sexta-feira, 3 de maio de 2013

Desabafos algo encrespados



Sexta-feira de manhã é a minha manhã livre… Como é manhã de ir ao Continente, permito-me deambular pelo Shopping a ver as promoções, as roupas para os mais miúdos, remexer as modas. Gosto sempre de dar uma volta pelos livros na Fnac e na Bertrand e até mesmo dentro do Continente.

Hoje foi dia desse tal périplo. E, como no domingo é o Dia da Mãe, anunciavam-se em todas lojas as mais variadas sugestões de lembranças para as mães. Muito bem. Mas agora, desculpem-me o desabafo algo encrespado: por que “raio” é que os livros com descontos para prendas para as mães eram todos e apenas livros de receitas para fazer cozinhados, romances cor-de-rosa de escritoras ocas daquelas que produzem livros em série como quem produz latas de salsichas, além dos sempre presentes conselhos parolos do inefável Paulo Coelho?

Por falar em mães, assistimos hoje um grupo de mães (e pais), que devem ser já também avós (e avôs) a manifestarem-se cantado nas galerias da Assembleia da República a atual canção de protesto contra estes clones que nos governam vai para dois anos. Muito louvável. Muito arrojado. Mas agora, desculpem-se outro desabafo também algo encrespado: enquanto nos rebelarmos apenas cantando e utilizando flores, não vamos lá!





14 comentários:


  1. Saramago traduz claramente o que muitos de nós sente, neste momento
    "Como fogos de palha ardemos muito mas queimamos depressa."

    Sobre as leituras para as mães: Atraída por uma bancada de livros para criança cujos títulos se referiam à "Mãe" deu-me para folhear alguns. Cada página uma frase sobre garridas ilustrações: "A mãe está com cara de chaleira"; outra página - "A mãe tem de ir às compras"; Outra - "a mãe está cansada".
    Falei sozinha: agora percebo o motivo pelo qual as editoras acham os meus contos para crianças (de seis ou sete páginas) muito grandes para publicar. É que podem dizer alguma coisa.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Como não tenho andado pelos hipers, nem fazia ideia que tinham essas "estrondosas" promoções nos livros para mãezinhas do tipo "fadas do lar" de outrora! Como tu, acho irritante, no mínimo...

    Quando ao protesto, enfim, não me parece que os reformados possam fazer muito mais! Se não forem as FA ou alguém mais desesperado a dar um tiro na tola desta gentalha, não estou a ver quem possa intervir eficazmente, para pôr um fim a este desvario...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Somos assaltados diariamente por este bando de malfeitores e ninguém faz nada...
    Até quando, pergunto eu???

    ResponderEliminar
  4. Aumento seus desabafos, pois somos hoje muito mais técnicas em administração econômica, em valores éticos e cristãos, com 'adoçante', pois a vida não é lá esses melados novelescos que querem impingir à figura feminina que foi à luta e, muitas mantêm seus lares... doces criaturas em livrescos, por favor, nos poupem...
    Bjs e parabéns pelos seus desabafos que os faço meus também.
    Célia.

    ResponderEliminar
  5. ahahahaha agora tive que me rir..." (...) eram todos e apenas livros de receitas para fazer cozinhados, romances cor-de-rosa de escritoras ocas daquelas que produzem livros em série como quem produz latas de salsichas, além dos sempre presentes conselhos parolos do inefável Paulo Coelho? "
    ahahaah Gracinha eu também andei por lá hoje e pensei o mesmo :D

    ResponderEliminar
  6. Desde as obras no Continente só lá fui uma vez, fui à TMN, foi entrar e sair, não tenho pachorra para aquelas confusões.
    Talvez as promoções sejam daqueles que menos se vendem!
    Quanto aos sanguessugas juntaram-se aos vampiros.
    bom fim de semana Graça

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Nos meus últimos post em meu parco blog, tenho usado uma linguagem não muito correcta, mas como as coisas andam ai por Portugal e com esses governantes, não existem melhores palavras.
    Mais um roubo nos espera, e eles nada, será para dizer FDP.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. O seu texto bate com as palavras de Saramago...

    (Já me "bateram" por ter acabado com as minhas homilias)

    ResponderEliminar

  9. Uma publicidade e/ou promoções muito limitadas. : )

    ResponderEliminar
  10. concordo

    Ainda nao se esta num nivel de descontentamento que nos permita fazer uma revolucao desconfortavel

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  11. é verdade, Graça.

    mas os fulanos que estão no poder são os "macónicos" deste tempo, pelo que não há carbonária que aguente...

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Que oportuno, Graça.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. Se estamos voltando aos tempos fascistas , natural que as prenas da mãe regressem também...

    Quanto ao resto, tenho a certeza de que as pessoas irão deixar de se matar a elas e aos filhos e que alguém já sem nada para perder faça justiça por suas mãos e assassine um destes canalhas que estão a destruir o país e a vida de milhões de pessoas.

    Beijufas

    ResponderEliminar