quarta-feira, 29 de maio de 2013

(C)ratices




Hoje acordei a ouvir dizer que nunca como agora Portugal teve tantos projetos e estudos de investigação científica premiados internacionalmente.

E eu pus-me a pensar: deve ser resultado direto e imediato da aplicação do malfadado método de ensino chamado de “eduquês”, invenção – ou teria sido mesmo descoberta científica naturalmente decorrente do mais que rigoroso método experimental e depois mundialmente reconhecido e aceite? – do atual ministro (C)rato e que tanto maravilhou grande parte dos meus colegas professores elitistas (?) à época zangados com a avaliação do desempenho a que, ao contrário dos restantes funcionários públicos e privados, mostraram ser alérgicos, avessos, direi mesmo, oblíquos. Muito menos provável seria ter algo a ver com o mal-amado Programa das Novas Oportunidades que também tanto incomodou os elitistas – ou serão apenas pseudo elitistas? Ou serão mesmo só provincianos? – deste país.

E aí – não são só as palavras que são como as cerejas, os pensamentos também são! – lembrei-me de um belíssimo artigo do pedagogo Professor Manuel Rangel subordinado ao tema «A obsessãopelos exames» que termina com a seguinte reflexão/queixa: «Vai levar-nos muito tempo a refazer tudo o que o Nuno Crato está a desfazer!»
 

6 comentários:

  1. Bom, se os resultados se verificam agora, deve ter pouco a ver com Crato. A investigação é morosa, não se desenvolve assim de pé para a mão, dificilmente em dois anos de tanto disparate...

    Mesmo assim, continuo a ter sérias dúvidas em relação às Novas Oportunidades do governo anterior - se em alguns casos faziam sentido, noutros parecia mesmo facilitismo para obter um canudo da treta e "inglês ver". Mas pronto, apenas nos casos que conheci, não estando ligada ao ensino...

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  2. Se chegar a ser refeito, tenho as minhas dúvidas!

    beijinho e ua flor

    ResponderEliminar
  3. Por um lado, os resultados actuais nada têm a ver com o Crato. Só daqui a uns anos poderão ser avaliados. Por outro, não vai ser apenas o trabalho destrutivo dele que vai levar muito tempo a desfazer. É uma pecha de todo o governo!

    ResponderEliminar
  4. Que más-línguas !

    "Atão" não se está mesmo a ver que foi obra e graça do matemático Crato?! ´Tá bem, deve ter tido a ajuda de um santo qualquer, já que Nossa Senhora de Fátima estava nas negociações da sétima avaliação com a troika e S. Jorge a atender o Exª Sr Presidente da República , Professor Dr Cavaco Silva ( respeitinho é muito bonito e eu não quero ir parar à prisão...pois não tenho nada a ver com BPN e afins, já que esses é que podem andar à vontade na rua)

    Os estragos futuros ? Pois, vai ser difícil repará-los, se porventura Portugal sobreviver a esta gente que esta no Poder !

    Abraço, Graça

    ResponderEliminar
  5. Também penso assim "vai levar muito tempo a refazer o que estes Srs andam a desfazer....
    É inaceitável o que eles dizem e fazem com a desvergonha e a insensatez dos loucos...

    ResponderEliminar