segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia Mundial do Turismo


Eu não sabia que hoje se comemorava o Dia Mundial do Turismo. Fui às instalações do Turismo de Leiria/Fátima para assistir ao lançamento do boletim do 5º Roteiro Republicano que o Dr. Acácio de Sousa vai realizar no espaço da Cidade Velha e então percebi que esta apresentação e a própria edição do roteiro faziam parte das comemorações da efeméride.

Trata-se de um roteiro urbano com 20 etapas com toponímia republicana, partindo  da Rua Gomes Freire e terminando no Largo da República, o largo da Câmara Municipal que, curiosamente, foi estreada pelos Republicanos a 7 de Outubro de 1910, apesar de ter sido mandada construir ao quase leiriense Arq. Korrodi ainda no tempo da Monarquia..

A apresentação do circuito esteve a cargo do Dr. Acácio de Sousa, embora tivesse havido intervenções do Presidente da Região de Turismo e do Vice-presidente da Câmara Municipal. Mas as presenças mais interessantes foram as de três cidadãos que, de igual modo, intervieram neste evento e que foram a jovem República, o bem conhecido Zé Povinho e um eminente republicano cujo nome desconheço. O Zé Povinho queixou-se amargamente de ser sempre explorado em todas as situações e por todos os governos e não se eximiu de fazer publicamente o elucidativo Toma que lhe é habitual!

(Presidente da R. Turismo a usar da palavra;
o vice-presidente da CML à esquerda e
o Dr. Acácio de Sousa à direita)

(Os três cidadãos republicanos presentes)

Este roteiro cultural estará disponível no sítio do Turismo de Leiria/Fátima cujo endereço é:

3 comentários:

  1. Foi a propósito desta comemoração e ainda das Jornadas Europeias do Património que, numa visita às calçadas medievais que "saem" do Castelo de Ourém,me aconteceu aquilo que já sabes...


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Oi.
    No meu site de Datas Comemorativas você encontra essa e muitas datas para os trezentos e tantos dias do ano, pois eu tenho feito um esforço enorme para que ele seja um dos mais completos sites de Datas Comemorativas da língua portuguesa.
    Na página principal, ele sempre mostra as comemorações do dia seguinte, atualizadas diariamente.

    Obrigado e desculpe-me por qualquer intromissão

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, António Cezar, pela sua informação. E não tem nada de pedir desculpa, "intrometa-se" sempre que quiser...

    ResponderEliminar