terça-feira, 18 de março de 2014

Subserviência ou… vamos contar mentiras

«O primeiro-ministro afirmou ontem em Berlim que Portugal conseguiu "uma mudança estrutural na economia portuguesa, que é hoje muito atrativa para o investimento estrangeiro e que proporciona uma perspectiva de crescimento económico quer para este ano quer para os seguintes".

"O crescimento voltou e o desemprego está ser reduzido. Transformámos o desequilíbrio crónico da conta corrente num superavit, já significativo, de dois por cento do PIB em 2013. As nossas exportações vêm a crescer a uma taxa mais rápida do que na zona euro, desde 2010, superando 40% do PIB em 2013 a partir de um ponto baixo de 28% em 2009", relatou.

Estes fatores fazem a chanceler alemã olhar com entusiasmo para Portugal, considerando que o ajustamento "está no bom caminho" até "melhor do que estava previsto".

Angela Merkel manifestou o apoio a "qualquer decisão" que Passos Coelho vier a anunciar sobre a estratégia de saída do programa de ajustamento português, tendo desvalorizado as "divergências" entre o Governo e a oposição.»

«Num voto de confiança a Passos, acrescentou: "Portugal está no caminho certo. Está no bom caminho."

Passos Coelho, pelo seu lado, agradeceu à chanceler "todo o empenho" da Alemanha ajudando Portugal ao longo do memorando.»

E aí lembrei-me!



Atual, né?!


12 comentários:

  1. O mal é esse. Que aquilo que era actual há 50, 100, 200 anos continue actual. Como é possível que não se aprenda nada com os erros passados?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ninguém, e a Angela muito menos, aceitaria "no escuro" jurar apoios incondicionais... Bastou saber a duração do encontro de Passos com Seguro e fez cair a importância da desavença... A "coisa" está resolvida e o que dói está para durar...

    Acertadas as palavras de Torga, por essa data, tinham eco ou eco seriam de alguns que o mesmo diziam...

    ResponderEliminar
  3. Acabei de saber que uma entidade oficial estrangeira afirmou num Relatório acabado de publicar que as consequências dos cortes nas pensões e salários, a extinção de variados apoios sociais e esta austeridade cega e brutal só nos cairão em cima com toda a força daqui a uns anos....

    Estou aterrada , enfurecida e enojada com esta cambada de escroques que , através de mentiras e campanhas sujas ,e calúnias conseguiram apoderar-se da governação e estão a destruir o país e a destroçar milhões de vidas - algumas para sempre!

    Torga é um dos que seriam preciosos neste momento de perda de valores.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. O que eles disseram não tem qualquer significado como (toda?)a gente sabe.
    O que é branco hoje é preto amanhã. A palavra deles vale tanto como um tostão furado.
    A mim o que me interessa na representação não é o discurso é descortinar a autenticidade do mesmo.
    Viram a cara dela nos cumprimentos da praxe. Quando beijava o Zé emprestava ao ato a afetuosidade de namorados, hoje, com este, parece haver enfado ao receber o labrego que lhe vai dar conta do trigo, do vinho e do azeite que a quinta dá.
    Sabemos que a Ângela já não tem a fogosidade de há 5 ou 6 anos, parece-me que o namoro com Portugal acabou. Quem é o novo namorado?

    ResponderEliminar
  5. ~
    ~ Teatro de fantoches num tablado europeu, a fim de dar bons sinais aos ditos ""mercados"".

    ~ Já passámos o vergonhoso estado de subserviência. Com o futuro hipotecado, perdemos a soberania a favor dos nossos principais credores, que muito temem ver o processo agiota desiquilibrado.

    ~ Com Torga, choremos a perda da Liberdade e dos nossos valores. ~

    ResponderEliminar
  6. O idiota que ontem foi almoçar a Berlim à minha / nossa custa é um aldrabão cá dentro e lá fóra. De tanto viver de noite a cantar o fado , perdeu a noção do equilíbrio. Acredito que com os baixos salários e as leis laborais, Portugal se está a tornar a China da Europa. E a JUSTIÇA ?! Quem vier cá investir ,não perguntará como funciona a Justiça ?
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Pois é, amiga, só mesmo tu é que ainda não percebeste que estamos vivendo num mar de rosas!!!
    Olha à tua volta e vê quantas lojas de chineses estão sempre a abrir??? (Coitados, até esses já começam a fechar!)
    Sabes? Estas conversas da treta já me cansam tanto!

    Um muito feliz Dia do Pai.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. ~
    ~ Estou assombrada!!

    ~ ""Conversas de treta""?!!

    ~ Mas se não acha importante trocar impressões sobre o tema que propuseste para debate, o que veio cá fazer?!!

    ~ Desejar-te bom dia às 4h?!!

    ~ Aprofundar saudosas lembranças?!!

    ~ ~ ~ Boa noite. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  9. Há já algum tempo que ando a tentar "desligar o botão". Trabalho há 32 anos e estoui saturada destes tipos, os dos tachos, que não sabem o que trabalhar.
    Há 15 dias que não leio jornal nem oiço notícias. Tenho que me poupar ou um dia destes, a ADSE não paga o meu internamento em psiquiatria.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Não sei o que levou a Mariazita a dizer que só mesmo eu é que não percebi que não estamos a viver num mar de rosas...

    ResponderEliminar