segunda-feira, 7 de março de 2011

Os nossos alunos surdos


A “minha” escola tem alunos surdos (profundos e severos) desde o início dos anos 90. Foram alunos acompanhados desde pequeninos pela então chamada Equipa de Educação Especial que, depois de fazerem o 1º ciclo, passaram para a nossa escola para seguirem a sua escolaridade conforme prescrito na lei do tempo do excelente ministro Roberto Carneiro. Aí, frequentavam pequeninas turmas de 4/5 alunos com professores escolhidos que recebiam alguma formação interna para seguirem esses alunos e, nas disciplinas práticas, como EVT, Música e Educação Física, faziam parte de uma turma regular para, deste modo, fazerem a sua integração próxima.

E assim tem funcionado desde então. Com o desaparecimento das Equipas de Educação Especial e com a criação dos Agrupamentos de Escolas, esses alunos, bem como os portadores de outras deficiências, entraram num modelo de completa integração nas escolas as quais passaram também a ter os seus próprios professores especializados, terapeutas e outros técnicos especializados.

Actualmente o agrupamento é a escola de referência para alunos surdos daqui da zona, continuando a receber e a acompanhar alunos com patologias auditivas desde os três anos até ao 9º ano.

Tudo isto para apresentar um pequenino vídeo feito pelos actuais alunos surdos do 9º ano – a quem ainda me sinto muito ligada porque ainda os ajudei a integrar na escola – com a ajuda do professor de Inglês e do intérprete de Língua Gestual e que vai servir para participarem num projecto europeu sobre os jovens nos media.

 




À laia de resposta para as questões que eles levantam no vídeo, tenho a informar que li que a TVI está a preparar uma nova novela que vai abordar o tema da surdez, estando já duas das suas mais mediáticas artistas, a Rita Pereira e a Margarida Marinho, a aprender Língua Gestual Portuguesa para contracenarem com o Lourenço Ortigão que vai fazer o (difícil) papel de surdo. Sabe-se lá se algum dia não poderá ser um dos nossos meninos da D. Dinis a desempenhar um papel desses? Oxalá!

Não posso deixar de mandar daqui “paletes” de beijinhos para os “artistas” do vídeo – especialmente para o Joel e para o Paulo, que são os que conheço bem desde o 5º ano – e desejar-lhes, a todos,  as maiores felicidades e sorte em tudo nas suas vidas!

 

6 comentários:

  1. Que saudades de um Ministro como Roberto Carneiro!
    Quanto aos meninos do 9ºB1 e professores implicados... PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  2. O que eu constato!
    Há sobretudo uma maneira diferente de tratar, e, lidar com essas pessoas, que a natureza por qualquer razão estúpida, tornou diferente da maioria.
    A partir eventualmente desse tempo em que foram criadas essas turmas, as crianças já não dizem, como dantes, o surdo, o marreco, o coxo, o cego, vem do tempo dos nossos avós, não havia complacência nem misericórdia, o nome era só para realçar o defeito, era o Alfredo Marreco, o Chico Coxo, etc...
    Vejo pelas minhas netas que quando encontram um colega, é o menino da sala Arco Íris, ou é o João, ou outro nome qualquer se souberem como se chama.
    As crianças talvez a maioria, hoje não marginalizam, nem diferenciam como estupidamente se fazia antigamente.

    ResponderEliminar
  3. Surdos e burros são os nossos governantes! e para esses não há escola que os eduque...

    Hélàs...

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo, Luís! Só não gostava do Primeiro Ministro do tempo do excelente ministro RC!...

    Pois é, amigo Paulo/Gato Preto! e ainda dizem mal da escola pública! Não sabem avaliar em termoss de valor acrescentado! É que partimos quase do zero e foi apenas há trinta e poucos anos. Tem-se feito MUITO! E esta geração que diz que está à rasca (e está) nem lhes passa pela cabeça como estávamos à rasquíssima há trinta e tal anos atrás!

    Também concordo, M! São burros e atrasados mentais mas governam-SE MUITO BEM!...

    ResponderEliminar
  5. Era um excelente ministro, produziu a legislação mais humanista que já se viu no Ministério da Educação mas as declarações que lhe tenho ouvido sobre a polémica Público/Privado deixaram-me decepcionada!
    Um óptimo projecto este, o da "tua" escola!
    Parabéns a todos os que participaram e participam dele!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Por acaso também não tenho gostado dessas suas últimas declarações; mas ele é, ou diz ser, um homem de direita! Não deixa, por isso, de ter sido o ideólogo da melhor reforma da educação dos últimos anos.

    ResponderEliminar