terça-feira, 5 de abril de 2016

Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água

(Urban Sketchers Portugal)

Quem não se lembra da história dos dez anõezinhos da Tia Verde-Água? Quem não a leu ou a ouviu ler na infância, na escola primária? Quem não teve de a recontar numa redação com moralidade e tudo?

Pois eu lembro-me dela bastas vezes. É verdade! Que não vejam neste meu desabafo o mínimo sinal de pretensiosismo nem qualquer vestígio de vaidade balofa. A questão é que não fui educada para, nem nunca tive paciência para ser «dona-de-casa», por isso, de cada vez que tenho de me despachar a descascar a cebola, a cortar as lulas, a pôr a panela com a sopa a descongelar, com as camas ainda por fazer e a roupa para ir estender, que a máquina está quase a acabar a lavagem, tendo, pelo meio, de pensar nos sonetos de Camões que vou ler e interpretar com as miúdas do 10º ou no capítulo do Memorial que vou ter de destrinçar com os miúdos do 12º - nessa altura, algo esbaforida, lembro-me dos safados dos anõezinhos da Tia Verde-Água…


Faz uma pessoa uma licenciatura das antigas e mais não sei que pós-graduações para terminar a realizar os ensinamentos da Tia Verde-Água…

24 comentários:

  1. Pois eu também não tenho outro remédio senão andar por aqui, em casa, às voltas com os tais anões. :)

    ResponderEliminar
  2. ...É para o que estamos , Graça...:(
    continuar a trabalhar depois da aposentadoria.

    E devemos dar graças por ainda termos uns anõezinhos com força e agilidade para se mexerem...

    Depois do bater das 24 badaladas, tens lá no meu canto uma lembrancinha para ti!
    Amanhã, espero que dês descanso aos anões, Graça!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ~~~
    Não sei a que horas fazes anos, mas deixo já os meus parabéns,
    desejando~te com carinho, um dia de aniversário encantador.

    Quanto aos anões, tive que pesquisar, pois já não me lembrava
    da historieta da premiada Maria Alberta Menéres, agora com os
    seus vetustos 85 anos.
    Parece impossível a senhora com tal formação, escrever contos
    deste género!
    O que eu gostava da minha coleção da Condessa de Ségur: as
    «Meninas Exemplares» e afins! Tontinha...
    Felizmente, não demoraram as aventuras dos cinco e logo a
    seguir, os livros de Júlio Dinis...

    ~~~ Muitas e muitas felicidades, querida Graça. ~~~

    ~~~~~Beijinhos. ~~~~~

    ResponderEliminar

  4. Pois eu não conhecia a história dos anõezinhos...
    Já a moral da história era fácil de prever!

    Hoje é o dia ideal de dar descanso aos teus anõesinhos pois é o teu aniversário!! :))

    Muitos parabéns minha Querida... que contes muitos... e que eu te possa continuar a felicitar por todos eles! :))

    Beijosssssssssssssssssssssssssssss
    (^^)

    ResponderEliminar
  5. Também não conhecia.
    Já vi que não sou o único.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. PARABÉNS pá! É hoje um dia (e também a noite pois já lá vão umas horinhas né?) para festejar este teu aniversário.
    Decerto um dia passado com alegria e variados presentes (muitos será exagero?).
    Beijos enfeitados de sorrisos.

    ResponderEliminar
  7. Os meus anões . engordaram , estão uns " cepos " ,já pouco fazem e recusam-se a fazer...é assim. As refeições , chegam de um restaurante. A lavandaria , é ao fundo da rua . O meu braço direito vem 2 ou 3 vezes por semana.O braço esquerdo , meu marido , faz as compras muito melhor do que eu. O resto espera...o pó , ninguém o leva...só faço o que me apetece e não me falta que fazer.M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. Feliz Aniversário amiga. Que o ano que hoje começa seja de muita saúde, grandes alegrias e muita felicidade, com ou sem anõezinhos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. eu lembro :)

    e muitos parabéns! dia feliz :)

    ResponderEliminar
  10. Ouvi dizer que a senhora professora completava hoje mais um ano de vida.
    Parabéns, jovem. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Com que então caiu na asneira
    De fazer anos na quarta-feira!
    Ainda se os desfizesse...
    Mas fazê-los não parece,
    De quem tem muito miolo!

    ResponderEliminar
  12. Ainda que com algum atraso, deixo aqui os meus votos de felicidades. Que este novo ano lhe traga saúde, alegrias e muitos afetos.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Soube pela Janita do teu aniversário, querida Graça.

    Mil beijinhos de parabéns da amiga de longe, que tem muita pena de não estar no Porto no dia 10 de Abril para te abraçar com muita amizade.

    ResponderEliminar
  14. Gracinhamiga

    Ninguém te pode esquecer, mesmo estando a quilómetros de distância, como é o nosso caso, em Goa. Por isso, ainda que atrasado recebe da Raquel e do Leãozão muitos qjs de parabéns.

    Está acabar-se o ripanso mas estou num dilema fo..., lixado: já tenho saudades deste Paraíso, ms também já tenho saudades (e muitas) da mina malta.

    ResponderEliminar
  15. não sei bem o que os "anões" fazem aqui...
    mas enfim, junto-me à festa!

    parabéns, senhora doutora! (das antigas)

    ResponderEliminar
  16. Amiga Graça, cá estamos nós com mais um ano, felizmente! rss
    Desejo-te o mesmo que desejo para mim, nem mais nem menos :)

    Um grande beijinho de parabéns!

    ResponderEliminar
  17. Graça, pego nas palavras da nossa amiga Fê e desejo para ambas o mesmo que desejo para mim :)

    Uma vez mais ficam os Parabéns e os meus votos de muita alegria e saúde.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia a história dos anõezinhos!
    Espero que hoje não desses muita importância a estas coisas do dia a dia e tivesses aproveitado este teu dia que por sinal esteve lindo e quente na tua cidade onde passei algumas horas.

    Mais uma vez e porque não é demais te dizer que desejo tudo de bom na tua vida.
    Muitos parabéns e um beijinho com muito carinho e amizade.

    ResponderEliminar
  19. Feliz Aniversário Graça!
    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
  20. Peço desculpa , muitos parabéns , sorte e SAÚDE.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  21. Assim, sim!! Nem preciso de anunciar o meu aniversário para toda a gente me desejar os parabéns! Não é para todos. Só para quem merece. E eu, pelos vistos, mereço ter aqui uma quantidade de AMIGOS que me querem bem.

    Bem Hajam todos! Beijos a abraços.

    ResponderEliminar
  22. Como te entendo! Os meus anõezinhos estão tão treinados que até fazem piruetas e cambalhotas nas articulações com todo o à vontade.

    Feliz Aniversário!

    Beijinho

    ResponderEliminar