quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saudades da "Nossa Escola"

Que me desculpem a imodéstia, mas não resisto a transcrever um comentário que uma colega e amiga de sempre fez ao meu blog e que não conseguiu publicar, tendo-mo enviado por mail. Também é bom registá-lo para que conste como era bom o ofício de professor quando os alunos tinham a nítida noção do seu ofício de aluno.


"Que saudades da nossa Escola nos bons tempos em que os Meninos nos esperavam já à porta da sala de aula, ansiosos pelas novidades que muitas vezes debatemos com eles, cheios de entusiasmo! Ler o teu blogue é sentir cá dentro essa saudade enorme que se adivinhava em todas as palavras dos Meninos, ainda não contaminados pela sociedade tão controversa como é a sociedade dos tempos de hoje! Que saudades, querida Graça, dos tempos em que ouvia as tuas gargalhadas, cheias de sonho, de beleza, de promessas de uma Vida tão linda como era aquela que tu oferecias tão generosamente, e que continuas a oferecer! Ler o teu blogue é sentir na pele a brisa suave das palavras inocentes, e corajosas também, que tu apresentavas, sempre tão a propósito das circunstâncias que as provocavam! Ler o teu blogue é sentir dentro de mim as palavras ternas motivadas por mensagens escolhidas por nós, professores, para partilhar nas aulas com os " Nossos Meninos", ainda tão inocentes, cheios de entusiasmo pela Escola! Que é feito HOJE desses “Meninos"? Será que nos recordam com a mesma saudade como nós os recordamos? Ou seremos apenas professores "fora de uso"?

Querida amiga, senti-me tão bem ao ler o teu blogue, senti-te a Graça de "SEMPRE" , cheia de entusiasmo, totalmente entregue ao grande sonho de ajudar meninos...muitos meninos...a crescer! E sinto que esse sonho estará sempre vivo dentro de ti! Não imaginas o poder da tua varinha de condão que nos contagiava esse grande sonho, sempre aceso dentro de ti!
Por tudo, Graça, obrigada, muito obrigada!
Beijinho grande

A."

7 comentários:

  1. Também tenho saudades desse tempo, como mãe.

    Finalmente um blog de Leiria que não é uma seca. Parabéns Senhora Professora, vou continuar a picar-me na sua roseira.

    ResponderEliminar
  2. E quem não tem saudades desse tempo?
    Só que eu tenho o privilégio de continuar a ouvir-te as gargalhadas...por outras razões! :-))
    Rir das nossas fraquezas é um sinal de maturidade, não é?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, Maria da Paz! É um privilégio ouvir essa sua opinião. À Rosinha nem preciso de agradecer.... Nós rimos por tudo e por nada; às vezes, sabe deus!

    ResponderEliminar
  4. Saudades da "Nossa Escola"... Bem isto faz-me lembrar alguma coisa... Realmente saudades da velha e boa Escola D. Dinis... Conta a lenda que entrei na escola (nas novas instalações) com 6 meses, tendo apartir daí frequentado a escola D. Dinis por muitos e bons anos... Primeiro como visitante, depois como aluno e por fim como visitante/ex-aluno... Mas a expressão "saudades da "Nossa Escola"" é um expressão correcta e cheia de verdade. Na D. Dinis passei alguns dos melhores momentos da minha vida, da minha infância, da minha adolescência. Foi lá, com os meus mestres, que aprendi a crescer, sempre respeitando os professores, mesmo aqueles de quem não gostava muito, mas sempre com alegria, amizade, fraternidade, carinho. Lá professores que se refletem na autora deste blog, ensinaram-me a crescer e a aprender que crescer não faz mal, é normal e é bom, deixei de pensar como Maria Rosa Colaço "Não quero ser grande" e aprendi a melhor forma de crescer de ser feliz, de ver o Mundo. Mostraram-me o Mundo. Realmente tive a sorte de ter muito bons mestres... Muito obrigado por tudo... Que saudades tenho do cheiro da escola, de brincar aos berlindes nas valetas dos blocos, de jogar à bola, das correrias para a fila do almoço, conheço aquela escola, cada recanto dela, nela está também um pouco de mim, da minha família, visto que p além da minha mãe que trabalhou sempre naquela escola, tornando-se quase uma lenda, mais membros da minha família por ali andaram e também eles lembram a escola D. Dinis como sendo a "Nossa Escola"... Ali fiz amigos, amigos para sempre, para a vida... ali vi crescidos a brincar, nas festas de fim de ano e de natal, vi mascaras serem colocadas e outras a cairem, vi a união e a desunião, vi a alegria e as agruras... Mas a D. Dinis será sempre a a MINHA ESCOLA! a "Nossa Escola". Obrigado por tudo o que me ensinaram, obrigado por me ensinarem a crescer, obrigado por ajudarem a ser um adulto com cosnciência e com valores... Obrigado PROFESSORA GRAÇA e todos aqueles que com ela partilham o gosto pelo ensino! Com mais professores assim a Educação não estava como está!

    António Filipe Chambel

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, António, pelo teu texto, pelo teu testemunho e pela tua amizade. Só uma correcção: não foi aos seis meses que começaste a "frequentar" a nossa escola; foi mesmo no dia em que a tua Mãe me disse:"Hoje vou buscar o meu filho." Está tudo dito, não está?
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. Olá professora Graça... Sim está tudo mais do que dito... Mas eu estava-me a referir ao dia em que entrei nas instalações da actual escola D. Dinis. Porque nas antigas intalações entrei com dias... ;D... Acho que sou o único que pode dizer isso... Mas fui muito feliz naquela escola (na antiga D. Dinis)... Não tem que agradecer a amizade, ela vem do coração...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Comentário recebido da minha amiga A.

    "António, fizeste-me sentir mais saudades da nossa Escola, a ESCOLA D. DINIS, dos tempos da Professora Graça!
    Estou a ver-te ainda pequenino, bebé, ao colo da tua Mãe! Com o tempo, vi-te crescer! E ao mesmo tempo crescia também o meu afecto por ti, pela tua Mãe que muito admiro!
    Na verdade, a nossa Escola tinha lugar, espaço afectivo para todos os Meninos e Meninas que nos tinham sido confiados!...E um laço afectivo, a desfazer por vezes os nós da Vida, ia-nos unindo, aproximando cada vez mais...e juntos íamos crescendo...aprendendo...a amar...tudo e todos! Sim "Tudo" e " Todos "!...Era uma Escola onde toda a gente aprendia que o Amor é a primeira Força para manter a "Paz". Lá diz o grande Poeta Sebastião da Gama « O segredo é amar... »! Era amar que nós aprendíamos, no doce convívio da nossa Escola, dessa Escola que deixei com imensas saudades! Lá apreendi a ver " o outro lado" dos meninos, através de tudo quanto escreviam, nos seus gestos cheios de sensibilidade e ternura...e, por vezes, cheios de fome de " Pão " e de " Carinho"...Muitos já por nascimento " Crianças- Problema ", sem referências de Pai ou de Mãe!...Quantas vezes essas crianças nasciam num ambiente profundamente instável, inseguro, quer no aspecto económico, quer no aspecto moral e afectivo! Quantos teriam nascido, por acaso num berço sem amor!...E tudo isso fui aprendendo na ESCOLA D. DINIS da PROFESSORA Graça! Que caminhos de Esperança oferece a sociedade actual a um jovem ?E a ESCOLA ? O não sentir-se amado nem desejado passa por todos nós, professores!...E sentimos infelizmente esses drama em alunos que nos passam pelas mãos!....E perante estes casos, interrogamo-nos permanentemente:" Até que ponto eu sou responsável pelo crescimento desta criança? E se fosse meu filho, o que faria? O que esperaria eu da ESCOLA?E toda esta problemática me preocupava na ESCOLA da PROFESSORA Graça "!...
    Por tudo isto, amigo, que fui aprendendo em gestos ...em palavras da PROFESSORA Graça, tenho imensas saudades! E hoje qual é a minha responsabilidade ao analisar o comportamento problemático desses Meninas...dessas Meninas...?!Sim, António, cada vez sinto mais saudades da nossa ESCOLA D.DINIS; que inteligentemente era orientada por esta PROFESSORA, cheia de sensibilidade em relação aos problemas mais humanos...sempre atenta aos alunos mais desprotegidos!...Por tudo isto compreendo as tuas "Saudades da ESCOLA D. DINIS", dos tempos da PROFESSORA Graça!...
    Beijinhos,
    A."

    ResponderEliminar