segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fábula moderna




Era uma vez um leão já entrado na idade, um tanto pachorrento e pouco sabedor das andanças de gerir e decidir mas com muito boa opinião de si próprio que foi escolhido finalmente para rei da selva.

Não cabendo em si de orgulhoso e de contente, de imediato decidiu que afastaria de si e de qualquer pontinha de poder todos os descendentes do leão que morrera, deixando o trono livre.

Por outro lado, pensou que lhe seria favorável rodear-se dos animais do reino que sempre se lhe mostraram mais disponíveis e mais eficientes. E foi assim que se fez acompanhar no poder por umas tantas cobras e uns tantos tubarões que lhe juraram fidelidade eterna, prometendo-lhe que fariam todo o trabalho, podendo o velho leão passear-se pela selva bem disposto e livre, espalhando sorrisos pelos súbditos mais próximos.

O tempo foi passando e o leão continuava feliz. Tudo lhe aparecia feito pela corte, não tendo ele de fazer mais do que representar o seu reino nos encontros imperiais.

Mas – e há sempre um “mas” nas vidas das pessoas – a certa altura, o leão começou a notar alguma tristeza e desencanto entre os súbditos e resolveu chamar um velho elefante que nunca lhe fizera a corte nem lhe fora muito próximo para ele lhe dar a sua opinião mais desinteressada sobre o olhar baço e, por vezes, de rebelião que ele perscrutava no semblante dos próximos. E aí ficou a saber que os tubarões tinham começado a não se entender com as cobras; que estas trabalhavam com afã mas assentavam todo o seu trabalho em critérios de maldade e de vingança e que só os sequazes e apoiantes mais próximos do leão eram favorecidos e tratados com bonomia.

O leão ficou desagradavelmente surpreendido mas nada pôde fazer porque baseara toda a sua acção naquela corte que ele quase ingenuamente escolhera no princípio do seu reinado.

Diz quem se lembra que o leão foi ficando cada vez mais só, mais abandonado por todos e que até alguns elementos da corte inicial se foram afastando aos poucos.

Um chefe tem mesmo de conhecer muito bem quem tem à sua volta e tem de saber escolher muito bem os seus colaboradores mais próximos.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. E, mais uma vez se prova que, leão que se preze, tem de saber dar uns chutos para fora de campo...
    É o futebol da vida...

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente também há leões que têm de ser chutados...

    ResponderEliminar
  4. Esta do LEÃO, logo em semana de derby lisboeta em que os lampiões nos sugaram o sangue todo, chiça que é dose!...

    ResponderEliminar
  5. Ó Gato Preto! Não tem nada a ver com o nosso leãozinho do Sporting! Há leões e leões! Alguns precisavam de ser chutados, diz a Rosinha, mas o do Sporting, por "muitas" que leve, continuará sempre a ser o nosso Leão!
    "Gosto muito de te ver, leãozinho..."

    ResponderEliminar