poema mais recitado nas escolas!
    Boas aulas e ...boas trocas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, Luís! Nós não comemoramos os nossos antepassados e pouco ligamos à nossa história. Nem a ensinamos nas escolas, nem os alunos quereriam aprendê-la! Somos uns tristes! há muitos anos que digo de nós uma coisa muito feia que é: Nós queremos é férias e que nos saiam carros no ColaCau!...
    Quanto às aulas, estão a exigir um bocado de mim porque é ensinar ao contrário do que sempre fiz: sempre ensinei inglês a portugueses e agora estou a ensinar português a uma falante inglesa... Mas está a ser muito giro!

    ResponderEliminar
  4. http://dispersamente.blogspot.com/2008/06/tanta-coisa-para-aprender.html

    Olá Carol

    Fui à procura dum post que já tinha deixado no meu blogue sobre o símbolo do Canadá.

    Pode ser que este link sirva para ajudar.
    Gostei imenso desta composição.
    Abraço António

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, António. Muito obrigada, mesmo.

    ResponderEliminar