quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Aviltamento


Enquanto portuguesa, cidadã, professora de Português e grande apreciadora do poeta dos vilancetes cem glosados, das cantigas de filigrana, dos sonetos perfeitos e da grande, enorme, luminosa epopeia portuguesa, sinto-me dececionada (não com o presidente que esse nunca nem por um dia me criou ilusões), humilhada, aviltada pela escolha que o atual presidente fez para presidir à celebração do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades. 

Camões deve estar "aos saltos na tumba"! E qual é o português, quais são as comunidades que se reveem em alguém que nunca deu provas em nenhum campo da ciência, da escrita ou do conhecimento em geral, alguém sem qualquer tipo daquela grandeza necessária para nos representar, num simples fazedor de palhaçadas de mau comediante (sem ofensa para os palhaços nem  para os comediantes de profissão, naturalmente!)?



Recolhendo as sempre bem escolhidas palavras do escritor Mário de Carvalho, transcrevo a sua opinião expressa na sua página de facebook, com a qual não podia concordar mais.

«Admitindo que o actual Presidente da República visse conveniência em nomear para o 10 de Junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, uma personalidade de direita, não lhe faltariam, em alto nível, cientistas, médicos, professores, arquitectos, artistas, escritores dessa tendência... Assim evitaria o desprestígio do acto. O achincalho. O desconforto do popularucho.»

Tenho para mim que, numa febre de popularidade, Marcelo está a perder o auto controlo...


16 comentários:

  1. Estou a conhecer a novidade aqui.
    Esta agora!!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  2. Não sei quem é este tipo, Graça, portanto não posso dar a minha opinião. E o que penso do vosso presidente é melhor guardar para mim.

    Ótimo fim-de-semana 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem me parecia que conhecia esta cara, Graça, só que a fotografia está desatualizada.
      Eu até compreendo perfeitamente porque o Marcelo convidou o João Miguel Tavares: ele gosta como eu do programa GOVERNO SOMBRA.

      Embora eu ame o nosso Luís de Camões, prescendia das Comemorações do Dia da Raça!!! Um título que cheira ao tempo da "velha senhora".

      Eliminar
    2. É verdade! Dia da Raça cheira a «facho»... mas escolher aquele energúmeno com cara de tolo e sem nada que o recomende é dose!! Como o Mexia é adido cultural do presidente, puxou por aquele palhaço para ter alguma coisa no currículo! Aquele Marcelo está a perder o tino - ou melhor, é muito espertinho! Enfim - é disto que o meu povo gosta: presidentes que vão ao beija-mão papal ao Panamá e vêm de lá com a inspiração divina de se recandidatar... Tenham dó!

      Eliminar
  3. Gostei de ler, apesar de não conhecer:))

    Hoje:- És o fogo que arde no meu corpo desnudado

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não o conhece, Larissa. Não vale nada, não presta para nada, é um palhaço da TV, maldizente e sei lá o que mais!

      Eliminar
  4. Marcelo julga-se acima de qualquer crítica uma vez que o povo o adora!
    Uma lástima esta escolha!
    Além de críticas já correm anedotas nas redes sociais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. "o pé fugiu-lhe para a chinela...", ou não fora ele Marcelo!
    e ainda a procissão vem no adro. espera pelo segundo mandato! ...

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem quero imaginar!!! Agora que se sentiu inspirado divinamente para se recandidatar, ainda pior! Um NOJO!

      Eliminar
  6. Então o Presidente quer dar-nos um presentinho desses? Eu recuso tal oferta. Não gramo tal figura, não pela técnica fotográfica do retrato, mas pelas figuras-retratos que larga por aí como avençado defensor patrioteiro de uma linha de pensamento a inclinar-se para os 10 de junho das medalhas a brilhar de solarina.
    Depois de equívocos que têm sido expressos pelo Senhor Presidente, mais perceptíveis nos últimos tempos esperemos que não se precipite pois há muita gente a ficar desiludida pelo excesso de protagonismos que diria eu virtuais. É que o Sol continua a nascer e a pôr-se todos os dias sem acelerar a sua marcha.
    E, com Camões a contorcer-se na tumba, poderá haver abalo em Belém.

    Sempre em cima do acontecimento, esta roseira!
    BFS, e saúde, GS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não acredito muito num abalo desses em Belém...é que o povão gosta dos «afetos», das selfies, dos abraços e dos beijinhos distribuídos a esmo... e das missinhas e dos beija-mãos papais e cardeais e outros que tais... :)

      Eliminar
  7. Li agora o comentário do MV e pensei em conjunções e/ou injunções peronisticas...

    ResponderEliminar
  8. Ainda não perceberam que o Marcelo é um brincalhão, passa o tempo a rir, quer é anedotas, selfies, abraços e beijinhos.

    Paciência.

    ResponderEliminar