quarta-feira, 9 de março de 2011

No dia da tomada de posse





" (... ... ) O algarvio regressa a Belém empurrado pelos acasos da fortuna, pelos equívocos da época, pelo cansaço generalizado dos portugueses e pelos desentendimentos das esquerdas (tomando esta definição com todas as precauções recomendáveis). Vai, também, um pouco sacudido pelo que do seu carácter foi revelado. Cavaco não possui o estofo de um Presidente, nem um estilo que o dissimulasse. Foi o pior primeiro-ministro e o mais inepto Chefe do Estado da democracia. Baço, desajeitado, inculto sem cura, preconceituoso, assaltado por pequenas vinganças e latentes ódios, ele é o representante típico de um Portugal rançoso, supersticioso e ignorante, que tarda em deixar a indolência preguiçosa. Nada fez para ser o que tem sido. Já o escrevi, e repito: foi um incidente à espera de acontecer. Na galeria de presidentes com que, até agora, fomos presenteados, apenas encontro um seu equivalente: Américo Tomás. E, como este, perigoso. Pode praticar malfeitorias? Não duvido. Sobre ser portador daqueles adornos é uma criatura desprovida de convicções, de ideologia, de grandeza e de compaixão. Recupero o lamento de Herculano: "Isto dá vontade de morrer!"

(da crónica de Baptista-Bastos "Peças do Puzzle" in DN, em 24/01/2011)


11 comentários:

  1. Querida amiga.
    Nem mais.
    Quarta feira de cinzas, porque não enterrou de vez o nosso Portugal?
    Cavaco, acendeu a fogueira, esquecendo-se de Kadafi ou Mubarak. Numa altura em que o país esperava o bom senso, aparece o bombeiro de serviço a lançar gasolina para a fogueira.
    Então está isento de culpas? Que fez durante o seu consulado? Quem gastou mal os dinheiros vindos da CEE? Quem mais beneficiou os Ladrões que agora gozam à tripa forra no El Dourado? Não foi no seu consulado que Vicente Jorge Silva apelidou de Geração Rasca?
    Esqueceu-se entre tantas coisas do sr. Roussel, dos Dias Loureiro, Oliveira e Costa,das minhas aplicações financeiras entre outras trapalhadas.Eu bem posso dizer que ele terá de nascer mais duas vezes para ser mais honesto do que eu.
    Eu não entreguei o meu curriculum à PIDE,mas ainda suporto as marcas que os verdugos me deixaram.É este o presidente de todos os portugueses? Meu não é de certeza. Tanto me lembro daquele grande universitário e pensador Agostinho da Silva...
    E, mais não digo.

    ResponderEliminar
  2. Está completamente esquecido de que foi 1º ministro durante 10 anos e que, com ele, começou o abate de barcos de pesca, os subsídios para abandono dos terrenos agrícolas, etc., etc... O que hoje é considerado em falta. Agora quer que nos voltemos para o mar. Por mim pode começar já a nadar... Enfim, cada povo tem o presidente e o governo que merece.

    ResponderEliminar
  3. Gostei mais da foto de ontem. Não podias ter repetido com mais pormenor? :)

    ResponderEliminar
  4. "SilvaRocha" é de que povo e de que país?!...

    ResponderEliminar
  5. É o político há mais tempo no activo no nosso país e, no entanto, coloca-se sempre de fora, como mero observador!
    BB deu na mouche!
    Não o ouvi, nem quero ouvir, não o li, nem quero ler!
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  6. "Ai.... tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado ..."
    Haja quem o acompanhe... eu não!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Baptista-Bastos diz o que provavelmente muitos portugeses gostavam de dizer.

    A Rosa dos ventos chega aqui e diz que o Cavaco é um mero observador?
    Cuidado minha senhora, Observador sou eu. Mas não sou mero...

    :D

    Já me esqueci de quem se fala hoje...
    ;)

    ResponderEliminar
  8. E ainda disse que a última foi uma década perdida. De facto! Mas ele esteve à testa dela! Parvo!

    ResponderEliminar
  9. C. N. enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

    "Eu comungo da opinião do Baptista-Bastos relativamente ao Cavaco. Não gosto nada de pessoas cinzentas e este Aníbal é do mais cinzento que já vi. Que saudades do Jorge Sampaio! Obrigado por teres publicado este texto que eu não conhecia."

    ResponderEliminar
  10. Cavaco um "sobressalto " na democracia...

    ResponderEliminar