domingo, 26 de maio de 2013

Shop on

No passado sábado realizou-se mais uma edição – a 4ª ou 5ª talvez – do Shop on em Leiria, uma iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação dos Comerciantes e Industriais de Leiria, a ACILIS, com o propósito de promover o comércio atraindo o público às lojas que estão abertas até à meia-noite. A par deste horário excecional, há sempre ofertas especiais, degustação de produtos e animação nas ruas com música, folclore, grupos de ginástica e de dança, teatro, entre outras atividades.

Costumo ir à noite dar uma volta pela cidade para ver a animação. Houve um ano que foi particularmente animado com montras com manequins vivos passando lingerie, passagem de modelos na rua e muita música. E algumas compras, naturalmente.

Desta vez não fui. Essencialmente para me proteger do espetáculo triste e deprimente de ver as lojas abertas até tão tarde com esforço de patrões e de empregados sem que para seu reconforto haja clientes que entrem para comprar. É que não há poder de compra nenhum. O dinheiro escasseia, não chega, as pessoas temem pelo que possa acontecer amanhã – ou daqui a meia hora, com este “governo” nunca se sabe! – deprimem e abstêm-se de comprar. De andar pela cidade até! 

Deixo aqui algumas imagens do Shop on do passado Setembro. Que já foi para o pobrezinho...























E o JP, nosso antigo aluno lá da escola, a exibir-se para a fotografia!

5 comentários:

  1. Não conhecia essa iniciativa em Leiria. Vamos lá a ver se para o ano aproveito. Não para fazer compras, mas sim para desfrutar da animação nocturna.

    ResponderEliminar
  2. Estimada Amiga Graça,
    Uma óptima iniciativa, porém o pessoal, embora o espectáculo seja lindo, como relevam as fotos, o povo não assim tanto dinheiro para as compras.
    Em Évora é bem diferente, os comerciantes se uniram e fazem descontos bem apreciaveis, desta forma os clientes aderem e o comércio vai conseguindo sobrevir à crise.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Que tristeza!
    Tanto esforço para nada...
    Mas se os comerciantes estiverem à minha espera...coitados, podem esperar sentados!
    Se sempre fui cautelosa em compras, tirando as de alimentação, cada vez estou mais "travada"...como tu dizes nunca se sabe o que vai acontecer! :-(

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. P mesmo se passa comigo, Rosa! E com milhares de outras pessoas! Uma tristeza!

    E viva o "museu do traje" cá das nossas casas, não é?!...

    ResponderEliminar
  5. Ricky Hanson says, Looks like a great time. Wish I was there.

    ResponderEliminar