segunda-feira, 18 de abril de 2016

Não me conformo!

Não me conformo com o que se está a passar no Brasil, nosso país irmão. Um brutal ataque à Democracia.

Uma vergonhosa votação da Câmara dos Deputados de 367 votos a favor contra apenas 137 contra a destituição da Presidente a propósito da qual transcrevo um cometário-lamento com que concordo em absoluto.

«Brasil – A destituição de Dilma Roussef

Foi a primeira vez que vi a justiça popular, no que tem de mais irracional e execrável, a funcionar por interpostos deputados brasileiros.

O mal-estar, a que a corrupção não é alheia, nem nova, deve-se à crise do capitalismo e à queda brutal dos preços das matérias-primas, especialmente do petróleo, provocando a recessão que impediu a continuidade do ‘milagre brasileiro’ que retirou da miséria milhões de pobres.

A ansiedade e a revolta, essas, foram estimuladas e ampliadas nas ruas pelos que nunca perdoaram as medidas sociais e o êxito dos governos de Lula, pelos que detêm os meios de comunicação social, pelos que, através de ditaduras militares, fruíram privilégios que procuram recuperar.

O absurdo e imoral processo de destituição de Dilma Roussef foi conduzido por muitos deputados arguidos em processos de corrupção contra uma das raras personalidades da política brasileira que não aparece como suspeita em é alvo de qualquer investigação – a PR.

Não podendo a PR eliminar os corruptos, destituíram-na estes.

O Brasil entrou num processo estranho onde se confundem interesses pessoais, luta de classes, ódios velhos e vinganças mesquinhas, com o país a encaminhar-se rapidamente para o abismo da guerra civil e/ou da ditadura.

No descalabro de um país de ‘portugueses à solta’, vejo a alegria esfuziante de um povo a transformar-se em medo, revolta e desespero, com os velhos demónios despertos.»


Carlos Esperança, facebook, 16/4/2016




13 comentários:

  1. Uma autêntica vergonha. Desde o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) que fez um elogio público a Eduardo Cunha (PMDB -RJ), presidente da Câmara, e homenageando o coronel Ustra, ex-chefe do DOI-CODI e torturador, inclusive reconhecido assim pela justiça.
    Deputados que dedicam o seu voto à paz em Israel, deputados que elogiam Cunha como se de um Deus se tratasse, como se ele não tivesse em tribunal processos por corrupção, deputados que aproveitaram a votação para parabenizar a neta, e eu sei lá que mais. Estive a assistir à votação até quase às 3 horas e sinceramente fiquei horrorizada. Com semelhantes representantes, será que o Brasil ainda tem solução?
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem!
      O que aconteceu, não foi o fim de História mas "apenas" um derrota de uma luta que continua!

      Eliminar
  2. O texto do Carlos Esperança está, parece-me, no geral, certo. Eu acrescentaria que os poderes instalados não perdoam o recrudescimento dos BRIC´s...

    Outro aspecto, a corrupção instalada não serve apenas os que dela usufruem rendimentos ilícitos, é (quanto a mim) uma forma de minar o sistema e de desacreditá-lo.
    A imprensa, nisso, ajuda e muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá se ajuda!!! Veja-se o exemplo da nossa RTP e restantes.

      Eliminar
  3. A DEMOCRACIA É UMA FORMA de dotar o contribuinte/consumidor de algum poder negocial...mas, todavia, no entanto... esse poder negocial deverá ser aprofundado (ver Exemplo I)
    .
    .
    Ora, o contribuinte não pode ir atrás da conversa dos parolizadores de contribuintes - estes, ao mesmo tempo que se armam em 'arautos/milagreiros' em economia (etc) - por outro lado, procuram retirar capacidade negocial ao contribuinte [isto é, querem que os contribuintes passem carta branca aos políticos... para que estes possam fazer as mais variadas negociatas com os mais variados lobbys].
    ---» EXPLICANDO MELHOR: um político não se pode limitar a apresentar propostas (promessas) eleitorais... tem também de referir que possui a capacidade de apresentar as suas mais variadas ideias de governação em condições aonde o contribuinte/consumidor esteja dotado de um elevado poder negocial!
    .
    .
    .
    Exemplo I
    O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
    -» Leia-se: o contribuinte tem de ajudar no combate aos lobbys que se consideram os donos da democracia!
    ---»»» Democracia Semi-Directa «««---
    -» Isto é, votar em políticos não é (não pode ser) passar um cheque em branco... isto é, ou seja, os políticos e os lobbys pró-despesa/endividamento poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a ‘coisa’ terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
    -» EXPLICANDO MELHOR: em vez de ficar à espera que apareça um político/governo 'resolve tudo e mais alguma coisa'... o contribuinte deve, isso sim, é reivindicar que os políticos apresentem as suas mais variadas ideias de governação caso a caso, situação a situação, (e respectivas consequências)... de forma a que... possa existir o DIREITO AO VETO de quem paga!
    [ver blog « http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/ »]
    .
    .
    .
    P.S.
    A elite da finança e das corporações está apostada em destruir a Nações... terraplanar as Identidades... tudo para criarem uma "massa amorfa" de gente inerte, pobre e escravizada e assim melhor estabelecerem a Nova Ordem Mundial: uma nova ordem a seguir ao caos – uma ORDEM MERCENÁRIA (um Neofeudalismo)... ou seja, a 'Ordem Natural' que emerge do caos organizado pela alta finança.
    -» Andam por aí muitas marionetas... cujo trabalhinho é 'cozinhar' as condições que são do interesse da superclasse - alta finança, capital global.

    ResponderEliminar
  4. O comportamento dos deputados foi vergonhoso, as palavras nojentas usadas para a votação, o ódio a saltar-lhes dos olhos.
    Brasil merece melhores governantes.

    Beijinho Graça

    ResponderEliminar
  5. O que lhes importa é ter dinheiro no bolso. O povo não interessa.

    ResponderEliminar
  6. ~~~
    Estou inteiramene de acordo contigo.
    Uma vergonha, que coloca o Brasil na cauda
    dos países civilizados.
    ~~~ Beijinhos, Graça. ~~~

    ResponderEliminar
  7. Sabes o que me faz lembrar esta situação?
    Um lobo querendo expulsar uma raposa dum galinheiro.
    Porque, e segundo as notícias, todos estão envolvidos em tramóias e delas não querem abdicar.
    O que mais assusta é haver quem apoie (e até deseje) que o poder seja entregue aos militares.
    Onde isto já vai...
    Beijos e sorrisos (sempre e apesar de tudo).

    ResponderEliminar
  8. Cara Amiga Graça Sampaio.
    Convido-a para ler na minha página do facebook ou então no vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, as considerações que fiz alusivas a cruciante situação política que nos aflige.
    Grato pela solidariedade.
    Caloroso abraço. Saudações exasperadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar