quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

«Tenho uma saudade braba»


Passam já 41 anos (fez ontem) sobre a partida do grande senhor da Letras e da Língua e Cultura Portuguesas, meu querido Professor, Vitorino Nemésio. 

Não esqueço nunca a sua erudição, a sua imensa sabedoria, a sua terna sensibilidade nas aulas e nas provas orais a que tínhamos de nos sujeitar obrigatoriamente...

Deixo aqui a minha «saudade braba» do professor e desses tempos de juventude.


Tenho uma saudade tão braba
Da ilha onde já não moro,
Que em velho só bebo a baba
Do pouco pranto que choro.

Os meus parentes, com dó,
Bem que me querem levar,
Mas talvez que nem meu pó
Mereça a Deus lá ficar.

Enfim, só Nosso Senhor
Há-de decidir se posso
Morrer lá com esta dor,
A meio de um Padre Nosso.

Quando se diz «Seja feita»
Eu sentirei na garganta
A mão da Morte, direita
A este peito, que ainda canta.

Vitorino Nemésio, in "Caderno de Caligraphia e outros Poemas a Marga"



Obra de V. Nemésio
(foto de Adélio Amaro)

17 comentários:

  1. Excelente homenagem a um grande Senhor!

    Beijinho Graça

    ResponderEliminar
  2. Quando li o título do post lá no meu cantinho, já sabia que ias falar de Vitorino Nemésio e desse poema dedicado a Marga - sua musa e amante- Margarida Victória Jácome.

    Também admirava muito esse Grande homem, que nos deixou a todos, essa saudade tão 'braba'. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida Victória Jácome cuja autobiografia li com gosto.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. «Saudade braba» da ilha Terceira, mais propriamente da
    «Mui Notável Vila da Praia da Vitória» (hoje cidade)
    e da sua belíssima baía.

    Fizeste bem homenagear o teu meigo professor, também gosto
    muito dele.
    Tudo pelo melhor.
    Beijinhos poéticos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os belos e mágicos Açores e os seus bravos filhos poetas.
      ADORO Os Açores!

      Beijinhos mágicos...

      Eliminar
  4. Se bem me lembro um extraordinário Senhor.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Desconhecia, mas gostei de saber. Obrigada :))
    Hoje:- És a bebida que sorvo em mar deserto.

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a constância das suas visitas.

      Beijinhos e tudo bom, sempre.

      Eliminar
  6. Obrigado pela bela partilha!
    Bom fim_de_semana ...

    ResponderEliminar
  7. Grande escritor, grande comunicador, grande homem!

    ResponderEliminar
  8. Bonito, GS, recordar aqui o professor.
    Tinha um ADN raríssimo.
    Bj.

    ResponderEliminar