segunda-feira, 6 de maio de 2013

República das Bananas



Que me desculpe o meu querido Sérgio Godinho quando diz que «só neste país é que se diz só neste país», mas quem chegasse cá, vindo de longe sem nos conhecer e tivesse visto as notícias nos últimos dias, haveria de dizer que só mesmo neste país!

Até eu, elemento pertencente, sem apelo nem agravo, à chamada «peste grisalha» (não obstante pinte o cabelo) que nem consegui ouvir até o fim aquele deprimente primeiro-ministro que este triste povo nos fez calhar em sorte quando entaramelou as novas medidas de austeridade direcionada aos funcionários públicos e à dita peste, quase me tenho divertido com o que tem vindo a lume! Senão vejam e depois digam-me se não é de ir às lágrimas! (A rir ou a chorar, nem sei…)

1.      Numa manifestação de funcionários públicos que se realizou hoje contra os cortes que este “governo” se prepara para fazer na classe, uma manifestante com um ar muito enjoado transportava um cartaz em que se podia ler: «Se não concordas, apita!» Se não concordas, apita?! Apita? À beira de perder o emprego e só lhe dá para apitar? Quando é que as manifestações deixam de ser uma fraca demonstração de folclore neste país?

2.      O pusilânime do ministro da Educação para mostrar que tinha escrito um livreco sobre ensino (atenção que não foi um livro sobre ‘educação’, mas tão-somente sobre o (mau) ensino) impôs a sua fúria classificativa (atenção que não foi sobre ‘avaliação’, mas tão-somente sobre classificação) aos miúdos do 4º ano e… (suspense…) mandou que eles, com dez anos e alguns até com nove apenas, assinassem uma declaração em como não utilizariam o telemóvel ou o mp3 ou o tablet (sei lá!) durante o exame… Não é de andar aos rebolões a rir? Mas, calma, há mais! Perante o espanto dos pais, já veio o pretensioso Júri Nacional de Exames esclarecer que a dita declaração não tem valor legal… (Gargalhadas e mais gargalhadas…) Legal?! Aos dez anos?!...

3.      Não quero falar, para vos não quero cansar, naquele outro ministro – pusilânime, também, ou autofágico? – que “não foi eleito coisíssima nenhuma”, mas não posso deixar de referir o facto de o primeiro-ministro vir, no seu melhor ar de escuteirinho suburbano, à televisão na 6ª feira anunciar, ou melhor, deixar prever as novas medidas de austeridade, tomadas nas várias e intermináveis reuniões de Conselho de Ministros e, dois dias depois, vir o seu Vice dizer que não vai poder ser como o primeiro disse porque ele não concorda muito… A este quem lhe chegou bem foi a Fernanda Câncio na passada 6ª feira…

4.      Last but not least – e desculpe-se-me a inglesice – um dia destes, não sei qual porque é pessoa que me recuso a ouvir, o pequeno Marques Mendes terá anunciado que o seu chefe Cavaco iria em breve convocar um reunião de Conselho de Estado. Grande sururu na imprensa e junto de alguns conselheiros! O que obrigou o afanoso presidente de Belém vir a terreiro dizer, com aquela cara de mete-nojo, que convocará o Conselho de Estado «quando for conveniente para o país!» (que será lá para o dia-de-são-nunca-à-tarde…) Ganda nóia, chefe!...


10 comentários:

  1. "Com papas e bolos..."
    O Paulinho engana os tolos.

    Só mesmo neste país.

    ResponderEliminar
  2. Espetacular o artigo de Fernanda Câncio, que não tinha lido! Quanto a essa dos miúdos assinarem uma declaração, no fundo a dizer que não vão copiar, é realmente uma ideia inovadora de ir às lágrimas! :)))

    Grave acho essa declaração de Gaspar, que prova bem o profundo desprezo que nutre pela democracia e pelo povo português, bem como toda a sua arrogância! Quanto ao MM nunca ou ouvi, que já não há pachorra para tantos políticos comentadores... :P

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Um país de bananas comandado por muitos macacos.
    Esse feirante do portas, desde que que é MNE j'deu várias voltas ao mundo e até foi à India inaugural um ginásio, hipocrita esse paulo, que nem polvo é mas tem tentáculos.
    Num exame da 4a. classe, na prova de matemática apresentou este problema para os miúdos resolverem, um pescador pescou 22 sardinhas, 12 carapaus e 3 lulas, pergunta, quantos irmãoes têm o pescador?
    Por aqui se [pde ver como vai o ensino nesta república das bananas.
    O Coelho esse terá que encontrar outra toca, pois esta já foi posta ao léu.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  4. Rir ou chorar?
    Cada vez mais entregues à bicharada.
    bji, Gracinha

    ResponderEliminar
  5. Isto é inacreditável! Que país é este: Miúdos de 10 anos a assinarem declarações; Um vice desdizer o que o seu primeiro tinha dito há dois dias; Alguém vir anunciar reuniões ao mais alto nível, sem que lhe tenham autorizado para o fazer. Isto são exemplos da "garotada" que nos governa...

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade, cara anónima, caro Cambeta, Nina e todos... Uma cambada!

    ResponderEliminar
  7. Já não sei se dá para rir ou chorar.
    Estaremos numa república Centro Africana ? M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/5379168.html

    Permita-me que coloque aqui uma cópia do blogue acima, na sua postagem de hoje. É mais um "grito" de alerta...

    ResponderEliminar

  9. Como sabes ou calculas, fiquei em estado de choque na 6ª feira. Continuo mas, agora mais lúcida, a pensar que só com eletrochoques de alta potência poderemos ver-nos livres deles.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  10. Concordo em absoluto, Laura! Só à bomba!

    Caro Anónimo, faça o favor! Fico lisonjeada.

    ResponderEliminar