segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os ditadorzitos


E depois há os ditadorzitos. Pequeninos. Os que sempre quiseram mandar e nunca tiveram grandes oportunidades. Nem são grande coisa no campo da realização, mas têm uma sede imensa de mandar. E sempre angariam  um séquito enorme de seguidores, à sua volta, pequeninos como eles.

Formam-se na escola do “politicamente correcto” e do estafado e esfiapado “bom senso”. Proferem umas frases grandíloquas e sonantes e prometem projectos dinâmicos e propulsores de modernismo. Dão pancadinhas nas costas dos congéneres e distribuem sorrisos largos aos opositores. Mas não sabem fazer mais nada.

E depois vendem a alma ao diabo (ou a uns diabos também pequeninos que pensam que vão ganhar muito com a ascensão dos seus ditadorzitos de estimação) e conseguem, ao fim de muito esforço, chegar ao poder!

Depois é vê-los (finalmente!) a mandar. O seu tão apregoado estilo de liderança é mandar por mandar, mandar fazer, impor, dar ordens, anular quem se lhes opuser em nome dos seus projectos vanguardistas. Enaltecer-se e enaltecer os seus seguidores e abençoar os diabos pequeninos a quem venderam a alma em troca do poder, anulando os que eles consideram como oponentes.

Depois normalmente dão o dito por não dito e os projectos dão em nada porque detêm todo o poder. E chegam a dar ordens para que se faça o que eles ainda há bem pouco tempo se negavam a fazer por não concordarem, porque sim!

Cuidado que tendem a eternizar-se no poder! Temos de estar alerta e lutar!

2 comentários:

  1. Olá, Carol
    Gosto das coisas ditas assim, sem meias medidas.
    Muito acertadas, as tuas considerações.
    "Correr" com os ditadores não é nada fácil, haja em vista o que está acontecendo: todos (a maioria) falam, criticam, dizem as últimas... mas ficam-se por aí. Será que algum dia vão tomar uma atitude???

    Boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu subscrevo mas do que gostei mesmo foi da gaivota...
    Parece-me que é aquela que "voava, voava" e é preciso que continue a voar!

    Abraço

    ResponderEliminar