quarta-feira, 3 de junho de 2020

Rancho das Flores

Ando tão vazia de ideias - e de vontade e de tudo, enfim! - que hoje trago aqui imagens do meu nano-mini-micro-jardim que, esse sim, está bem cheio de beleza!

E assim ajudo a embelezar este pedacinho de blogosfera...
























E, a propósito, deixo-vos com um poema de Vinicius sobre as flores.

Rancho das Flores

Entre as prendas com que a natureza
Alegrou este mundo onde há tanta tristeza
A beleza das flores realça em primeiro lugar
É um milagre do aroma florido
Mais lindo que todas as graças do céu
E até mesmo do mar
Olhem bem para a rosa
Não há mais formosa
É flor dos amantes
É rosa-mulher
Que em perfume e em nobreza
Vem antes do cravo
E do lírio e da Hortência
E da dália e do bom crisântemo
E até mesmo do puro e gentil malmequer
E reparem no cravo o escravo da rosa
Que é flor mais cheirosa
De enfeite sutil
E no lírio que causa o delírio da rosa
O martírio da alma da rosa
Que é a flor mais vaidosa e mais prosa
Entre as flores do nosso Brasil
Abram alas p'ra dália garbosa
Da cor mais vistosa
Do grande jardim da existência das flores
Tão cheias de cores gentis
E também para a Hortência inocente
A flor mais contente
No azul do seu corpo macio e feliz

Satisfeita da vida
Vem a margarida
Que é a flor preferida dos que têm paixão
E agora é a vez da papoula vermelha
A que dá tanto mel p'ras abelhas
E alegra este mundo tão triste
No amor que é o meu coração
E agora que temos o bom crisântemo
Seu nome cantemos em verso e em prosa

Porém que não tem a beleza da rosa
Que uma rosa não é só uma flor
Uma rosa é uma rosa, é uma rosa
É a mulher rescendendo de amor

Vinicius de Moraes


13 comentários:

  1. Olhares fotográficos fascinantes. O poema é maravilhoso.
    O seu jardim é lindissimo

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde de paz, querida amiga Graça!
    Tenho procurado vir comentar aqui há dias e me passa, mas hoje não me contive.
    Encontro um lindo perfume floral aqui de jardim belo e poesia da mesma maneira.
    Tão bom viver a Primavera e ter flores pertinho nosso.
    Tenha dias abençoados aí na primavera florida.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Tanta bela flor
    de tanta e tão diversa cor
    procuro um cravo vermelho
    e não consigo vê-lo

    ResponderEliminar
  4. Sábados e domingos - eu, os gatos, o passarito, no meio das flores na minha varanda.
    Paz e sossego.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito lindo e espelha bem o teu carinho.
    A rosa amarela deslumbra!
    Bom dia, sem picos...
    Beijinhos floridos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  6. Tão belo o teu jardim como o poema de Vinícius! A beleza faz-nos bem, dá-nos força e alegria. Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Tens cuidado bem do teu jardim. Está lindíssimo, até tens glicínias.
    O meu, coitadito, não passa além de meia dúzia de flores.
    Eu, fiel jardineira, já não tenho a saúde de outrora. Basta meia hora vergada e já não me endireito.

    O poema de Vinícius caiu como sopa no mel.
    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  8. ... e perfumar também!
    com perfume de Mulher
    ou perfume rosas, diria o Poeta Vinicius

    beijo, amiga Graça

    ResponderEliminar
  9. Para mini está muito lindamente recheado!
    Como estará o meu?

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Bonitas fotos e lindo poema, do Vinicius de Moraes. Lembro-te aqui outro, não de tempos de pandemia, mas de tempos tristes da Guerra, também do Vinicius !
    https://www.youtube.com/watch?v=sR1gC4GsFGM
    Fica bem e cuida-te Graça !
    Abraço Forte

    ResponderEliminar
  11. A Natureza é fascinante com tudo o que nos oferece gratuitamente. Está muito belo o seu jardim. E foi bom ler o Vinícius.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. As imagens são lindas e não conhecia o poema.

    ResponderEliminar