quarta-feira, 16 de março de 2011

Tea and Scones


Abriu hoje uma nova Tea-Room em Leiria para cuja abertura tive o privilégio de ser convidada. Assim, vi-me na obrigação de fazer esta pequenina reportagem...

A doçaria, à inglesa, claro! constava de muffins, brownies e, naturalmente, scones com compotas variadas.



As doceiras que, para fazerem os scones, tiveram de trazer a Bimby de casa e de transportar (não foi bem às costas, mas quase...) o forno da sala de EVT  (não foi a mufla!),  não tiveram mãos a medir até porque os preços eram bastante atraentes e consentâneos com a actual crise. 




O que valeu foi que tiveram lá umas jovens que ajudaram no atendimento.








Até ofereciam chá na compra de um bolo! Bem, se calhar por isso não era servido em chávenas de loiça inglesa...




Mas não vale a pena estarem já “a aguçar o dente” porque a Tea-Room encerrou portas à uma da tarde!

Foi uma das actividades do Dia do Inglês na “minha” escola....
Parabéns aos meus colegas dinamizadores!


Deixo aqui uma receita antiga para quem quiser dar-se ao trabalho de fazer scones:


12 colheres (de sopa) de farinha
3 colheres de açúcar
1 colher de manteiga
1 colher (de chá) de fermento
2 ovos
leite
sal

Amassam-se os ovos, a manteiga, o açúcar, a farinha com o fermento e o sal. Depois de tudo ligado deita-se o leite em fio até a massa estar em consistência de fazer bolas que vão a forno médio em tabuleiro polvilhado de farinha.

Servem-se recheados de doce a gosto ou com manteiga. O doce típico inglês para servir com os scones é a marmelade que, em português, se chama doce de laranja amarga (mas que de amargo nada tem...)




10 comentários:

  1. Bem me enganaste! Eu já estava mesmo a afiar o dente!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela tua carinhosa reportagem e pela visita ao Dia do Inglês. Foi um dia rico em actividades do agrado dos alunos e "cultural", mas a "Tea House" esteve, de facto, irrepreensível! Continuamos a ter um GRUPO de gente trabalhadora, empenhada, responsável e muito amiga. Já agora... com memória!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da tua visita, apesar de não ter podido estar muito contigo.
    Agradeço também a tua simpática reportagem e ainda bem que sempre saboreaste os nossos scones com a tal"marmelade" pensada para ti em primeiro lugar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vou fugir daqui. Não que não gosto de scones...Mas o raio da palavra está mesmo a pedir que me meta com ela...

    O que me custa resistir...Nem imaginas!!!


    lol

    ResponderEliminar
  5. Não resistas, M! Esta casa é tua... (e, já agora, ficas a saber eu também sou muito "naughty"!... Olha lá o Carlos José também é um bocadinho maroto...

    Aos meus amigos de Inglês, não têm nada de agradecer! Eu sempre disse (e continuarei...) que o Grupo de Inglês sempre foi o melhor da escola... Tive IMENSO gosto em estar convosco.
    Kisses and hugs (sempre foi o Dia do Inglês)

    ResponderEliminar
  6. Ora bolas, e eu já a preparar-me para na próxima viagem a Leiria ir lá ferrar o dente!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Se me avisar, Rafeirito, posso fazer-lhe uns scones, ou mesmo umas Brisas do Lis e pode vir lanchar a minha casa...

    ResponderEliminar
  8. Essa loja, se eu fosse morador da Cidade do Lis, teria em mim um cliente assíduo.

    ResponderEliminar
  9. M. L'Observateur também será muito bem vindo cá a casa para o lanche de scones e Brisas do Lis...

    ResponderEliminar