terça-feira, 15 de março de 2011

Sobressaltos e abanões

(in Público, 11/Março/2011)


O presidente Cavaco afirmou no discurso da sua segunda tomada de posse que é “necessário um sobressalto cívico que faça despertar os portugueses para a necessidade de uma sociedade forte, dinâmica e, sobretudo mais autónoma...” (o que esteve ele lá a fazer os passados cinco anos tão sereno?!)

Sobressalto senti eu própria ao saber destas palavras já que, de algum modo, encontraram um preocupante  eco em mim. É que, salvas as devidas distâncias, lembrei-me das palavras do actual mandante lá da “minha” escola quando andava em campanha eleitoral junto dos pais e dos autarcas que o elegeram, dizendo também muito impante: “O Agrupamento precisa de um abanão”...

Não sei se o abanão lá no Agrupamento  já se perpetrou – não tive ainda notícia – mas segundo me dizem as coisas não andam muito seguras por lá!

Será que o “sobressalto cívico” também nos vai deixar a abanar?

6 comentários:

  1. Eu já fiz cunicultura quase tipo industrial.
    Como queria coelhos grandes e gordos, normalmente castrava-os.
    Querem saber como? Pois então...
    Pegava nos testículos dos mesmos e, atava-lhes uma linha em volta dos mesmos. Passados oito dias , os dito cujos caiam pura e simplesmente. Não precisava incisão.
    A este,fazia-lhe o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou em sobressalto… (essa da linha à volta dos ditos… arrepia!)

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda estou na fase de assimilar a própria expressão "sobressalto cívico"...


    E como li o comentário do João...Fiquei com um nó na garganta...Srá que me vai cair o pescoço?

    ResponderEliminar
  4. Fiquei na dúvida se a receita dos testículos era para o PR se para todo o tipo de «coelhos». Mas para qualquer um deles, seria uma boa medida! Já leram a última Visão? Estão lá pespegadas a mais importantes medidas do Passos. Se me é permitido (por enquanto ainda será)respigo somente duas que serão paradigmáticas: No sistema político: «Executivos camarários monocolores, com todos os pelouros atribuídos ao partido vencedor» e na Educação: «Estimular a literacia económica no ensino básico de modo a que os alunos percebam e compreendam a Economia e como funciona o sistema capitalista». Caso o Povo os escolha, há que assegurar a continuidade de forma perfeitamente sustentada!!!!... Alguma dúvida????

    ResponderEliminar
  5. Entrei sem dúvidas, saio na mesma.

    Mas, Graça, estão a falar de quem?

    ;)

    ResponderEliminar
  6. Credo, João! Eu que não "os" tenho até senti um aperto neles... Mas já estou como o Observador, atava a linha no "mandante" do país ou no da "minha" escola?!...Ou seria mesmo no Coelho já que está tão habituado a fazê-lo?...
    Ah pois é, amigo Rocha, isto com o Mr Rabbit vai ser a doer. O pessoal é que pensa que não. Especialmente os senhores professores! pensam ue ele lhes vai fazer todas as vontadinhas que expressaram nas manifs....

    ResponderEliminar