quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Campanha eleitoral para as presidenciais





Estamos a quatro ou cinco meses das eleições para a Presidência da República e já há cinco candidatos: Defensor Moura, Fernando Nobre, Francisco Lopes, José Pinto Coelho e Manuel Alegre.

Dois ou três destes candidatos vão fazendo umas breves aparições no telejornais a (des)propósito de uma qualquer assunto que pouco interessa aos portugueses e vão passando quase despercebidos. Claro que não se fala ainda em campanhas eleitorais, nem tão-pouco em pré- campanhas para estes (pouco) conhecidos portugueses que se propõem desempenhar o mais alto cargo da nação.

Mas, quem parece que está em franca campanha eleitoral é o ainda Presidente da República! Não que ele já tenha apresentado a sua própria candidatura! Longe disso! “Ainda é cedo!”, “ainda é cedo!” ou “O país agora precisa de outras atenções que não a candidatura do actual presidente.” são as desculpas que o Dr. Cavaco apresenta, com aquele ar pseudo-tímido que tantas vezes usa, falando dele sempre em terceira pessoa e, uma vez mais, confortavelmente envolvido em mais um dos seus proverbiais “tabús”...

Porém, não se exime de se mostrar pelo país a passear por entre as gentes distribuindo sorrisinhos e comentando a “actual situação do país” com as palavras que as pessoas desejam ouvir. Também aparece constantemente nos telejornais a propósito de tudo e de nada e, espantem-se!, até gravou um vídeo para a internet do momento em que promulgou o diploma n.º 2000, que já passou em todas as televisões e que é notícia em todos os jornais!

«Acabo de promulgar um decreto-lei sobre as medidas necessárias para garantir o bom estado ambiental do meio marinho. Com este acto, perfaz 2000 o número de diplomas que promulguei desde o início do meu mandato» - que coisa assaz importante!

Mas o povo gosta!

1 comentário: