quarta-feira, 20 de abril de 2016

Amadeo de Souza-Cardoso

A fim de assinalar os 50 anos da Gulbenkian em Paris, inaugurou-se hoje a exposição da extraordinária obra do modernista Amadeo Souza-Cardoso (1887-1918) no Grand Palais daquela capital.

A RTP1 passou há pouco um excelente documentário sobre a vida e a obra do grande pintor, que ombreou com os grandes pintores europeus da época e que, ainda em vida,  foi descoberto, apreciado e divulgado nos Estados Unidos, enquanto aqui neste paísinho submerso em ditadura após ditadura e em grande cinzentismo, só foi conhecido quando, nos anos 50, alguns dos seus quadros foram expostos no Museu em Amarante e reconhecido apenas nos anos 80 quando a Gulbenkian apresentou devidamente a sua obra.

Deixo aqui uma breve apresentação da exposição que abriu hoje em Paris. Mas vale a pena ver o documentário da RTP. (Uma verdadeira exceção na programação daquele canal...)


13 comentários:


  1. Eu estive a ver o documentário de agora há pouco.
    Gostei imenso.

    Pelos vistos a obra dele teria sido mais cedo conhecida se a viúva não se tivesse trancado a sete chaves com a quase maioria do espólio que testemunha a obra deste grande artista plástico.
    (até debaixo da cama tinha telas dele...)

    Bisous
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi! O amor tem razões que a razão desconhece... e a culpa é da(s) deusa(s) do Amor... eh eh eh...

      Bisous.

      Eliminar
  2. Li a notícia, Graça. Não vi o documentário!
    A obra do pintor será apreciada e valorizada como merece.

    Nunca é tarde para se reconhecer e dar a conhecer ao mundo obras de grandes Portugueses. O nosso PM também esteve em Paris na abertura da exposição. Acho bem!!

    Beijinhos! Grata pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. ~~~
    É, sem dúvida, um grande orgulho nacional.

    ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  4. Gostava de ver a exposição.
    Sou um grande amante da arte deste pintor que partiu muito novo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vi há uns dois anos na Gulbenkian e adorei!! Gosto muito dos modernista, além de que, este é nosso e foi o primeiro.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Dele, gosto do seu estilo
    mais figurativo

    a RTP escolheu
    o que escolheria eu

    ResponderEliminar
  6. Amiga Graça, o Picasso português como lhe chamam.
    Noutra encarnação gostava de pintar assim :)
    Gosto muito das cores das suas telas cheias de sensibilidade e luz.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Sabia que iriam gostar. Sabia mesmo.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Vi o documentário na RTP e o museu deste grande pintor , em Amarante. Como quase sempre , só foi devidamente reconhecido , muito depois da morte. Eu sabia que tinha falecido muito jovem , mas só agora me foi avivada a memória...com 30 anos , em 1918 e de pneumónica.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que o trouxe aqui e da forma como o fez.
    Não vi o documentário na íntegra por falta de tempo mas já o conhecia. Gosto imenso da sua obra. Foi pena morrer tão cedo e num tempo em que a sua pintura era estanha aos gostos dos Antónios deste paísinho, como muito bem diz.
    Quando visitei o Museu do burgo fiquei um pouco desiludido. Esperava mais. Na inauguração terão sido expostas as melhores peças, suponho. Ocorreu-me, então, o seguinte pensamento: se, de séculos de história, milénios até, resta isto, que comunidade somos? Muito pequenina foi e é. Muita pilhagem houve. Muita ignorância. Até aos dias de hoje. Basta pensar nas décadas que demorou a gestação. Gostei do edifício e da recuperação feita.

    Bj.

    ResponderEliminar