terça-feira, 11 de junho de 2013

Ai estes candidatos!

No passado dia um fomos a Viseu assistir a uma conferência homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro pelos 50 anos da sua morte. 

Gostei imenso de revisitar o lindíssimo centro daquela cidade capital com os seus vetustos monumentos e os seus floridos e frondosos jardins. 






E lembro-me de, incrédula, ter expresso o meu espanto ao ver, numa rotunda, um enorme cartaz do candidato Almeida Henriques à Câmara daquela cidade todo em tons de verde e bege e, espantemo-nos!, com um nano-mini-micro símbolo do PSD no cantinho inferior direito! Estou a ouvir-me a criticar a falta de lealdade, a ausência de “coluna vertebral”, a mentira – uma vez mais tal como na campanha eleitoral para as legislativas de há dois anos – o embuste, a falsidade, o enganar o próximo a todo o custo! «Votem em mim porque eu “quase” nada tenho a ver com aquele partido que é o mesmo deste governo que, por acaso, tem estado a destruir, a estilhaçar o país, coisa que eu nunca farei aqui nesta cidade…» O lobo vestido de cordeirinho… Que falta de nível! Que matreirice!

Parece que aquilo que eu pensei e comentei em privado sobre aquele cartaz que nada tem a ver comigo porque nem voto naquela cidade, nem voto naquele partido, afinal foi notado por mais gente e agora é tema de todos as notícias e de todos os comentários. Esperemos que, na hora de votarem as pessoas se lembrem da constatação desta forma de enganar, de iludir.

Mas este povo já deu várias vezes prova disto: gosta de ser enganado! Primeiro porque é por de mais moralista e gosta de pensar: «Vale mais o mau conhecido que o bom por conhecer»; «A alternativa não dá garantias» que é como quem diz que não quer que as coisas mudem. E depois porque é um povo intrinsecamente conservador e de direita – mesmo que, ao longo de mais de trinta anos o prato da balança tenha pendido para a esquerda.

8 comentários:

  1. Os candidatos do PSD andam todos muito envergonhados, mas Almeida Henriques- que conheço pessoalmente- é uma pessoa civilizada e não precisa de se esconder, porque tem a eleição garantida em Viseu.
    Espero ler aqui em breve um post sobre a alocução do teu amigo (C)rato!
    Boa noite de Santo António

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente este nosso povo gosta mesmo de ser enganado...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Os políticos são assim tal vendedores de banha da cobra.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. No cantinho, a setinha por mais pequena que seja vale mais do que o candidato nalgumas terras e como sabes por aí é o Cavaquistão!

    Abraço

    ResponderEliminar

  6. Aqui já houve quem desafiasse o candidato do partido do governo a declarar "alto e bom som" que não se revê nas políticas do executivo, conforme anda, por aí, a sugerir discretamente.

    Lídia

    ResponderEliminar

  7. Olha, Graça, nem um nem outro valem nada... acredita que eu conheço-os.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  8. Caro Carlos, que grande provocação! Ando tão enojada com aquele (C)rato que nem me apetece falar nele. Se o visse ao vivo e a cores, acho que lhe atirava com o mal escrito livrinho do "eduquês" às fuças!

    ResponderEliminar