segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Comportamentos

Parece-me que já aqui referi a história do espanto de S. Pedro face à quantidade de qualidades que Deus estava a atribuir a Portugal aquando da criação do mundo: mar azul, rios docemente sedutores, bons ares e bom clima, beleza natural, enquanto outras regiões eram flageladas com grandes gelos ou temperaturas exageradamente elevadas, regiões de grandes secas ou de chuvas tropicais… Ao que Deus, sorrindo com enorme bonomia, respondeu: «Espera até veres a gente que lá vou pôr!»

Assim aconteceu com Leiria. Cidadezinha harmoniosa à beira pinhal plantada, serpenteada por um rio de poetas e encimada por um castelo de conto de fadas, aqui bem na confluência de Lisboa com Coimbra e bordeada por praias que brotam entre brandas dunas e camarinhas… Já a gente que cá foi posta, enfim…  hermética até ao tutano!



A minha adaptação a Leiria – se alguma vez se deu – foi dura e indizível. Olhares ora enviesados ora presunçosos, atitudes pequeninas e de grande reserva e distanciação. Mas o pior, o piorzinho mesmo, era quando em grupo, por exemplo num qualquer evento, as pessoas falavam amistosamente e, se fosse possível, no dia seguinte passavam por mim e nem bom-dia, nem boa-tarde. 

Nunca entendi este tipo de comportamento(zinho) que acontecia nos idos de 70 quando aqui cheguei (até com pessoas da minha família afim e do partido a que aderi…) e que, infelizmente, ainda continua a  verificar-se – o virar a cabeça, o pôr os olhos no chão.

Aconteceu hoje. Uma ex-colega (bem sei que se um “nível de ensino” que se considera algo superior…) grande simpatia no facebook, com florzinhas para cá e amorosos stickers para lá e quando eu já ia de sorriso aberto para um amável «bom-dia», olhos no chão e passo acelerado.

Não entendo!

16 comentários:

  1. Acho que só abona a teu favor o não entenderes...:)
    São atitudes incompreensíveis e não permitas que te aborreçam muito.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Caramba amiga isso dói. Eu sou muito "despassarada" e posso passar por uma pessoa sem a ver, mas ver a pessoa e baixar a cabeça e acelerar o passo? Isso é de gente mal formada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caramba amiga isso dói. Eu sou muito "despassarada" e posso passar por uma pessoa sem a ver, mas ver a pessoa e baixar a cabeça e acelerar o passo? Isso é de gente mal formada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. ~~~
    ~ Que (maus)comportamentos, querida Graça!

    Eu tinha posto os olhos no céu e tinha sido infelicíssima...

    Valham-te, então, a tua linda família, alguns bons amigos,
    as belezas naturais e monumentais e a história...

    ~~~ De mim, sempre leais beijinhos sorridentes. ~~~

    ResponderEliminar
  5. ... nem queira entender! Existe um tipo de inveja, das pequeninnnnnnnnnas, "involuntária" (digo bem?...) As/os "bruxinhas/os" ocupam-se com o "mau olhado" (ou será o mal de inveja?..) com passes de "mágica" - quando o mal "é de nascença"... nada a fazer. Uma boa semana, Graça.

    ResponderEliminar
  6. Se a estupidez pagasse imposto andavam todos carimbados (Raul Solnado).
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Portugal sofre daquele mal de que acusam os partidos comunistas: O comunismo até é bom, o problema são os comunistas. eheheh
    É uma atitude que até compreendo nas grandes cidades e entre pessoas desconhecidas. Se em Lisboa andássemos a dar a salvação a todos os transeuntes, chegávamos ao trabalho já cansados. E Leiria também não é uma cidade assim tão pequena. Mas entre pessoas conhecidas, acho estranho. E digo com toda a franqueza: se um "amigo" do Facebook me fizesse uma parecida, quando chegasse a casa a primeira coisa que fazia era correr com ele. eheheh

    ResponderEliminar
  8. Não é só por aí , cá também há disso. É como diz . é geral.Não lhes dou grande importância , logo que possível levam a resposta.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  9. Ora cá está um bom exemplo de situações que eu pretendo combater com a realização tão frequente quanto possível dos nossos "Encontros / Almoços" !
    Sem dúvida que também na blogosfera essas situações possam acontecer ! As amizades virtuais também estão sujeitas a isso, mas elas são apenas a "semente" que tem que ser bem regada e cuidada e nada como combater essas coisas com a presença física e o conhecimento pessoal !
    Neste momento posso garantir que os que me conhecem pessoalmente podem contar comigo como "grande amigo" e julgo que nenhum/a terá qualquer razão de queixa !
    Um forte abraço (ou dois, três ou quatro) selam uma boa amizade !

    E cá vai o tal abraço querida amiga Graça ! :))

    ResponderEliminar
  10. Pois é! Essa sua "amiga", se tivesse necessidade de alguma referencia sua para resolver um qualquer problema, derreter-se-ia junto a si. Mas esse tipo de pessoas, funcionam como que nunca precisarão de ninguém, quando afinal todos nós, em certas alturas, sempre precisamos de terceiros...
    Recordo uma senhora conservadora do registo civil que complicou, sem necessidade, a regularização pelo óbito da mãe de uma médica. Passados poucos dias, infelizmente, deu entrada de urgência no hospital onde a médica estava de turno. Reconheceu, certamente, que todos precisamos uns dos outros.

    ResponderEliminar
  11. Graça, tente não dar importância a um comportamento que só deve envergonhar a outra pessoa. Por muitos pozinhos e brilhantes que se coloque na vida virtual (Facebook e afins), é na vida real que as pessoas se revelam, ao natural.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Pois então...toma que levas o recado!
    Infelizmente que isto é muito frequente.

    ResponderEliminar
  13. Foi há 40 anos que vivi em Leiria durante três meses. Tive essas mesmas sensações e, embora as tenha atribuído ao facto de não ter tido tempo de me aclimatar, fiquei com um bocadinho de alergia à cidade. O mesmo se passou em relação a Castelo Branco mas, hoje em dia, essa é uma cidade que me atrai, pois sou sempre muito bem recebido quando lá vou.

    ResponderEliminar
  14. Pessoas assim há em toda a parte. É passar ao lado e pronto. :)
    Para além das que baixam a cabeça há também aquelas que nem nos reconhecem (ou assim parece) e fica uma pessoa a pensar que, realmente, é absolutamente insignificante. E toma lá um tiro na auto-estima. O que vale é usar colete à prova de bala. :)

    ResponderEliminar
  15. Eu sou de Leiria, nasci numa aldeia perto e estudei num colégio da cidade, cedo saí daí, mas sinto o mesmo que tu quando lá vou. Penso que há petulância a mais e um novo riquismo que tresanda e vaidade até dizer chega. Preocupam-se com o carro do vizinho, com as fatiotas, mas e andam de nariz empinado. Tenho contudo por lá boas amizades, mas de um modo geral é um ambiente que também não gosto.
    Tens que dar valor aos bons amigos que deves ter por aí e ignorar certa gentinha.

    Beijos Graça

    ResponderEliminar
  16. Pode ser míope! Eu tenho esse problema - não gosto de usar óculos e quando não posso usar lentes, não consigo ver ninguém...(um dia até ia a desviar-me no passeio de uma das minhas irmãs que pensou que eu estava a brincar, porque não a reconheci).

    ResponderEliminar