terça-feira, 29 de março de 2016

Vendas pelo telefone



Aborrece-me que tentem vender-me produtos e/ou serviços pelo telefone. E, infelizmente, está sempre a acontecer. Aborrece-me por três ordens de razões (como dizia o Ângelo Correia…): Primeiro porque se eu quiser comprar, informo-me, pergunto, vou à procura. Segundo, porque os putativos vendedores têm de ler aquele arrazoado todo que lhes encomendam e depois tornam-se supinamente maçadores chegando a mostrar-se agressivos. E terceiro porque sei que se trata de assalariados de call centres que têm de alcançar objetivos definidos de forma desmedida pelos empregadores e eu encho-me de “pena” e não sou capaz de ser rude com eles ao ponto de responder mal ou de desligar o telefone.

Hoje, porém, consegui irritar a “senhora” do Círculo de Leitores. Cá em casa associámo-nos ao CL quando nos casámos, ainda antes do 25 de Abril, tendo retomado a figura de associados nos anos 80 depois da desorganização do Círculo que aconteceu à época da Revolução. É por isso, pelos laços criados pelo tempo, que ainda nos mantemos ligados àquela editora mesmo que já não nos apeteça muito comprar-lhes livros. Temos uma óptima relação com o assistente que conhecemos há anos e ele já conhece bem os nossos gostos e não gostos.

De vez em quando, liga-nos uma senhora da editora como que a avaliar o trabalho do assistente e aproveita sempre para tentar vender mais uma coleção.

Foi o que aconteceu hoje. A dita senhora ligou, perguntou como ia o nosso contacto com o assistente afirmando à partida que já sabia que ia bem como de costume e depois perguntou-me que género de leituras eu preferia: «romance, cultura geral…» Como não se trata de uma call centre girl, tratei de ironizar: «cultura geral não existe… gosto de romance, de poesia de autores portugueses…» 

Então a senhora muda de estratégia e diz-me que o CL está a comemorar mais um aniversário pelo que resolveu oferecer um grande desconto na coleção Rainhas de Portugal, mas apenas para as pessoas sorteadas e eu tinha sido uma delas!! [Admirável memória a minha!! Ato contínuo lembrei-me que esta senhora já tentara vender-me as “Rainhas” noutro telefonema!...] Que a coleção era de excelente qualidade e até tinha sido apresentada pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, não sei se sabe – dizia a senhora. «Pois, de facto, não gosto muito desse senhor, não costumava ouvi-lo.» - respondi sobriamente. Aí, a senhora ficou furibunda e disse: «Não estamos aqui para saber se a senhora gosta ou não gosta do Professor Marcelo!» «Claro! Mas eu não costumava ouvi-lo e, como já conversei com o meu assistente, não tenho vontade de fazer mais coleções» - respondi cortesmente… «Então não está interessada nesta oferta, pois não?!» - quase vociferou a senhora… «Não, muito obrigada.» - respondi jovialmente…

Deus do céu! Mas esta gente pensa que somos todos uma cambada de burros


15 comentários:

  1. Também recebo esses telefonemas. Não sei se é a mesma senhora mas o que irrita também é que esses vendedores nem verificam o que o sócio está a comprar. No último telefonema que recebi, a senhora apresentava-me uma magnifica proposta para a obra do Padre António Vieira, que, por sinal, ainda estou a completar.

    ResponderEliminar
  2. Aqui por casa, passa-se o mesmo. Quando quero comprar informo-me, pergunto, vou à procura. Não tenho paciência e despacho-os à primeira. Cabe-me sempre essa tarefa.

    ResponderEliminar
  3. Descobri que atendendo a chamada não é maçador mas quando começam a vender eu pouso o telefone e deixo-os a falar sozinhos. Parece mentira mas resultou.

    ResponderEliminar
  4. ~~~
    Ou a vendedora é apaixonada pelo Marcelinho, ou é, mesmo, muito néscia. Louvo a tua calma, ainda que irónica!

    Eu não tenho essa atitude paciente, vou dizendo logo que lamento, mas não estou interessada e que estou sem tempo...

    Em matéria de aquisição de obras, não há nada como o deleite de percorrer uma boa livraria...

    ~~~ Beijinhos literários ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece que tenho paciência de mais, mas que se há de fazer? Não gosto de ser indelicada. Só mesmo quando me «passo dos carretos»...

      Beijinhos, Majo.

      Eliminar
  5. Algo a que felizmente escapamos aqui em Macau.
    As poucas promoções que aparecem, eles começam a falar chinês, eu respondo em inglês, e acaba a chamada :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Graça, eu dependendo do excelente estado de espírito tenho duas respostas preparadas:
    "no portuguese, no portuguese..." e eles desligam ou "tenho muita pena mas se me quer vender alguma coisa: eu não quero, passe um dia feliz e não perca tempo comigo, desculpe vou desligar"
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do «no portuguese, no portuguese» é de mais!!! Eh eh eh... de mais!!!

      Eliminar
  7. isso não é razão para andares triste rss
    deve haver alguma outra, mas não me vou por p´ra aqui a adivinhar rss

    beijo

    ResponderEliminar
  8. Veja bem a graça da vendedora a usar o trufo do Professor Marcelo. Temos um presidente a subir de valor, pois. O nosso destino é sermos salvos pelo senhor professor presidente: coloca-se o activo na Bolsa de Nova Iorque.
    Esta nova forma modernaça e agressiva de vendas por telefone são perigosas: somos enganados se não estivermos bem atentos. Ainda hoje estive a "ajustar contas" com uma operadora de telecomunicações por habilidades de "arredondamento" da facturação. Tendo renegociado o pacote contratado há um ano introduziram sub-repticiamente um suplemento de € 5.00 de tv. Como as facturas são pagas por desconto bancário só agora me apercebi de estar a "ser comido". Dei-me ao trabalho de ir pesquisar as facturas electrónicas. Resposta da operadora perante a minha reclamação: "realmente houve um lapso mas como o sr. usufrui do serviço há um ano vamos devolver-lhe (apenas) três meses na próxima factura".
    Boa tarde.

    ResponderEliminar